Ao longo dos seus 85 anos, o Oscar sempre foi sinônimo de glamour e organização, mas a cerimônia também já foi palco de inúmeros fatos curiosos e imprevisíveis, que deixaram aflitos os organizadores e produtores do maior evento da arte no mundo. Abaixo, uma lista com os 10 momentos mais constrangedores de premiação, em ordem cronológica:
1 - No Oscar de 1943, Humphrey Bogart era o grande favorito à estatueta de melhor ator por seu papel em Casablanca, e foi receber o prêmio segundos antes de anunciarem o verdadeiro vencedor: Paul Lukas. Percebendo o erro, Bogart parou em pé e começou a aplaudir, mesmo com todos os outros convidados sentados em suas cadeiras.
2 - Um dos momentos mais engraçados do Oscar ocorreu na edição de 1952. Shelley Winters, que disputava o prêmio de melhor atriz por Um Lugar ao Sol, levantou e correu ao palco antes do apresentador anunciar a vencedora. Ao perceber que a premiada foi Vivien Leigh, por Uma Rua Chamada Pecado, o marido de Shelley tentou evitar um constrangimento maior e puxou o vestido da mulher de uma vez. Os dois acabaram caindo no chão.
3 - A atriz Rita Hayworth, conhecida mundialmente apesar de nunca ter ganho uma estatueta, se viu em apuros na edição de 1964. Ao apresentar o Oscar de melhor diretor, ela não conseguiu ler as pequenas letras do envelope e acabou chamando o diretor Tony Richardson de Dony.
4 - Goldie Hawn mostrou-se "chocada" ao ler no envelope que George C. Scott era o premiado de 1970 como melhor ator, e soltou um sonoro "Meu Deus" no microfone. Scott havia recusado ir à cerimônia dias antes e pediu para sair da lista dos indicados.
5 - Em 1973, uma mulher chamada Sacheen Littlefeather, usando trajes indígenas, subiu ao palco em nome de Marlon Brando para rejeitar o Oscar de melhor ator por seu papel em "O Poderoso Chefão". O ato foi uma forma de protesto contra o jeito que os filmes de Hollywood retratavam os povos indígenas dos Estados Unidos.
6 - Em 1974, a atriz Elizabeth Taylor caiu na gargalhada quando um homem invadiu o palco sem roupas, aloprando a cerimônia.
7 - Meryl Streep deixou cair no chão o discurso que preparou para agradecer o Oscar de melhor atriz por A Escolha de Sofia, em 1982, e teve de improvisar.
8 - Em 1983, Zibnigiew Rybczynski, ganhador do Oscar de melhor animação por "Tango, deixou o auditório para fumar um cigarro do lado de fora e na volta foi barrado pelos seguranças. Por ter pouco domínio da língua inglesa, não conseguiu argumentar que era um dos convidados, e acabou algemado e preso, passando a noite atrás das grades.
9 - Em 1999, o ator Italiano Roberto Benigni passou por cima das poltronas e dos convidados para receber o seu prêmio de melhor ator por "A Vida é Bela"
10 - Adrien Brody, ao receber o Oscar de melhor ator por O Pianista em 2003, beijou a atriz Hally Berry na boca no momento em que recebeu a estatueta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário