quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Crítica: Tótem (2023)


Representante do México no próximo Óscar de melhor filme internacional, Tótem, da diretora Lila Avilés, apresenta um realismo social bastante intimista sob o olhar de uma criança, que vê sua família enfrentar problemas que ela ainda não tem idade para compreender, mas cujas consequências a tocam de maneira implacável.


O filme se passa no decorrer de um dia, onde a família de Sol (Naíma Sentíes), uma menina de sete anos, está organizando uma festa surpresa de aniversário para o pai dela, Tona (Mateo García Elizondo). Preso a uma cama por conta de um câncer, Tona não vê motivos para comemoração, mas a família insiste em fazer com que a data não passe batida, até porque, inevitavelmente, pode ser a última vez. Por isso mesmo, a casa se enche de familiares que não se encontravam há muito tempo, e todos parecem empenhados em fazer a noite ser especial.

No meio deste caos, a menina Sol está tentando entender melhor o que está acontecendo. Ela não sabe da enfermidade do pai, mas sente que tem algo estranho rolando no ar, já que ela não consegue vê-lo nunca. Todas as vezes que tenta se aproximar dele, alguém a segura dizendo que o pai está ocupado, e fica nítido que ele está tentando poupar a menina de vê-lo no estado em que está. Cheia de dúvidas, ela chega a perguntar para o "google" se o pai está morrendo, em busca das respostas que ninguém quer lhe dar.


Com uma câmera onipresente, acompanhamos cada centímetro desta pequena casa, bem como a reação de cada um nesta confraternização. E é justamente neste ponto que a qualidade do elenco se faz importante, pois todos estão muito bem nesta complexa teia de relações, inclusive as crianças, como a própria Naíma Sentíes que exala carisma mas também seriedade quando necessário. Apesar de possuir alguns momentos engraçados, a questão principal nunca é deixada de lado, e o sentimento conflitante de todos os presentes em relação a doença de Tona, e a forma como tentam fingir que está tudo normal, permeia durante todo o filme.

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