Esse ano, apesar de os críticos apontarem alguns favoritos, o fato é que a disputa está bastante imprevisível em praticamente todas as categorias, incluindo a de melhor filme.
Abaixo, comentarei as principais categorias, apontando quem tem mais chances e quem de fato é o meu escolhido.
MELHOR FILME:
Na categoria de melhor filme, tenho 3 favoritos: Os Miseráveis, Django Livre e Argo; mas o grande favorito é Argo, do Ben Aflleck. O filme, que tem um forte apelo político, possui todos os requisitos de um filme ganhador do Oscar, além de já ter a bagagem de ter vencido todos os outros principais prêmios entregues esse ano.
MELHOR DIRETOR:
Na categoria de melhor diretor, meu favorito ao prêmio é o Austríaco Michael Haneke, que dirigiu o tocante Amour, mas sinceramente, não acredito que a academia seria capaz de dar o prêmio a ele. Apesar de Lincoln não ser o melhor filme do ano, é inegável a excelência de Steven Spielberg na direção, e ele é quem deve levar para casa essa que será sua terceira estatueta de melhor diretor da carreira. Ang Lee, por As Aventuras de Pi, é o único que tem alguma chance de "roubar" o Oscar de Spielberg.
MELHOR ATOR:
Talvez seja a categoria mais previsível do Oscar desse ano. Merecidamente, o prêmio deve ir parar nas mãos de Daniel Day-Lewis por sua atuação em Lincoln, o que será seu terceiro Oscar da carreira, transformando-o no ator mais vitorioso da história da premiação. Correndo por fora, o único que pode surpreender e tirar a estatueta de Day-Lewis é Hugh Jackman por Os Miseráveis.
MELHOR ATRIZ:
Na categoria de melhor atriz, a disputa é um pouco mais acirrada. Talvez a única que não tenha chances, e que na minha opinião não merecia nem sequer a indicação, é Naomi Watts. De resto, até a menininha de Indomável Sonhadora, Quvenzané Wallis, é uma forte candidata. Mas minha aposta, de fato, fica com Jennifer Lawrence, que deve levar o prêmio por O Lado Bom da Vida, depois de ter carregado o filme inteiro nas costas.
MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Apesar de estar concorrendo contra um forte Philip Seymour Hoffman, que brilhou no filme O Mestre, meu grande favorito e minha aposta na categoria de ator coadjuvante é Christoph Waltz, indiscutivelmente o melhor ator da atualidade. Sua atuação em Django Livre, de Quentin Tarantino, é, no mínimo, de se aplaudir em pé.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Com uma das melhores atuações que eu tive a oportunidade de ver nos últimos tempos, será uma das maiores injustiça da história da academia se Anne Hathaway não levar a estatueta para casa esse ano. A única que, talvez, tenha chances de superar Hathaway é a excelente Amy Adams, por seu papel em O Mestre.
MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA:
Talvez por ter sido mais "badalado" e divulgado, e ser o único a estar concorrendo também como melhor filme no geral, o austríaco Amour de Michael Haneke seja o grande favorito da categoria. Mas é uma das categorias mais difíceis, sem dúvida, pois todos os 5 concorrentes são brilhantes e mereceram suas indicações.
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO:
No mundo da animação, os estúdios Pixar continuam sendo imbatíveis, e seu mais novo sucesso é com méritos o grande favorito ao prêmio. Frankenweenie e Detona Ralph correm por fora, mas não devem atrapalhar a vitória quase certa de Valente.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL:
Sou suspeito nessa categoria, por ser um grande fã da arte de Quentin Tarantino. Mas deixando para lá o lado de fã, e falando tecnicamente, Tarantino realmente merece mais uma vez o Oscar na categoria de melhor roteiro (ele já levou o mesmo prêmio por Pulp Fiction em 1995). Seu roteiro de Django Livre é inteligente e um dos mais bem construídos dos últimos tempos. Mark Boal, de A Hora Mais Escura, é o único concorrente que pode tirar o troféu das mãos de Tarantino.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO:
Chris Terrio por Argo, Tony Kushner por Lincoln e David O. Russell por O Lado Bom da Vida são os favoritos a levar o prêmio de roteiro adaptado, mais uma categoria bastante imprevisível esse ano. Minha aposta, porém, é Chris Terrio, por seu brilhante trabalho em Argo. Resta esperar para ver se a preferência da academia combina com a minha.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE:
O trabalho de direção de arte feito em Os Miseráveis merece todo o reconhecimento e consequentemente o prêmio desse ano, por ter nos feito reviver lindamente uma Paris do século 19, sem pecar em nada no visual. Lincoln e As Aventuras de Pi correm por fora e também são fortes candidatos.
MELHOR FOTOGRAFIA:
No quesito fotografia, apesar de eu não ter gostado do filme, é inegável a qualidade de imagem que Ang Lee nos traz em As Aventuras de Pi. Apesar de muita coisa ter sido feita através de computador, as imagens em alto mar, as belas paisagens, e o posicionamento da câmera fazem com que esse seja o grande favorito ao prêmio.
MELHOR FIGURINO:
Mais um prêmio técnico que na minha opinião merece ir para Os Miseráveis. O filme, como já disse anteriormente, é impecável tecnicamente, e o figurino não deixa nem um pouco a desejar. Anna Karenina pode surpreender.
MELHOR MAQUIAGEM:
Novamente coloco Os Miseráveis como grande favorito em um quesito técnico, dessa vez em maquiagem. O Hobbit até pode surpreender, mas não seria merecido.
MELHORES EFEITOS VISUAIS:
Assim como Os Miseráveis, As Aventuras de Pi também é um filme impecável tecnicamente, e deve ser o grande vencedor do prêmio de efeitos visuais. O Hobbit corre por fora, apesar de seus efeitos serem pouco convincentes.
MELHOR EDIÇÃO:
O prêmio de melhor edição deve ir esse ano, merecidamente, para Argo. No filme, tudo parece trabalhar de forma conjunta, sem problemas de narrativa nem no visual. Lincoln e A Hora Mais Escura são fortes candidatos, mas acho que não devem passar de meros indicados.
MELHOR DOCUMENTÁRIO:
O grande favorito a ganhar o prêmio de melhor documentário esse ano é a parceria franco-paquistanesa Searching Sugar Man, do diretor Malik Bendjelloul, que conta a história de Sixto Rodrigues, cantor Sul-Africano que viveu durante a época do Apartheid.
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO:
O prêmio deverá ir para Paperman, de John Kahrs, apesar de meu preferido ser Head Over Heels.
MELHOR EDIÇÃO DE SOM:
Prêmio que deve ir parar nas mãos de As Aventuras de Pi. Correndo por fora, tem Argo e A Hora Mais Escura, mas o filme de Ang Lee deve levantar mais essa estatueta.
MELHOR MIXAGEM DE SOM:
Não só por se tratar de um musical, mas Os Miseráveis é o grande favorito do prêmio de mixagem de som. O filme Argo corre por fora, e talvez seja o único que pode tirar o prêmio do filme de Tom Hooper.
MELHOR TRILHA SONORA:
No quesito de melhor trilha sonora, o prêmio deve ficar com Mychael Danna, por As Aventuras de Pi. A trilha sonora do filme não é impressionante, mas dos concorrentes, certamente é o melhor.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:
O troféu deve ir para a cantora Adele, por sua música "Skyfall", trilha do filme 007 - Operação Skyfall.
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