domingo, 4 de outubro de 2015

As 5 melhores atuações de Christoph Waltz

O austríaco Christoph Waltz é, sem dúvida, uma das melhores descobertas de Quentin Tarantino. Waltz já era relativamente conhecido em alguns países da Europa por uma série de filmes, principalmente feitos para a televisão, mas foi nas mãos do diretor que ele ganhou o mundo em 2009, depois de interpretar o coronel nazista Hans Landa em Bastardos Inglórios.

Nascido em Viena no dia 4 de outubro de 1956, Waltz tinha na família alguns membros envolvidos com o cinema, o que atiçou seu gosto pela sétima arte. Na adolescência ele fez cursos de atuação e encenou diversas peças de teatro, mas no cinema ele estreou apenas em 1982 no filme Um Estranho na Família, do desconhecido diretor Peter H. Hunt. Sua carreira, como dito antes, só chamou a atenção do mundo todo décadas depois, em 2009, com o sucesso monumental de Bastardos Inglórios. A atuação de Waltz foi tão impressionante que lhe rendeu não somente elogios como também diversos prêmios como o Óscar, o Globo de Ouro e o BAFTA de melhor ator coadjuvante, e o prêmio de melhor ator em Cannes.

Waltz voltou às telas em grande estilo no romance Água para Elefantes, de Francis Lawrence, e no drama Deus da Carnificina, do veterano Roman Polanski, mas foi com Django Livre, sua segunda parceria de sucesso com Tarantino, que ele voltou ao hall das premiações. No filme ele deu vida a King Schultz, um caçador de recompensas alemão que se escondia atrás da falsa profissão de dentista. Com esse papel o ator voltou a repetir as premiações de 2010 no Óscar, no Globo de Ouro e no BAFTA, sendo o ator mais premiado da década até então.

Depois disso Waltz fez dois filmes de qualidade duvidosa: O Teorema Zero e Quero Matar Meu Chefe 2. Em 2014 voltou a chamar a atenção com Grandes Olhos, do diretor Tim Burton, onde contracenou com Amy Adams e teve uma boa atuação, dessa vez ignorada pelas principais premiações. As expectativas para o futuro de sua carreira são muitas, e a principal delas no momento é para o novo filme do agente 007, onde foi prometido a ele um papel de destaque. Em homenagem à data do aniversário do ator, resolvi fazer uma lista com as cinco melhores atuações de sua carreira até então. Confira:

1. Bastardos Inglórios (2009)

Na trama de Quentin Tarantino, Waltz interpreta o coronel da SS Hans Landa, conhecido na época da Segunda Guerra como "Caçador de Judeus", cuja função no exército de Hitler já é auto-explicada pelo seu apelido. A atuação do ator é impressionante, e próprio Tarantino disse em uma entrevista que se não tivesse encontrado Waltz para o papel talvez o personagem nem existisse. Para o nosso bem, o destino dos dois se cruzaram.

2. Django Livre (2012)

Em Django Livre (Django Unchained), Waltz é o caçador de recompensar King Schultz, que compra o escravo Django (Jammie Foxx) com a intenção de que ele o ajude a identificar seus próximos alvos. Em contrapartida, ele promete libertar Django e ajudá-lo a recapturar sua esposa das garras de um inescrupuloso fazendeiro (Leonardo DiCaprio).

3. Deus da Carnificina (2011)

Apesar de ser considerado um drama, Deus da Carnificina (Carnage) tem bons momentos cômicos. Na trama, Waltz é Alan Cowan, um empresário casado com Nancy (Kate Winslet). O casal recebe Penelope e Michael (Jodie Foster e John C. Reilly) em seu apartamento depois que o seu filho agrediu o filho do segundo casal no colégio. O que era para ser um encontro civilizado para resolver a questão numa boa acaba descambando para a violência, e a situação foge do controle.

4. Grandes Olhos (2014)

Em Grandes Olhos (Big Eyes), Waltz dá vida a Walter Keane, um pintor que se casa com Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis nos anos 1950, que ficou conhecida por sua pintura de crianças com olhos desproporcionais. Vendo o sucesso da esposa, Walter passa a dizer que as obras são suas, e a mentira vai acabar nos tribunais.

5. Água para Elefantes (2011)

No romance de Francis Lawrence o ator interpreta August, um carismático dono de circo que se torna um homem inescrupuloso e extremamente perigoso quando suas paixões estão em jogo. Ao lado de Robert Pattinson e Reese Whiterspoon, Waltz tem uma atuação competente, e o cinismo do personagem é o que mais chama a atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário