segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Crítica: Sicário - Terra de Ninguém (2015)


Depois de ter lançado em 2010 o espetacular Incêndios, o canadense Denis Villeneuve passou a ganhar atenção especial da crítica e do público em geral, sendo considerado por muitos como um dos melhores diretores dessa nova geração. Com Sicário - Terra de Ninguém (Sicario) ele ressurgi entre os grandes depois do desastre de O Homem Duplicado (2013), trazendo uma trama enérgica e arrebatadora.


Kate Macy (Emily Blunt) é uma importante agente do FBI. Respeitada por sua excelência no trabalho, ela é convocada pela CIA para ajudar a desarticular um cartel de drogas mexicano e prender seu grande líder, Fausto Alarcon (Julio Cedillo). Entre seus "novos colegas" estão Matt (Josh Brolin) e Alejandro (Benício Del Toro), cujas personalidades vão sendo mostradas pouco a pouco, formando entre eles um trio bastante peculiar.

Na medida que o plano vai avançando, aumenta também o perigo, e cada tática errada pode se tornar fatal. No entanto, quanto mais Kate fica sabendo sobre os reais motivos da operação, mais ela vai descobrindo estar dentro de um esquema ilegal e antiético, porém sem chances de sair.


Não é um filme leve, muito pelo contrário. Algumas cenas são fortíssimas, e é preciso um estômago forte para suportar. A realidade violenta das ruas de Juárez, no lado mexicano da fronteira, é mostrada de forma crua e sem filtro. Porém, a violência não é gratuita, e ajuda na criação do clima tenso que acompanha o filme durante todo o momento.

Algumas cenas são sensacionais, como o momento de travessia da fronteira, onde os agentes americanos se vêem cercados por mexicanos armados até os dentes. A fotografia do filme é extraordinária, com lindas tomadas aéreas e um jogo de cores interessante. Na parte das atuações, todos cumprem bem seu papel, com destaque para o trio Blunt, Brolin e Del Toro.


Apesar de sua inegável qualidade, o enredo possui alguns furos que são facilmente perceptíveis, mas isso não chega a atrapalhar seu desempenho final. O foco nos detalhes, característica marcante nos filmes de Villeneune, se faz presente novamente, e é preciso tomar cuidado para não perder nenhum deles.

Acima da média em comparação com outros filmes de ação, Sicário - Terra de Ninguém é um dos filmes mais impactantes do ano, e tem como pontos fortes o seu ritmo frenético e seu questionamento em relação à moralidade das agências de inteligência americanas. Uma boa pedida, sem dúvida.

Um comentário:

  1. Excelente dica de cinema! O filme Sicario é um dos mais interessantes do gênero que eu já vi. Mais que filme de ação, esse é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Vale muito à pena, é um dos melhores de Denis Villeneuve. No ano passado eu também vi Blade Runner filme, acho que se você gosta do trabalho desse diretor, definitivamente vai gostar este. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente. É uma historia cheia de incríveis personagens e cenas excelentes. Já estou esperando o seu próximo projeto, seguro será um sucesso.

    ResponderExcluir