terça-feira, 22 de novembro de 2016

Crítica: Sully - Herói do Rio Hudson (2016)


Em janeiro de 2009, o piloto de avião Chesley Burnett Sullenberger ganhou fama após salvar as mais de 150 vidas que estavam a bordo do US Airways 1549. Dirigido e co-produzido por Clint Eastwood, Sully - O Herói do Rio Hudson conta um pouco mais sobre esse fato, focando principalmente nas controvérsias que levaram o piloto a julgamento, mesmo depois de ter sido tratado como herói.



Segundos após levantar voo no aeroporto de Nova Iorque, o avião pilotado por Chesley (Tom Hanks) é atingido por pássaros, o que causa um dano irreparável nos motores. Com pouco tempo para pensar no que fazer e sem muitas alternativas, ele e seu co-piloto (Aaron Eckart) optam por uma manobra arriscada: pousar a aeronave no rio Hudson.

Contradizendo as estatísticas, o pouso acontece sem problemas, e todos os passageiros e tripulantes conseguem escapar sem graves ferimentos. Não demora para a mídia e o público em geral tratar Chesley como herói, no entanto, mesmo com tudo dando certo no final, Chesley é levado a julgamento pelo alto escalão da aviação nacional acusado de não ter feito tudo o que podia e arriscado a vida daquelas pessoas.


Com uso de simuladores, ignorando todo o fator humano por trás de uma situação apavorante como essa, eles tentam incriminar Chesley dizendo que ele tinha chances de realizar alguma outra manobra que não envolvesse aterrissar no rio. A injustiça com Chesley toma conta da opinião pública, e ele defende até o fim sua posição, tentando provar que fez o seu melhor.

A direção competente de Eastwood faz com que o enredo do filme prenda a atenção do espectador até o fim, com idas e voltas no tempo. Hanks por sua vez também está muito bem, e consegue transmitir com veracidade o psicológico de Chesley, por dentro bastante abalado pelo acidente mas extremamente calmo e tranquilo por fora.


2 comentários:

  1. O filme Sully, O Herói do Rio Hudson é um dos meus preferidos. Li o livro em que esta baseada faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje. Sem dúvida o filme teve uma grande equipe de produção. Sempre achei que os filmes com Tom Hanks são os melhores e este me surpreendeu também. A história de Sully é muito inspiradora, realmente a recomendo.Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia real.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida um grande filme de Tom Hanks. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Gostei muito de Sully um grande filme de Tom Hanks não conhecia a história e realmente gostei. Super recomendo, o elenco é grande, muito bom trabalho.

    ResponderExcluir