quinta-feira, 25 de outubro de 2018

12 filmes que poderão estar no Óscar 2019

Estamos nos aproximando do fim de mais um ano, e as especulações para o Óscar 2019 estão a mil. Como todos os principais festivais do mundo já foram realizados em 2017, é possível fazer uma prévia dos nomes que mais chamaram a atenção e podem estar concorrendo na premiação máxima do cinema no dia 24 de fevereiro. Confira a lista:


Roma (Alfonso Cuarón)

Depois de vencer o Leão de Ouro de 2018 em Berlim, e ser ovacionado no mesmo festival, Roma vem forte para ser um dos principais candidatos ao Óscar 2019 de melhor filme. O longa é dirigido por Alfonso Cuarón, vencedor do Óscar de melhor direção em 2014 por Gravidade, e isso já o credencia muito na disputa. A trama, filmada em preto e branco, aborda a vida de uma empregada doméstica que vive na capital italiana e precisa lutar diariamente para ter um espaço na hierarquia social.

O Primeiro Homem (Damien Chazelle)

Depois de surpreender com seu filme de estreia, Whiplash: Em Busca da Perfeição, e de conquistar Hollywood com o aclamado La La Land: Cantando Estações, Damien Chazelle tem grandes chances de retornar ao Óscar com seu mais novo trabalho, O Primeiro Homem. A cinebiografia de Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na lua, traz novamente a parceria do diretor com Ryan Gosling e recebeu muitos aplausos no Festival de Veneza.

If Beale Street Could Talk (Barry Jenkins)

Outro jovem diretor que surge como uma boa alternativa nessa edição do Óscar é Barry Jenkins. Depois de ter feito história em 2016 com Moonlight: Sob a Luz do Luar, ele deve voltar à premiação com If Beale Street Could Talk, que adapta um romance de mesmo nome escrito por James Baldwin. O filme promete novamente cutucar a sociedade americana sobre o tema do preconceito racial.

Nasce Uma Estrela (Bradley Cooper)

Estreia de Bradley Cooper na direção, Nasce Uma Estrela vem lotando as salas de cinema mundo à fora, inclusive no Brasil, e isso se dá muito pelo fato da cantora Lady Gaga ser a protagonista do filme. Mas ele vai muito além disso, e a prova de sua qualidade foram os aclamados elogios recebidos nos festivais por onde passou até então. O drama musical acompanha um casal de músicos que se conhece através da arte.

Green Book (Peter Farrelly)

Dirigido por Peter Farrelly e estrelado por Viggo Mortensen e Mahershala Ali, o filme conta a história de um recém-contratado motorista de um pianista negro e a viagem dos dois em uma turnê pelo sul dos Estados Unidos na década de 1960. No Festival de Toronto o filme foi muito elogiado e saiu como vencedor do prêmio popular, com destaque para as atuações e o tom leve do enredo. Green Book tem tudo para ser o filme "indie" desta edição do Óscar.

The Favourite (Yorgos Lanthimos)

Com um grande elenco, encabeçado por Emma Stone e Rachel Weiz, o novo filme do grego Yorgos Lanthimos tem tudo para estar na lista dos melhores filmes no Óscar, ou no mínimo na categoria de melhor roteiro (que é o forte do diretor). A comédia foca na figura de uma rainha, sua amiga fiel e uma nova serva do palácio, trazendo uma história de intrigas e traições mostrada de uma forma bem peculiar, característica do cinema de Lanthimos.

As Viúvas (Steve McQueen)

Outro filme com elenco de peso é As Viúvas, do diretor Steve McQueen (de 12 Anos na Escravidão). Com Viola Davis, Michelle Rodriguez, Liam Neeson, Colin Farrell e Robert Duvall, a trama gira em torno de 4 mulheres que precisam lidar com os problemas deixados pelos maridos, mortos em função de suas atividades criminosas. Além do elenco e da direção, o enredo ainda foi escrito por Gillian Flynn (de Garota Exemplar), o que cria ainda mais expectativa sobre ele.

Infiltrado na Klan (Spike Lee)

O novo filme de Spike Lee vem para botar mais uma vez o dedo na ferida da história americana de segregação, contando a história de um policial afro-americano que consegue se infiltrar na ordem da Ku Klux Klan. Indicado a Palma de Ouro em Cannes, ele acabou levando o prêmio do júri, e foi muito elogiado pela crítica na ocasião.

Vice (Adam Mckay)

O filme de Adam McKay (de A Grande Aposta) conta a história de Dick Cheney, um dos mais emblemáticos e importantes vices-presidente dos Estados Unidos. McKay retorna sua parceria com Christian Bale, que interpreta Cheney e novamente deve estar encabeçando a lista de melhores atores. Além dele, o filme ainda traz Steve Carell, Sam Rockwell e a grande Amy Adams.


Can You Ever Forgive Me? (Marielle Heller)

Dirigido por Marielle Heller, o filme conta a história real de uma jornalista que, numa crise financeira pessoal, decide forjar e vender cartas de personalidades já falecidas para ganhar dinheiro. A ideia estranha dá certo mas ela se torna alvo da polícia, e pra continuar lucrando precisa arrumar novas maneiras usando textos originais de arquivos e bibliotecas. O filme também vem sendo elogiado em festivais, principalmente a atuação de Melissa McCarthy.


Boy Erased (Joel Edgerton)

Dirigido por Joel Edgerton, Boy Erased traz um tema polêmico e muito atual. O filme conta a história de um garoto gay, de apenas 19 anos, que mora numa pequena cidade conservadora do Arkansas e se vê confrontado pela família: ou ele arrisca perder sua família e amigos ou entra num programa de terapia que busca a "cura" da homossexualidade. No elenco estão nomes como Nicole Kidman e Russell Crowe, mas quem chama a atenção mesmo é o menino Lucas Hedges (de Manchester à Beira-Mar).


Pantera Negra

É raro a academia dar espaço para filmes de super-heróis na categoria principal do Óscar, mas há uma grande possibilidade de Pantera Negra estar na lista final. Muitos críticos apostam nisso, e são fortes os rumores de que o príncipe de Wakanda, e primeiro super-herói negro do cinema, façam história em 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário