terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Crítica: História de um Casamento (2019)


Sete anos depois do sucesso de Frances Ha, Noah Baumbach volta a trazer uma proposta de explorar o que há de mais íntimo em seus personagens, conseguindo mais uma vez nos aproximar de cada um deles de uma forma extremamente humana. História de um Casamento (Marriage Story), produzido pela Netflix, utiliza como pano de fundo um divórcio para versar sobre o amor, e apesar disto soar um pouco estranho, o resultado final ficou realmente impressionante.



O enredo conta a história de Charlie (Adam Driver) e Nicole (Scarlett Johansson), um diretor de teatro e uma atriz, respectivamente, que estão iniciando o processo de divórcio e disputam, além de bens materiais, a guarda do filho pequeno. Na primeira cena do filme, os dois aparecem escrevendo uma carta onde descrevem as qualidades que mais gostam um no outro. Esse argumento serve para criarmos uma certa empatia pelo casal, e até mesmo para torcermos que eles fiquem bem e juntos, antes que comecem a vir a tona os motivos reais da separação. É também o único momento do filme onde são mostrados flashbacks desta relação, a partir de então o enredo se torna linear e vamos apenas acompanhando o decorrer dessa separação com a maior naturalidade.

Ainda sobre a cena das cartas, achei uma artimanha muito interessante do diretor para mostrar como que, mesmo num fim, é importante perceber o que teve de belo. "Vou amá-lo para sempre, mesmo que não faça mais sentido" diz Nicole. É a prova máxima que uma separação não significa necessariamente o fim de um sentimento, mas uma transformação. É engraçado perceber também como as qualidades descritas nas cartas, de ambos os personagens, vão sendo dissecadas cena após cena, de modo bem sutil, mostrando apenas o cotidiano de cada um.



Noah também nos mostra como as coisas podem fugir do controle mesmo que não seja a intenção de ambas as partes. Eles só queriam fazer o processo, que já é doloroso por si só, ser menos insuportável, mas a entrada dos advogados na história vai tornando isso cada vez mais difícil. Aliás, muito boas as participações de Ray Liotta e Laura Dern, nos papéis dos advogados, possivelmente indicados em categorias coadjuvantes nas premiações.

O diretor evita o uso de cortes nas cenas, dando à elas um realismo muito maior, e isso é também um grande mérito dos atores envolvidos. Scarlett Johansson e Adam Driver possivelmente tem aqui as melhores atuações de suas carreiras até o momento. Há uma cena em específico em que é possível ver os personagens em seus limites, botando para fora toda a angústia que seguravam dentro de si por muito tempo, e só por ela já valeria vê-los indicados aos Óscar do ano que vem.


História de Casamento é um filme feito nos detalhes, cheio de nuances, e bastante minimalista nos trejeitos e atitudes dos seus personagens. Uma abordagem diferente do amor e do respeito entre dois seres humanos, com seus defeitos e qualidades, que viram a parceria existente entre eles se esvaindo pelos dedos com o passar do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário