segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Os vencedores do Óscar 2017

Aconteceu na noite deste domingo (26) a 89ª edição do Óscar, que ficou marcada por uma situação inusitada. Os veteranos Faye Dunaway e Warren Beatty subiram ao palco, já no final da noite, para anunciar o vencedor: La La Land - Cantando Estações. Toda a equipe estava comemorando e fazendo seus discursos quando um funcionário da Academia veio alertar que o nome do vencedor foi dito errado, e que o grande vencedor da noite na verdade era Moonlight: Sob a Luz do Luar. A gafe histórica teria sido causada por uma troca de envelopes nos bastidores e causou uma confusão como nunca antes visto na cerimônia, onde ninguém entendia o que estava acontecendo.

Mesmo tendo perdido o prêmio principal, La La Land se saiu como principal ganhador da noite com 6 prêmios, entre eles o de melhor direção para Damien Chazelle, que se tornou o mais jovem diretor premiado no Óscar, e o de melhor atriz para Emma Stone. Além do prêmio principal, Moonlight ainda ganhou mais dois: melhor ator coadjuvante para Mahershala Ali e melhor roteiro adaptado. Se destacaram ainda com dois Óscars Manchester à Beira-Mar (melhor roteiro original e melhor ator) e Até o Último Homem (melhor edição e melhor mixagem de som). Nas categorias principais ainda teve a vitória de Viola Davis como melhor atriz coadjuvante, por Um Limite Entre Nós.

O produtor de La La Land mostra para a platéia o verdadeiro vencedor do prêmio.
Na categoria de melhor filme em língua estrangeira, o grande vencedor foi O Apartamento, de Asghar Fahradi. O iraniano não compareceu à cerimônia, e sua representante fez um bonito discurso contra a medida do presidente Donald Trump para barrar a entrada de imigrantes. O vencedor em melhor animação foi Zootopia, que traz uma bonita mensagem de inclusão social e já era tida como favorita ao prêmio, e o melhor documentário foi O.J.: Made in America. Enfim, confira a lista completa abaixo:


Melhor Filme
Cena de Moonlight: Sob a Luz do Luar, eleito melhor filme do ano.

- A Chegada, de Dennis Villeneuve

- A Qualquer Custo, de David Mackenzie

- Até o Último Homem, de Mel Gibson

- Estrelas Além do Tempo, de Theodore Melfi

- La La Land - Cantando Estações, de Damien Chazelle

- Lion: Uma Jornada Para Casa, de Garth Davis

- Manchester à Beira-Mar, de Kenneth Lonergan

- Moonlight: Sob a Luz do Luar, de Barry Jenkins
- Um Limite Entre Nós, de Denzel Washington



Melhor Diretor
Damien Chazelle se tornou o diretor mais jovem a ganhar um prêmio no Óscar.

- Barry Jenkins, por Moonlight: Sob a Luz do Luar

- Damien Chazelle, por La La Land – Cantando Estações

- Dennis Villeneuve, por A Chegada

- Kenneth Lonergan, por Manchester à Beira-Mar

- Mel Gibson, por Até o Último Homem



Melhor Ator
Casey Affleck recebendo o prêmio de melhor ator por Manchester à Beira-Mar.
- Andrew Garfield, por Até o Último Homem

- Casey Affleck, por Manchester à Beira-Mar

- Denzel Washington, por Um Limite Entre Nós

- Ryan Gosling, por La La Land - Cantando Estações

- Viggo Mortensen, por Capitão Fantástico


Melhor Atriz
Emma Stone e seu Óscar de melhor atriz por La La Land - Cantando Estações.
- Emma Stone, por La La Land - Cantando Estações

- Isabelle Huppert, por Elle

- Meryl Streep, por Florence: Quem é Esta Mulher?

- Natalie Portman, por Jackie

- Ruth Negga, por Loving



Melhor Ator Coadjuvante
Mahershala Ali com sua estatueta de melhor ator coadjuvante por Moonlight: Sob a Luz do Luar.
- Dev Patel, por Lion: Uma Jornada Para Casa

- Jeff Bridges, por A Qualquer Custo

- Lucas Hedger, por Manchester à Beira-Mar

- Mahershala Ali, por Moonlight: Sob a Luz do Luar

- Michael Shannon, por Animais Noturnos



Melhor Atriz Coadjuvante
A maravilhosa Viola Davis emocionada com seu Óscar de atriz coadjuvante, por Um Limite Entre Nós.

- Michelle Williams, por Manchester à Beira-Mar

- Naomie Harris, por Moonlight: Sob a Luz do Luar

- Nicole Kidman, por Lion: Uma Jornada Para Casa

- Octavia Spencer, por Estrelas Além do Tempo

- Viola Davis, por Um Limite Entre Nós



Melhor Roteiro Original

- 20th Century Woman, de Mike Mills

- A Qualquer Custo, de Taylor Sheridan

- La La Land - Cantando Estações, de Damien Chazelle

- Manchester à Beira-Mar, de Kenneth Lonergan

- O Lagosta, de Yorgos Lathimos e Efthimis Filippou



Melhor Roteiro Adaptado

- A Chegada, de Eric Heisserer

- Um Limite Entre Nós, de August Wilson

- Estrelas Além do Tempo, de Allison Schroeder e Theodore Melfi

- Lion: Uma Jornada Para Casa, de Luke Davies
- Moonlight: Sob a Luz do Luar, de Barry Jenkins

Melhor Filme Estrangeiro
- O Apartamento, de Asghar Farhadi (Irã)
- Tanna, de Martin Butler e Bentley Dean (Austrália)
- Terra de Minas, de Martin Zandvliet (Dinamarca)
- Toni Erdmann, de Maren Aden (Alemanha)
- Um Homem Chamado Ove, de Hannes Holm (Suécia)

Melhor Animação
- A Tartaruga Vermelha
- Kubo e as Cordas Mágicas
- Minha Vida de Abobrinha
- Moana: Um Mar de Aventuras
- Zootopia

Melhor Documentário
- A 13ª Emenda, de Ava DuVernay
- Eu Não Sou Seu Negro, de Raoul Peck
- Fogo no Mar, de Giancarlo Rosi
- Life, Animated, de Roger Ross Williams
- O.J. Made in America, de Ezra Eldeman

Melhor Fotografia
- A Chegada
- La La Land - Cantando Estações
- Lion: Uma Jornada Para Casa
- Moonlight: Sob a Luz do Luar
- Silêncio

Melhor Edição
- A Chegada
- A Qualquer Custo
- Até o Último Homem
- La La Land - Cantando Estações
- Moonlight: Sob a Luz do Luar

Melhor Design de Produção
- A Chegada
- Animais Fantásticos e Onde Habitam
- Ave, César!
- La La Land - Cantando Estações
- Passageiros

Melhor Figurino
- Aliados
- Animais Fantásticos e Onde Habitam
- Florence: Quem é Esta Mulher?
- Jackie
- La La Land - Cantando Estações

Melhor Cabelo e Maquiagem
- Esquadrão Suicida
- Star Trek: Sem Fronteiras
- Um Homem Chamado Ove

Melhores Efeitos Visuais
- Doutor Estranho
- Horizonte Profundo
- Kubo e as Cordas Mágicas
- Mogli: O Menino Lobo
- Rogue One: Uma História Star Wars

Melhor Edição de Som
- A Chegada
- Até o Último Homem
- Horizonte Profundo
- La La Land - Cantando Estações
- Sully: O Herói do Rio Hudson

Melhor Mixagem de Som
- 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
- A Chegada
- Até o Último Homem
- La La Land - Cantando Estações
- Rogue One: Uma História Star Wars

Melhor Trilha Sonora
- Jackie
- La La Land - Cantando Estações
- Lion: Uma Jornada Para Casa
- Moonlight: Sob a Luz do Luar
- Passageiros

Melhor Canção Original
- Audition (The Fools who Dreams), de La La Land - Cantando Estações
- Can't Stop the Feeling, de Trolls
- City of Stars, de La La Land - Cantando Estações
- How far I'll Go, de Moana: Um Mar de Aventuras
- The Empty Chair, de Jim: The James Foley Story

Melhor Curta-Metragem
- Ennemis Intérieus
- La Femme et le TGV
- Silent Night
- Sing
- Timecode

Melhor Curta-Metragem de Animação
- Blind Vaysha
- Borrowed Time
- Pear Cider and Cigarettes
- Pearl
- Piper

Melhor Documentário em Curta-Metragem
- 41 Miles
- Extremis
- Joe's Violin
- The White Helmets
- Watani: My Homeland

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

As apostas e os favoritos para o Óscar 2017

Ocorre neste domingo, dia 26 de janeiro, a 89ª edição do Óscar, o principal prêmio do cinema mundial. Faltando 3 dias para a cerimônia, chegou a hora de fazer as apostas e indicar os meus favoritos aos prêmios principais, em um ano que para mim foi bem fraco tecnicamente em comparação com os anos passados. Enfim, confira:

Melhor Filme
Na categoria de melhor filme, é inevitável dizer que o grande favorito da vez é La La Land – Cantando Estações. O filme do diretor Damien Chazelle vem ganhando quase todos os prêmios da temporada, e não deve ser diferente no Óscar, apesar de eu achar o longa um dos mais superestimados dos últimos anos. Quem poderia desbancar o musical é Manchester à Beira-Mar, drama pesado e introspectivo dirigido por Kenneth Lonergan. Ainda correm por fora os dramas Estrelas Além do Tempo, que ganhou o prêmio principal no SAG Awards, e Moonlight: Sob a Luz do Luar, que perdeu força na reta final mas ainda surge entre os preferidos da crítica.



Quem deve ganhar: La La Land – Cantando Estações

Quem também tem boas chances: Manchester à Beira-Mar

Quem pode surpreender: Estrelas Além do Tempo e Moonlight: Sob a Luz do Luar

Meu favorito: Manchester à Beira-Mar



Melhor Diretor
Assim como na categoria principal, em melhor diretor o prêmio também deve ir para La La Land, ou no caso, Damien Chazelle, que com 32 anos pode se tornar o mais jovem diretor premiado pela Academia. E as estatísticas estão do seu lado, já que a Academia tem por costume premiar melhor filme e melhor diretor juntos, salvo poucas exceções. Outro nome forte é o de Kenneth Lonergan, por Manchester à Beira-Mar, que ganha mais força ainda caso seu filme também desbanque La La Land na categoria principal.


Quem deve ganhar: Damien Chazelle

Quem também tem boas chances: Kenneth Lonergan

Quem pode surpreender: Barry Jenkins

Meu favorito: Kenneth Lonergan



Melhor Ator

Baseando-se nas premiações que antecedem o Óscar, dois nomes são favoritos ao prêmio de melhor ator este ano: Casey Affleck, por Manchester à Beira-Mar, e Denzel Washington, por Um Limite Entre Nós. O primeiro perdeu forças após o Globo de Ouro, enquanto Washington venceu o importante prêmio do sindicato dos atores. Há quem aposte em Ryan Gosling, mas eu sinceramente acho difícil, além de não ser merecido.



Quem deve ganhar: Casey Affleck

Quem também tem boas chances: Denzel Washington

Quem pode surpreender: Ryan Gosling

Meu favorito: Denzel Washington



Melhor Atriz

O prêmio de melhor atriz está bem disputado este ano. Emma Stone é a grande favorita para ganhar seu primeiro Óscar da carreira por La La Land – Cantando Estações, mas nomes já consagrados como o de Natalie Portman e Isabelle Huppert também tem boas chances. A minha torcida particular vai para Portman, que está impecável no papel de Jackie Kennedy em Jackie.



Quem deve ganhar: Emma Stone

Quem também tem boas chances: Natalie Portman

Quem pode surpreender: Isabelle Huppert

Minha favorita: Natalie Portman



Melhor Ator Coadjuvante
 Nesta categoria há um “favoritaço”: Mahershala Ali, por Moonlight: Sob a Luz do Luar. Eu sinceramente não concordo, mas é o que a crítica e as premiações de início de temporada vem anunciando. Os jovens Lucas Hedger, de Manchester à Beira-Mar, e Dev Patel, de Lion: Uma Jornada Para Casa, podem surpreender, bem como o veterano Jeff Bridges.



Quem deve ganhar: Mahershala Ali

Quem também tem boas chances: Lucas Hedger

Quem pode surpreender: Dev Patel

Meu favorito: Dev Patel



Melhor Atriz Coadjuvante

Três atrizes negras concorrem na categoria de melhor atriz coadjuvante. Não que não mereçam, pelo contrário, mas a possibilidade de uma delas vencer é muito grande após a polêmica que envolveu a cerimônia no ano passado, onde se criticou a ausência de negros nas categorias principais. E dentre as indicadas, é impossível não citar o favoritismo de Viola Davis, por seu papel emocionante em Um Limite Entre Nós ao lado de Denzel Washington.



Quem deve ganhar: Viola Davis

Quem também tem boas chances: Michelle Williams

Quem pode surpreender: Naomie Harris

Minha favorita: Nicole Kidman



Melhor Roteiro Original

Alguns apostam em La La Land – Cantando Estações para melhor roteiro, mas sinceramente, isso seria uma afronta. O filme é legal, é nostálgico, é bonito, mas convenhamos que o roteiro é muito simplório. Não tem como compará-lo aos roteiros inteligentíssimos de Manchester à Beira-Mar, A Qualquer Custo e O Lagosta, por exemplo.



Quem deve ganhar: Manchester à Beira-Mar

Quem também tem boas chances: A Qualquer Custo
Quem pode surpreender: La La Land – Cantando Estações

Meu favorito: Manchester à Beira-Mar



Melhor Roteiro Adaptado

Essa é uma categoria bastante complicada de se apostar. Pode-se dizer que todos os concorrentes possuem chances iguais, e não há nenhum grande favorito, principalmente depois da confusão que envolveu Moonlight: Sob a Luz do Luar e A Chegada após o Globo de Ouro. Os dois venceram como roteiro original e adaptado, respectivamente, mas segundo as regras do Óscar, eles agora estão concorrendo juntos na mesma categoria, de roteiro adaptado.



Quem deve ganhar: Moonlight: Sob a Luz do Luar

Quem também tem boas chances: A Chegada

Quem pode surpreender: Estrelas Além do Tempo

Meu favorito: Estrelas Além do Tempo



Melhor Filme Estrangeiro

O favorito na categoria é o alemão Toni Erdmann, mas particularmente achei o filme muito aquém do esperado, e não gostaria de vê-lo com o prêmio. Quem pode surpreender é o iraniano O Apartamento, do veterano Asghar Farhadi, sobretudo depois da polêmica medida de Donald Trump contra estrangeiros que impediria o diretor de participar da cerimônia (isso, querendo ou não, sempre se torna relevante na hora do voto). Apesar de certa a vitória de um dos dois, o meu preferido é o pouco falado Um Homem Chamado Ove, da Suécia.



Quem deve ganhar: Toni Erdmann

Quem também tem boas chances: O Apartamento

Quem pode surpreender: Um Homem Chamado Ove

Meu favorito: Um Homem Chamado Ove



Melhor Filme de Animação

É estranho ver a categoria de melhor animação sem um filme da Pixar, mas Procurando Dory, que muitos esperavam ver indicado, não vingou. Quem deve levar o prêmio para casa é a Disney/Buena Vista por Zootopia, um filme inteligente e engraçado que traz reflexões sobre a inclusão social.



Quem deve ganhar: Zootopia

Quem também tem boas chances: Moana: Um Mar de Aventuras

Quem pode surpreender: Kubo e as Cordas Mágicas

Meu favorito: Zootopia



Melhor Documentário

Os três principais concorrentes ao prêmio de melhor documentário falam, de alguma forma, sobre o preconceito contra pessoas negras, e dentre eles, o favorito ao prêmio é A 13ª Emenda, da diretora Ava DuVernay, que monta um paralelo entre o fim da escravidão e o aumento absurdo da população carcerária nos Estados Unidos. Porém, outro nome que vem forte é o de O.J.: Made in America, que também não surpreenderia caso ganhasse.



Quem deve ganhar: A 13ª Emenda

Quem também tem boas chances: O.J.: Made in America

Quem pode surpreender: Eu Nao Sou Seu Negro

Meu favorito: A 13ª Emenda.



Melhor fotografia

A primeira categoria técnica da lista é fotografia, que muitas vezes acaba sendo ignorada mas é uma das mais importantes da premiação. La La Land – Cantando Estações é o favorito, e é a primeira categoria que eu realmente concordo que o filme mereça, já que ele é um filme todo construído a partir de seu visual e sua palheta de cores. Quem também tem uma fotografia bonita é Moonlight: Sob a Luz do Luar, que pode surpreender.



Quem deve ganhar: La La Land – Cantando Estações

Quem também tem boas chances: Moonlight: Sob a Luz do Luar

Quem pode surpreender: A Chegada

Meu favorito: La La Land – Cantando Estações



Melhor Design de Produção

Se fosse por merecimento, esta categoria iria para Animais Fantásticos e Onde Habitam, mas todos sabemos do preconceito que o Óscar tem com filmes do gênero fantástico. Por isso, o grande favorito acaba sendo A Chegada, mas há quem aposte ainda em La La Land – Cantando Estações.



Quem deve ganhar: A Chegada

Quem também tem boas chances: La La Land – Cantando Estações

Quem pode surpreender: Animais Fantásticos e Onde Habitam

Meu favorito: Animais Fantásticos e Onde Habitam



Melhor Efeitos Visuais

Essa sempre foi e sempre será a categoria mais democrática do Óscar. Afinal, é onde aparecem filmes que, na maioria das vezes, concorrem em apenas uma categoria, justamente ela. E o grande favorito desta vez é Mogli – O Menino Lobo, cuja recriação do clássico juvenil foi extremamente bem feita e nostálgica.



Quem deve ganhar: Mogli – O Menino Lobo

Quem também tem boas chances: Rogue – Uma História Star Wars

Quem pode surpreender: Kubo e as Cordas Mágicas

Meu favorito: Mogli – O Menino Lobo



Demais categorias

Melhor Montagem
Quem deve Ganhar: La La Land - Cantando Estações 
Meu favorito: Até o Último Homem

Melhor figurino
Quem deve ganhar: La La Land - Cantando Estações
Meu favorito: Florence: Quem é Esta Mulher?

Melhor cabelo e maquiagem
Quem deve ganhar: Star Trek - Sem Fronteiras
Meu favorito: Um Homem Chamado Ove 

Melhor canção original
Quem deve ganhar: City of Stars, de La La Land – Cantando Estações
Minha favorita: City of Stars, de La La Land - Cantando Estações

Melhor Edição de Som
Quem deve ganhar: Até o Último Homem
Meu favorito: Até o Último Homem

Melhor Mixagem de Som
Quem deve ganhar: A Chegada
Meu favorito: Até o Último Homem