sábado, 19 de agosto de 2017

Crítica: Onde Está Segunda? (2017)


A trama de Onde Está Segunda?, mais um filme original da Netflix, é ambientada em um futuro não muito distante, mais precisamente na década de 2070, onde o mundo sofre com o aumento cada vez mais expressivo da população mundial. Desta forma, a bióloga Nicolette Cayman (Glenn Close), através do Departamento de Alocação de Crianças, cria uma medida drástica para evitar um possível colapso: a limitação de apenas um filho por casal. Desta forma, toda criança que vier após a primeira deverá ser mandada a instituição chefiada por Cayman, para que seja, na teoria, congelada para um futuro incerto.



Neste cenário, o filme inicia com uma mãe dando a luz à sete gêmeas. Ela acaba não resistindo ao parto, e para defender as crianças recém-nascidas, o avô (Willem Defoe) resolve levá-las para casa e criar elas escondidas do mundo. Os anos passam, e as meninas começam a se sentir sufocadas de viver a vida toda entre quatro paredes, e como alternativa, o avô cria um sistema para que elas assumam a identidade de apenas uma e que passem a sair de casa intercalando os dias.

Nomeadas com os nomes dos dias da semana, cada uma delas só pode sair de casa no dia de seu nome, sempre vestidas da mesma forma e com os mesmos hábitos uma da outra. Além disso, toda noite devem fazer um encontro para contar tudo que ocorreu no dia e evitar inconsistências em caso de serem interrogadas por algum motivo.



Décadas se passaram, e já adultas, as irmãs continuam o mesmo ritual diariamente até que uma delas, a segunda-feira, some sem deixar vestígios. A partir deste acontecimento, a vida das irmãs vira de ponta cabeça, já que o segredo parece ter sido descoberto e a vida delas corre um grande perigo.

O enredo é bastante interessante e empolgante. As duas horas te prendem, e muito disso se deve a atuação da sueca Noomi Rapace, que já havia conquistado o mundo na trilogia "Millennium" e volta a encantar desta vez ao conseguir fazer as sete personagens com competência. Apesar de alguns deslizes narrativos, Onde Está Segunda? chama a atenção por trazer novamente à tona o tema da superlotação da terra. É óbvio que a solução vista no filme não é o caminho, mas há de se pensar em alguma alternativa antes que realmente seja tarde demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário