Ocorre nesse domingo, no Teatro Dolby em Los Angeles, a tão aguardada 86ª cerimônia do Óscar de 2014. Como todo ano, é comum fazermos nossas apostas, e eu não poderia ficar de fora. Confira abaixo a minha lista para as principais categorias da premiação.
Melhor Filme
Na categoria principal do Óscar, dois filmes são favoritos absolutos: 12 Anos de Escravidão e Gravidade. O primeiro, do diretor Steve McQueen, vem arrecadando prêmios desde o ano passado, e é quase certo que deve levar para casa mais essa estatueta. Já o filme de Cuarón corre por fora, mas ainda sonha abocanhar o prêmio, o que seria uma boa surpresa. Além dos dois, podem surpreender os dramas Ela, de Spike Jonze, e a comédia Trapaça, de David O. Russell, mas é difícil. Meu preferido, no entanto, é Clube de Compras Dallas, que deve ganhar em outras categorias mas não nessa.
Quem ganha: 12 Anos de Escravidão
Quem pode surpreender: Gravidade
Quem corre por fora: Ela e Trapaça
Meu favorito: Clube de Compras Dallas
Melhor Diretor
O grande favorito nessa categoria é Alfonso Cuarón por seu trabalho em Gravidade. Vencedor das principais prévias do Óscar, ele tem tudo para levar para casa seu primeiro Óscar da carreira. Quem também tem boas chances é Steve McQueen por 12 Anos de Escravidão e Martin Scorsese por O Lobo de Wall Street, mas ambos dificilmente tiram o troféu do mexicano.
Quem ganha: Alfonso Cuarón
Quem pode surpreender: Steve McQueen
Quem corre por fora: Martin Scorsese
Meu favorito: Martin Scorsese
Melhor Ator
A categoria de melhor ator está bem disputada e imprecisa nesse ano. Tanto Matthew McConaughey como Leonardo DiCaprio são dois fortes candidatos, e suas atuações são realmente impressionantes. Porém, é quase uma comoção mundial o fato de DiCaprio não ter ganho nenhum Óscar em tantos anos de uma brilhante carreira, e a participação dele em O Lobo de Wall Street não deve ser ignorada (assim torcemos).
Quem ganha: Leonardo DiCaprio
Quem pode surpreender: Matthew McConaughey
Quem corre por fora: Chiwetel Ejiofor
Meu Favorito: Leonardo DiCaprio
Melhor Atriz
Esse ano é de Cate Blanchett, e isso ninguém pode negar. Vencedora de todos os principais prêmios desde o ano passado, ela deve levar mais um para casa, por conta de sua atuação impressionante em Blue Jasmine, do diretor Woody Allen. Amy Adams e Mery Streep também são fortes candidatas, mas dessa vez ninguém tira o troféu das mãos de Blanchett.
Quem ganha: Cate Blanchett
Quem pode surpreender: Amy Adams
Quem corre por fora: Meryl Streep
Meu Favorito: Cate Blanchett
Melhor Ator Coadjuvante
Assim como na categoria de melhor ator, a de coadjuvante também está bem disputada. Mas o fato é que diferente da outra, aqui temos sim um favorito: Jared Leto. Na pele de um travesti infectado com o vírus HIV, ele rouba a cena nos poucos minutos em que aparece no excelente drama Clube de Compras Dallas, em sua melhor atuação da carreira. Outros fortes candidatos são Barkhad Abdi, por Capitão Phillips (que ganhou o BAFTA há duas semanas atrás), e Michael Fassbender, por 12 Anos de Escravidão.
Quem ganha: Jared Leto
Quem pode surpreender: Barkhad Abdi
Quem corre por fora: Michael Fassbender
Meu Favorito: Jared Leto
Melhor Atriz Coadjuvante
A nova queridinha de Hollywood, Jennifer Lawrence, é a grande favorita para levar mais um Óscar para casa por sua atuação em Trapaça. Porém, quem pode surpreender é Lupita Nyong'o, que fez um papel impressionante no drama 12 Anos de Escravidão, e é sem sombra de dúvidas a minha favorita.
Quem ganha: Jennifer Lawrence
Quem pode surpreender: Lupita Nyong'o
Quem corre por fora: Julia Roberts
Meu Favorito: Lupita Nyong'o
Melhor Roteiro Original
Woody Allen coleciona prêmios de melhor roteiro em sua prateleira, mas dessa vez ele deve dar lugar a outro. O roteiro de Blue Jasmine é, como de se esperar, muito bem construído, mas o grande favorito esse ano é o drama Ela, de Spike Jonze. Quem pode surpreender também é o roteiro de Trapaça, eleito por alguns críticos americanos como o melhor do ano passado.
Quem ganha: Ela
Quem pode surpreender: Trapaça
Quem corre por fora: Blue Jasmine
Meu Favorito: Clube de Compras Dallas
Melhor Roteiro Adaptado
Nessa categoria há dois favoritos: 12 Anos de Escravidão e O Lobo de Wall Street. Eu, particularmente, acredito que o vencedor deverá ser o primeiro, juntando os prêmios de melhor filme e melhor roteiro. Porém, o segundo também tem um roteiro elogiável, e pode surpreender.
Quem ganha: 12 Anos de Escravidão
Quem pode surpreender: O Lobo de Wall Street
Quem corre por fora: Philomena
Meu Favorito: O Lobo de Wall Street
Melhor Filme de Animação
Essa é uma das categorias mais fáceis de se apostar nesse ano. O franco favorito ao prêmio é Frozen - Uma Aventura Congelante, que deixa para trás (e há quilômetros de distância) qualquer um dos outros candidatos. Ainda assim, meu favorito é o francês Ernest & Celestine, que é pouco conhecido e infelizmente parece não ter nenhuma chance.
Quem ganha: Frozen - Uma Aventura Congelante
Quem pode surpreender: Vidas ao Vento
Quem corre por fora: Ernest & Celestine
Meu Favorito: Ernest & Celestine
Melhor Filme Estrangeiro
O dinamarquês A Caça me surpreendeu muito ano passado, e mesmo assistindo todos os outros, segue sendo meu favorito ao prêmio. No entanto, é notório que o grande favorito é o italiano A Grande Beleza, do Paolo Sorrentino, que levou todos os outros prêmios do ano na categoria.
Quem ganha: A Grande Beleza
Quem pode surpreender: A Caça
Quem corre por fora: Omar
Meu favorito: A Caça
Melhor Documentário de Longa Metragem
O grande favorito ao prêmio é O Ato de Matar, do diretor Joshua Oppenheimer. O documentário apresenta o dia-dia do grupo criminoso que comanda a Indonésia, que é chamado para reconstituir em frente às câmeras todas as atrocidades cometidas em três décadas do regime.
Quem ganha: O Ato de Matar
Quem pode surpreender: Guerras Sujas
Quem corre por fora: The Square
Meu Favorito: O Ato de Matar
Melhor Trilha Sonora
Todos os filmes concorrentes ao Óscar costumam ter trilhas bem trabalhadas, o que dificulta a escolha do melhor. Porém, a que mais me chamou a atenção foi a do longa Ela. Sua música tranquila, no estilo Indie, foi um dos pontos que mais gostei no filme. Porém, o grande favorito é Gravidade.
Quem ganha: Gravidade
Quem pode surpreender: Ela
Quem corre por fora: A Menina que Roubava Livros
Meu Favorito: Ela
Melhor Direção de Arte
Por conta das imagens recriadas do imenso espaço, que nos possibilita ter uma visão realista da terra fora de órbita, Gravidade é o grande favorito nas categorias técnicas, e nessa não é diferente. No entanto, essa é uma categoria muito subjetiva, e Ela e Trapaça podem surpreender.
Quem ganha: Gravidade
Quem pode surpreender: Ela e Trapaça
Quem corre por fora: O Grande Gatsby
Meu Favorito: Gravidade
Melhor Fotografia
Esse é mais um prêmio subjetivo, mas a estatueta provavelmente irá para as mãos de Gravidade. Quem também tem boas chances é Nebraska, filmado em preto e branco, e O Grande Mestre, de Hong Kong.
Quem ganha: Gravidade
Quem pode surpreender: Nebraska
Quem corre por fora: O Grande Mestre
Meu Favorito: Gravidade
Melhor Maquiagem
Confesso que seria muito engraçado ouvir o apresentador anunciar Vovô sem Vergonha como vencedor do Óscar de melhor maquiagem. Pois sim, o novo filme dos pirados do Jackass está concorrendo, junto com outra surpresa: O Cavaleiro Solitário (o filme com mais indicações no Framboesa de Ouro). Por conta disso, fica fácil dizer que quem ganha é Clube de Compras Dallas.
Quem ganha: Clube de Compras Dallas
Quem pode surpreender: ninguém
Quem corre por fora: ninguém
Meu Favorito: Clube de Compras Dallas
Melhor Figurino
Esse prêmio técnico deve ir parar nas mãos de Trapaça, por sua ambientação dos anos 70, apesar de O Grande Gatsby também ser um forte candidato. Quem também pode surpreender é 12 Anos de Escravidão, mas é pouco provável.
Quem ganha: Trapaça
Quem pode surpreender: O Grande Gatsby
Quem corre por fora: 12 Anos de Escravidão
Meu Favorito: Trapaça
Melhores Efeitos Especiais
Está aí a categoria mais democrática do Óscar, a de efeitos especiais. Ela reuni filmes que possuem várias indicações com filmes que ninguém pensaria ver no Óscar. No entanto, quem deve ganhar o prêmio? Sim, ele mesmo, Gravidade.
Quem ganha: Gravidade
Quem pode surpreender: O Hobbit: A Desolação de Smaug
Quem corre por fora: Homem de Ferro 3
Meu Favorito: Gravidade
Outras categorias: Melhor Edição (Gravidade), Melhor Canção Original (Ordinary People, de Mandela), Melhor Edição de Som (Gravidade), Melhor Mixagem de Som (Capitão Phillips), Melhor Documentário de Curta-Metragem (The Lady in Number 6: Musci Saved My Life), Curta-Metragem (Aquel No Era Yo), Curta-Metragem de Animação (Mr. Hublot).
Nenhum comentário:
Postar um comentário