O diretor austríaco Ulrich Seidl é conhecido por incomodar as plateias de seus filmes com estórias cruas e hiper-realistas, abusando da violência física e psicológica, e das cenas de sexo explícito. E nesse seu mais novo trabalho ele não economiza em nada disso.
Segunda parte de uma trilogia que começou com Paraíso: Amor e terminará com Paraíso : Esperança, Paraíso: Fé (Paradies: Glaube) é mais uma trama do diretor que aborda o universo feminino, principalmente o das mulheres maduras que sofrem de depressão graças às suas rotinas tediosas e exasperantes.
Nesse filme acompanhamos a vida de Anna (Maria Hofstatter), uma enfermeira católica que faz parte de um grupo de religiosos fanáticos que pregam a palavra de deus, e cuja intenção é trazer a religião de volta à vida das pessoas. De férias do hospital, Anna passa a visitar os vizinhos próximos levando a tiracolo sua imagem de virgem maria, para converter todos ao catolicismo. Nessas visitas, ela encontra pessoas dispostas a ouvi-la e outras que fecham a porta na sua cara.
Assustada com a falta de fé das pessoas, Anna se pune diariamente a fim de pagar pelos pecados dos outros, seja se chicoteando, seja andando pelo ambiente de joelhos, ou até mesmo rezando o rosário incessantemente. Um dia seu marido muçulmano retorna para casa, e tenta fazer com que Anna volte aos tempos em que dividiam os prazeres na cama. Os problemas começam quando Anna não quer fazer nada, por achar que estará cometendo o pecado da luxúria (mas a noite, sozinha em seu quarto, ela se masturba usando a imagem de jesus na cruz, que segundo ela, é seu grande amor).
Não se trata de um filme fácil, tanto pelo ritmo lento (como já é costume do diretor), como pela abordagem fria e direta. É um filme que mexe com os mais sensíveis. Com a câmera fixa em um ponto enquanto a ação se desenrola em frente, Ulrich faz com que nos sintamos no mesmo cômodo que os personagens, como um espião atrás das cortinas. Por fim, a intenção do filme é válida, mas o resultado final parece ficar meio indefinido. Não recomendado para pessoas sensíveis (e religiosos de plantão).
Aonde eu poderia ver esse filme legendado ou dublado em português?
ResponderExcluirAssista ou baixe em torremt no site http://filmescult.com.br/paraiso-fe-2012/
Excluir