terça-feira, 7 de março de 2023

Crítica: A Farsa (2022)


O diretor Nicolas Bedos vem sendo uma grata surpresa no cinema francês nestes últimos anos. Gosto de Monsieur & Madame Adelman e considero Belle Époque um dos filmes mais originais e inteligentes da década, e por isso fiquei com grandes expectativas para o seu novo longa, A Farsa (Mascarade). Com um gênero inclassificável, o roteiro nos transporta para a belíssima Riviera Francesa e nos brinda com uma história de amor, desejo e vingança cheia de reviravoltas.


O filme acompanha Adrien (Pierre Niney), um ex-dançarino que agora ganha a vida como gigolô de mulheres mais velhas e ricas. Uma delas é Martha (Isabelle Adjani), uma atriz veterana de sucesso, com quem ele cria uma espécie de pacto de fidelidade e passa a viver em sua mansão de frente pro mar ganhando tudo o que deseja. Certo dia ele conhece uma bela jovem chamada Margot (Marine Vacht), e logo surge uma pulsante paixão entre eles, que passam a se relacionar de forma clandestina para que ele não perca seus luxos na casa de Martha. Os dois, no entanto, planejam um grande golpe para cima de outro personagem, o corretor de imóveis Simon (François Cluzet). Inclusive, na primeira cena do filme vemos que este mesmo Simon está em um tribunal sendo julgado por algo que ocorreu, e o filme vai pouco a pouco montando o quebra-cabeças.

As belas paisagens do sul da França contrastam fortemente com a índole dos personagens, pois não existe nenhum santo nessa história, o que deixa a sensação de que também não há vilões e mocinhos, e isso eu achei bem interessante. O ritmo demora um pouco a engrenar, e o começo do filme acaba sendo um pouco confuso, mas na medida em que as coisas vão se encaixando o roteiro também ganha força e acaba prendendo até o final. 


Gostei muito do elenco, com atuações boas e consistentes, e na parte técnica Bedos prova mais uma vez que sabe criar cenários grandiosos sem soar exagerado, como já havia feito em Belle Époque. Por fim, A Farsa é um filme que passou despercebido quando esteve nos cinemas daqui no final de 2022, mas agora com a chegada no catálogo da Amazon Prime fica aqui a minha recomendação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário