Marcando a estreia de Fran Kranz na direção de um
longa-metragem, Mass é um filme poderoso e profundamente realista, que
fala sobre situações trágicas que mudam para sempre a vida das pessoas,
principalmente as que são indiretamente envolvidas. Com um forte
apelo teatral, o roteiro do filme se passa quase inteiramente dentro de
um único cenário, e acompanha dois casais que se encontram, nos fundos
de uma igreja, para uma secreta reunião. Aliás, o começo do filme é
conduzido de forma brilhante, e cria um clima de suspense muito
interessante sobre o que será a pauta deste encontro, que parece estar
sendo tratado com muito cuidado e em segredo.
Após os
preparativos do local, Linda (Ann Dowd), Richard (Reed Birney), Gail
(Martha Plimpton) e Jay (Jason Isaacs) se reúnem diante de uma mesa. Os
cumprimentos cordiais logo dão lugar a uma discussão acalorada e intensa
sobre uma tragédia que envolveu os filhos dos dois casais há alguns
anos atrás. As feridas do acontecimento ainda estão abertas, e o
encontro é, acima de tudo, uma tentativa de resolver pendências,
sobretudo as emocionais.
Não entrarei em mais detalhes, pois
acredito que a experiência de assistir o filme sem saber do que se trata
deixa ele ainda melhor, mas gostei muito da forma como o diretor vai
revelando a história de maneira lenta e gradual, construindo muito bem
os personagens e suas trajetórias. Como é de se esperar em um filme com
essas características, a potência do filme está toda nos seus diálogos,
e obviamente em suas atuações. Todos os quatro estão incríveis nos seus
papéis, mas destaco principalmente a atriz Ann Dowd, que eu conhecia
apenas da série The Handmaid's Tale e que para mim merece estar nas
listas de indicações em todas as premiações deste ano.
A falta de trilha sonora evidencia o silêncio e o vazio das perdas de cada um dos envolvidos, e para mim fez toda a diferença para que eu pudesse me sentir ainda mais como um espectador presente naquela sala. Por fim, Mass é um filme simples em sua proposta, mas tão poderoso que fica na cabeça por muito tempo após seu final.
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