Hoje o mundo acordou de luto. Um dos grandes nomes do século 20, o sul-africano Nelson Mandela, nos deixou aos 95 anos de idade. Um grande homem, um grande ser-humano, Mandela é um dos últimos líderes políticos que carregavam consigo um espírito de humanidade. A história de vida dele se confunde com a triste e violenta história de segregação racial na África do Sul, o que o tornou um símbolo na luta pela liberdade e pela igualdade de raças.
Sua história já foi contada inúmeras vezes no cinema, seja através de filmes, seja através de documentários. O mais famoso deles foi Invictus, do diretor Clint Eastwood, que chegou a concorrer ao Óscar em 2010. Atualmente, vem sendo produzido na Inglaterra o filme Mandela: Longo Caminho para a Liberdade , que pretende ser a sua cinebiografia definitiva.
Para homenageá-lo, trago abaixo uma lista com os 5 melhores filmes que abordam sua sua vida particular e principalmente seu ativismo político. Confira.
1- Mandela e De Klerk (1997)
Na década de 60, sob o regime do Apartheid, Nelson Mandela (Sidney Poitier) e outros políticos foram presos e condenados à prisão perpétua. Quase 30 anos depois, quando F. W. De Klerk (Michael Caine) é eleito presidente, Mandela é libertado, e uma série de reformas acabam de vez com o Apartheid. Juntos, os dois recebem o prêmio nobel da paz, por terem criado a transição para uma democracia não racial.
2- Invictus (2009)
Logo após ser eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência de que a África do Sul ainda continuava sendo um país racista, depois de anos convivendo com o regime do Apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela usasse o esporte como forma de unir a população.
3- Mandela (1987)
Nesse filme, onde Mandela é interpretado por Danny Glover, acompanhamos toda a trajetória do líder político, desde sua prisão, onde permaneceu 30 anos, até sua libertação com o apoio do presidente vigente na época, F. W. De Klerk. Depois ele ainda se tornaria o primeiro presidente negro da história do país, tornando-se um exemplo na luta pela igualdade.
4- Mandela: A Luta Pela Liberdade (2007)
James Gregory (Joseph Fiennes) é um guarda penitenciário sul-africano que enxerga os negros como inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia sobre o Apartheid nos anos 60. Mais do que carcereiro, ele atua como espião do governo na prisão onde Mandela é enviado, e a convivência com o líder político acaba gerando um forte laço de amizade entre eles, que o transforma em um defensor dos direitos dos negros no país.
5- Mandela: Filho da África, Pai de uma Nação (1996)
Único documentário da lista, é considerado o melhor do gênero sobre a vida de Mandela, e aborda toda sua vida incluindo a adolescência, contando com entrevistas marcantes com o líder ativista. O documentário chegou a ser indicado ao Óscar de 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário