quarta-feira, 30 de setembro de 2015

As 5 melhores atuações de Marion Cottilard

Nascida em Paris no dia 30 de setembro de 1975, Marion Cottilard é considerada, com méritos, uma das melhores atrizes do cinema atual. Filha de um casal de atores e dramaturgos, Cottilard sempre conviveu com o mundo das artes participando de peças de teatro desde criança, mas foi somente em 1994 que ela apareceu pela primeira vez no cinema, na comédia romântica A História do Garoto que Queria ser Beijado.

De lá para cá a atriz já participou de mais de 50 produções, entre longas e curta-metragens. Sua estreia como protagonista foi em Chloé, lançado em 1996, onde contracenou com a veterana Anna Karina. Ainda na década de 90 ela participou do seu primeiro grande sucesso: Táxi, de Gérard Pirès, onde chegou a ser indicada ao César na categoria de melhor atriz revelação. Em 2001, Cottilard recebeu sua segunda indicação ao César pelo filme Les Jolies Choses, e no mesmo ano protagonizou o suspense Une Femme Piégée, onde também recebeu inúmeros elogios. 

O ano de 2003 ficou marcado por ser o ano em que o nome da atriz finalmente viajou para além da fronteira francesa. Ao estrelar os filmes Amor ou Consequência, de Yann Samuell, e Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, de Tim Burton, o nome de Cottilard começou a ganhar notoriedade ao redor do mundo. Um ano depois ela foi agraciada em Cannes com o troféu de atriz revelação, além de receber o prêmio César de melhor atriz coadjuvante por seu papel em Eterno Amor, de Jean-Pierre Jeunet.

Com o nome reconhecido mundo a fora, a atriz começou a fazer filmes de diretores famosos como Abel Ferrara (Mary) e Ridley Scott (Um Ano Bom), mas foi com Piaf - Um Hino ao Amor, de Olivier Dahan, que ela finalmente conseguiu a consagração mais importante de sua carreira até então. Ao dar vida à cantora Édith Piaf, Cottilard faturou todos os principais prêmios ao redor do mundo em 2008, como o Óscar, o Globo de Ouro, o BAFTA e o César de melhor atriz.

Nos anos seguintes Cottilard trabalhou com outros grandes diretores como Michael Mann, em Inimigos Públicos, Rob Marshall em Nine, Christopher Nolan em A Origem e Batman - O Cavaleiro das Trevas, Steve Soderbergh em Contágio e Woody Allen em Meia Noite em Paris. Seus últimos três filmes memoráveis são Ferrugem e Osso, excelente drama pelo qual ela também recebeu diversos prêmios, Era Uma Vez em Nova York, do diretor James Gray, e Dois Dias, Uma Noite, dos irmãos Dardenne.

Por fim, entre tantos trabalhos honrosos da atriz fica extremamente difícil escolher os melhores, mas para homenageá-la na data do seu aniversário, resolvi fazer uma lista especial com as cinco melhores atuações de sua carreira até então. Confira:

1. Piaf - Um Hino ao Amor (2007)

Em Piaf- Um Hino ao Amor (La Môme), a atriz interpreta de maneira sublime a icônica cantora Édith Piaf. Dona de uma personalidade difícil, Piaf se tornou um símbolo da música francesa e fez sucesso numa época em que a Europa vivia os horrores e medos da Guerra. Cottilard ganhou diversos prêmios por sua atuação, incluindo o Óscar, o Globo de Ouro e o BAFTA de melhor atriz.

2. Ferrugem e Osso (2012)

Na trama de Ferrugem e Osso (De Rouille et d'os), ela interpreta uma treinadora de baleias que mantém um relacionamento amoroso com um boxeador. Após um acidente com um dos seus animais, ela acaba perdendo as duas pernas, e precisa lutar contra as dificuldades físicas e mentais para continuar vivendo. O filme concorreu à Palma de Ouro em Cannes, e após sua exibição foi ovacionado por uma salva de palmas de 10 minutos. Não precisa nem dizer que um dos principais motivos disso foi justamente a participação da atriz.

3. Dois Dias, Uma Noite (2014)

Nas mãos dos competentes irmãos Dardenne, Cottilard deu vida à Sandra, uma mulher que acabou de perder o emprego na fábrica onde trabalhava há anos. Depois de descobrir que ela pode reaver a posição na empresa, desde que os colegas aceitem perder um direito para isso, ela começa a ir atrás de cada um deles para convencê-los a aceitar a proposta. A atuação dela no filme é brilhante, o que rendeu inúmeros elogios após a exibição na 67ª edição do Festival de Cannes.

4. Amor ou Consequência (2003)

Amor ou Consequência (Jeux d'enfants) é uma verdadeira fábula moderna a respeito do amor. Julien e Sophie se conheceram quando crianças e acabaram crescendo juntos. Quando menores, Julien deu uma lata em forma de carrossel para Sophie, e a partir de então, toda vez que eles se reencontravam eles eram obrigados a entregar a lata ao outro e cumprir uma tarefa. Isso acabou fazendo com que eles ficassem eternamente unidos e responsáveis um pelo outro. Uma atuação competente de Cottilard junto a Guillaume Canet, que viria a ser seu marido na vida real anos depois.

5. Inimigos Públicos (2009)

Dirigido por Michael Mann, Inimigos Públicos (Public Enemies) se passa na época da Grande Depressão e conta a história de um agente do FBI que tenta capturar lendários criminosos da época, como John Dillinger (Johnny Depp). Na trama, Cottilard interpreta Billie, a mulher de Dillinger, que com muito sangue frio acompanha o marido em todos os momentos tensos de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário