terça-feira, 20 de junho de 2023

Crítica: A Execução (2022)


Dirigido pelo estreante Lado Kvataniya, A Execução (Kozn) se baseia fortemente na história real de caça ao serial killer Andrei Chikalito, conhecido mundialmente como o "Açougueiro de Rostov", que por muitos anos foi o assassino mais procurado da União Soviética.


Após anos de investigação, um caso de assassinatos em série finalmente parece ter chegado ao fim, com a prisão de dois irmãos gêmeos acusados pela morte de várias mulheres ao longo dos anos 1980. Quem leva todo o mérito é o investigador Issa Davydov (Niko Tavadze), que acaba ganhando até mesmo uma promoção no cargo pela façanha. Porém, quando uma vítima sobrevivente ressurge, o caso é reaberto, e fica comprovado que os dois acusados foram presos injustamente e que o assassino de verdade está à solta. De volta ao caso, Issa precisa encontrar provas para colocar atrás das grades o novo e principal suspeito (Daniil Spivakovskiy), principalmente para limpar a sua própria imagem, que ficou enfraquecida após o engano anterior.

O filme possui reviravoltas realmente impressionantes, como eu não via há muitos anos em um filme. Cheio de idas e vindas no tempo, todas muito bem contextualizadas, o roteiro vai incentivando o espectador a montar um verdadeiro quebra-cabeças, não somente a respeito da culpabilidade do assassino, como também sobre os segredos que o próprio investigador esconde do seu passado, até chegar a um final extremamente imprevisível e surpreendente.


Como disse no início, o filme é fortemente baseado na história de Chikalito, mas não se trata de uma biografia propriamente dita. Até porque neste caso, o assassino do filme (que tem inclusive outro nome) até pega "leve" com as vítimas se comparado com os relatos assustadores do assassino da vida real. Por fim, considero A Execução um dos melhores suspenses que vi nos últimos tempos, e é triste pensar que não ganhará o reconhecimento merecido por conta, principalmente, da crise na Rússia e dos boicotes ao país. Mas se tiver a oportunidade, assista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário