sábado, 17 de agosto de 2013

As 10 Melhores Atuações de Robert De Niro.

Premiado ator, diretor e produtor cinematográfico, Robert Mário De Niro Jr. nasceu em Nova Iorque no dia 17 de agosto de 1943. Vencedor de dois Oscars, um de melhor ator e outro de melhor ator coadjuvante, De Niro ficou conhecido pela sua parceria com o diretor Martin Scorsese, com quem ele fez boa parte dos seus principais filmes da carreira. Além de Scorsese, De Niro ainda trabalhou com outros grandes nomes do cinema como Coppola, De Palma, Sergio Leone e Bertolucci, sendo protagonista dos maiores clássicos do gênero gângster (característica que marcou sua carreira).


Geralmente costumo fazer uma lista com cinco filmes de cada ator para homenageá-los, mas a carreira de De Niro é tão brilhante que foi difícil escolher dez, tendo de deixar ainda alguns de fora. Enfim, abaixo vocês conferem a lista com as 10 atuações mais marcantes do ator, que atualmente continua no cinema fazendo papéis cômicos em filmes "família".


1. Taxi Driver (1976)


Travis Bickle (Robert De Niro), de 26 anos, é um veterano soldado da guerra do vietnã, que começa a trabalhar como motorista de táxi em Nova Iorque, vagando solitário pelas ruas da cidade à noite. Aos poucos, vai crescendo dentro dele um sentimento de raiva com a miséria, a violência e os vícios que ele presencia diariamente durante sua rotina. Enquanto compra armas e planeja um atentado contra um senador que concorre ao cargo de presidente da república, ele tenta ajudar uma prostituta de 12 anos (vivida por Jodie Foster) a largar seu cafetão e voltar para casa e para os estudos. Dirigido por Martin Scorsese, Taxi Driver mostrava o lado podre da cidade, que não vemos nos encartes de turismo nem na televisão.

2. Touro Indomável (1980)


Mais uma vez trabalhando sobre a direção de Scorsese, em Touro Indomável De Niro dá vida ao pugilista Jake La Motta, o "touro do bronx", que sobiu na carreira na mesma velocidade em que sua vida se degradou, graças ao seu temperamento violento e seu comportamento auto-destrutivo. De Niro deu tudo de si pelo personagem: treinou boxe durante meses com o próprio LaMotta, e chegou a engordar 25 quilos para interpretar o pugilista no período em que ele já está aposentado.

3. O Poderoso Chefão:Parte II


O segundo filme da trilogia O Poderoso Chefão volta um pouco no tempo em relação ao primeiro, e nesse flashback, De Niro interpreta o chefão Vito Corleone quando ele ainda era jovem e vivia na Sicília. Ao ter sua família morta pela máfia, ele viaja em direção a América, onde começa aos poucos a montar seu famoso império. Junto com Al Pacino e Marlon Brando, De Niro é um dos principais nomes que fazem com que o filme seja o grande clássico que é.

4. Os Bons Companheiros (1990)


Em Os Bons Companheiros, novamente de Scorsese, De Niro é James "Jimmy" Conway, um mafioso em ascensão. Ao começar a se envolver em golpes cada vez maiores, ele adquiri um certo respeito e prestígio entre os outros mafiosos, formando seu próprio grupo, que pratica grandes roubos e trafica drogas. Por conta disso, ele começa a ser perseguido pelos agentes federais, culminando em um final nada feliz.

5. Os Intocáveis (1987)

Em Os Intocáveis, De Niro novamente é chefe de um grupo mafioso, mas não qualquer chefe. Dessa vez ele é nada menos que Al Capone, o gângster que tocou o terror no norte dos Estados Unidos no início do século 20. Quando um agente federal tenta acabar com seu reinado, ele recruta um poderoso time de corajosos e incorruptíveis homens para ajuda-lo.

6. Cabo do Medo (1991)


Outra parceria sua com Scorsese, em Cabo do Medo De Niro é Max Cady, um psicopata que é preso por 14 anos acusado de estupro. Ao ser libertado, ele busca vingança contra o ex-advogado de defesa, que omitiu informações que alterariam a decisão do júri no tribunal. Ele passa a aterrorizar o advogado e sua família, usando os meios mais legais possíveis para evitar ser novamente preso.

7. Tempo de Despertar (1990)


Em um hospital psiquiátrico, vários pacientes estão aparentemente catatônicos, sem nenhuma perspectiva de voltarem a acordar. Entre eles está Leonard (De Niro), que está há décadas adormecido. Quando um novo neurologista começa a trabalhar no hospital, ele começa a estudar a doença e descobre uma maneira de tentar reverter a situação. Como "cobaia", ele utiliza o personagem de De Niro, que gradualmente começa a se recuperar. A recuperação de Leonard abre um precedente para que o tratamento comece a ser testado em outros pacientes.

8. Era Uma Vez na América (1984)


Junto com seu amigo Maximilliam, David Aaronson (De Niro) cresce nas ruas de Nova Iorque cometendo pequenos delitos. Aos poucos, esses delitos começam a se transformar em crimes maiores, e o grupo formado pelos amigos vira uma poderosa máfia. Devido a diferenças de ideias, os dois acabam se separando e tornando-se rivais. O longa dirigido pelo italiano Sergio Leone, traz uma visão dos acontecimentos, num reencontro dos dois 35 anos após a separação.

9. 1900 (1976)

Gigantesca produção do diretor Bernardo Bertolucci, 1900 mostra a vida de dois amigos de infância separados pelo destino. Olmo (Gerárd Depardieu) é um trabalhador nato, filho de um camponês, enquanto Alfredo Berlingheri (De Niro) é filho de um dono de terras, que vive do dinheiro da família, sem ter grandes preocupações. A diferença de classes não atrapalha na amizade, e os dois compartilham uma forte relação em meio ao crescimento do fascismo no país.



10. O Rei da Comédia (1983)

Rupert Pumpkin (De Niro) é um aspirante a comediante, que cansado de não conseguir espaço em lugar nenhum, resolve sequestrar Jerry Langford, um consagrado apresentador de televisão. Para escapar da confusão, Jerry concede um espaço no seu programa para que Rupert apresente seu número. 

Um comentário:

  1. Comentando um ano depois, ótima lista, mas Touro Indomável devia ficar em primeiro!

    ResponderExcluir