Seja aos vinte anos,
seja aos trinta, o fato é que nós nunca estamos 100% certos sobre nossas
escolhas e o nosso futuro. A vida vai passando e a gente vai tentando
fazer o nosso melhor, ainda que tenhamos que trabalhar em empregos ruins
ou manter relacionamentos superficiais para suprir a carência. E é um
pouco sobre isso que fala Bem-vindos a Bordo (Rien à Foutre), dos
diretores estreantes Emmanuel Marre e Julie Lecoustre.
O enredo
acompanha Cassandre (Adèle Exarchopoulos), uma mulher na altura dos 26
anos que acaba de perder a mãe em um acidente de carro, e luta para
seguir firme na carreira de aeromoça em uma companhia aérea espanhola.
Apesar de viver viajando e conhecendo novos lugares, a vida de Cassandre
acaba sendo bem monótona, sem contar que ela não consegue criar laços
com ninguém, já que não tem tempo para isso e nem um lugar fixo. Seu
único escape da realidade são as breves noitadas com colegas de trabalho
e encontros rápidos com homens que conhece em aplicativos de
relacionamento.
Além de mostrar a rotina cansativa das aeromoças,
o filme também critica as exigências absurdas que algumas companhias
aéreas possuem com suas funcionárias, principalmente em relação a
aparência das mulheres. São regras bastante invasivas, como imposição de
depilação em dia ou boa forma, além de terem que aprender a manter um
sorriso forçado no rosto a todo instante para os passageiros. Isso fica
ainda mais evidente quando Cassandre tenta uma vaga na Emirates, que a
princípio é o sonho de todos os seus colegas, e precisa passar por um
entrevista bem constrangedora.
O filme, no entanto, beira muitas vezes ao amadorismo, principalmente na parte técnica. Alguns movimentos de câmera são tenebrosos, e dá até mesmo a impressão de estarmos vendo uma gravação de celular. Inclusive, a cena final é uma das coisas mais sem sentido que assisti este ano no cinema, o que me deixou bem frustrado. Ainda assim, mesmo com estes defeitos, Bem-Vindos a Bordo ainda vale a pena pela boa atuação da Adèle Exarchopoulos e pelo bom desenvolvimento da sua personagem.
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