Hoje, 20 de junho, o diretor e roteirista Robert Rodriguez está completando 45 anos de idade. Conhecido por seus filmes sanguinários, que beiram ao trash, Rodriguez ganhou fama ao fazer parcerias de sucesso com o diretor Quentin Tarantino. Muito criticado por usar abusivamente de violência e sensualidade, o diretor também é conhecido por alguns filmes infantis, entre eles a saga Pequenos Espiões. Em homenagem à data, listei aqui aqueles que para mim são os 5 melhores filmes da carreira do diretor:
1 - Sin City - A Cidade do Pecado (2005)
Baseado nas histórias em quadrinhos de mesmo nome, Sin City - A Cidade do Pecado (Sin City) foi lançado em 2005 e teve colaboração de outros diretores, incluindo Quentin Tarantino. O longa-metragem passeia por 4 dessas histórias, e traz um epílogo escrito exclusivamente para o filme, pelo próprio Rodriguez. Aliando o uso de câmeras de alta definição com recursos gráficos impecáveis, o filme é quase inteiramente digital e suas imagens remetem perfeitamente ao mundo das HQ's. O grande toque fica por conta da cor preto-e-branco e o uso de cores em certos objetos da cena, como olhos, lábios, e roupas.
2 - Um Drink no Inferno (1996)
Com roteiro escrito por Quentin Tarantino, e um elenco que conta com George Clooney, Harvey Keitel e Juliette Lewis, o filme pode ser considerado o primeiro grande sucesso do diretor. Um Drink no Inferno (From Dusk Till Dawn) conta a história de dois irmãos assassinos, Seth e Richie, que tentam chegar ao México a todo custo. No meio do caminho, sequestram um pastor e seus dois filhos. Ao atravessarem a fronteira, porém, eles acaba parando em um estranho bar de motoqueiros... (não leia a partir daqui se não quiser saber de Spoilers) onde sexys dançarinas acabam se transformando em vampiras sanguinárias. Sim, o enredo é assim mesmo, sem pé nem cabeça. Uma ode aos filmes trash, é um filme imperdível.
3 - Planeta Terror (2007)
Em uma cidade isolada do Texas, uma unidade militar liderada pelo Tenente Muldoon (Bruce Willis) tenta comprar um gás chamado "DC2" de um engenheiro químico chamado Abby (Naveen Andrews). Ao saber que o engenheiro tem uma dose extra e que não pretende vender, Muldoon inicia um tiroteiro, e Abby acidentalmente abre um dos contâiners fazendo esse gás espalhar-se pelo ar, transformando os habitantes da cidade em criaturas deformadas, sedentas por sangue. Paralelamente, acompanhamos a história da dançarina de boate Cherry Darling (Rose McGowan). Cherry é atacada por infectados, que arrancam a sua perna, mas não a infectam. Internada em um hospital, Cherry tem se juntar a um grupo de "sadios" para fugir e ir para um último reduto humano onde não há infectados, depois do local ser invadido.
4 - Machete (2010)
Machete (Machete) gira em torno de Machete Cortez (Danny Trejo), um ex-agente federal mexicano. Em uma missão no México para resgatar uma garota sequestrada, Machete é traído por seu chefe corrupto que trabalha para um poderoso traficante de drogas, Rogelio Torrez (Steven Seagal), que mata sua esposa e filha. Três anos depois, Machete, que agora trabalha como operário, aceita uma oferta do empresário Michael Booth (Jeff Fahey) para matar o Senador John McLaughin (Robert DeNiro), que quer expulsar todos os imigrantes ilegais do México. A partir de então, Machete parte em busca de vingança, ajudado por Sartana Rivera (Jessica Alba), uma agente do Departamento de Imigração dividida entre o que dita a lei e o que manda seu coração; Luz (Michelle Rodriguez), uma vendedora de tacos com mãos rápidas e um coração revolucionário; Padre (Cheech Marin), seu irmão, um padre que é bom com bênçãos, mas melhor com armas; e April Booth (Lindsay Lohan), a filha de Booth e uma socialite viciada em adrenalina e com um gosto por armas de fogo.
5 - El Mariachi (1995)
Primeiro longa-metragem da carreira de Rodriguez, El Mariachi (El Mariachi) conta a história de um músico mexicano que viaja de cidade em cidade a procura de um trabalho como Mariachi. Seus problemas começam quando ele é confundido com um assassino procurado, que carrega uma capa de violão cheia de armas. É considerado o filme mais barato já distribuído por uma produtora norte-americana, pois custou apenas US$ 7.725 para ser concluído. Para realizar cenas com a câmera se movendo Robert Rodriguez usou uma cadeira de rodas quebrada, que conseguiu em um hospital. A maioria das armas exibidas no filme eram na verdade pistolas d'água. A exceção ficava por conta das usadas pelos policiais, que eram verdadeiras e foram emprestadas pela delegacia local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário