sexta-feira, 1 de março de 2013

Os 5 melhores filmes de Javier Bardem.

Aniversariante do dia, o ator espanhol Javier Bardem está completando 44 anos de idade. Proveniente de uma família de cineastas, Bardem já pode ser considerado um dos atores mais premiados da história do seu país.

O ator já recebeu inúmeros prêmios europeus de cinema, mas o seu grande momento ocorreu em 2008, quando ganhou o Globo de Ouro e o Óscar de melhor ator coadjuvante, se tornando o primeiro ator espanhol a levar esses prêmios para casa. Recentemente, Bardem ganhou também uma estrela na calçada da fama de Hollywood, ao lado da esposa e também atriz Penélope Cruz.

Abaixo, fiz uma lista com os 5 filmes mais marcantes da carreira do ator, que graças às suas atuações, se tornou um dos meus favoritos.


1 - Onde os Fracos Não Tem Vez (No Country for Old Men) - 2008



Começo a lista justamente com o mais premiado de seus filmes, e aquele que lhe rendeu o primeiro e único Óscar da carreira. Dando vida ao assassino psicótico Logo Anton Chigurh, Bardem tem no filme uma atuação antológica, digna de todos os prêmios e elogios que recebeu na época. O longa, que pode ser considerado o melhor dos irmãos Joel e Ethan Coen, é um filme violento e cheio de reviravoltas, e um dos melhores da última década.


2 - Mar Adentro (Mar Adentro) - 2005



Ramón Sampedro foi um homem tetraplégico que buscou na justiça o direito de dar fim à própria vida, lutando contra os ideais da igreja, da sociedade e até mesmo contra seus familiares.

Dirigido por Alejandro Amenábar, o filme é sensível e ao mesmo tempo forte, por se tratar de um assunto polêmico (eutanásia), e Bardem é quem tem a missão de interpretar Sampedro nas telas, nessa que para mim, é a melhor atuação da sua carreira.


3 - Biutiful (Biutiful) - 2010



Do diretor Alejandro Iñarritu, mostra a história de Uxbal, um médium que vive com uma esposa bipolar e tem que cuidar sozinho dos filhos. Sua forma de sustento, é explorar imigrantes africanos ilegais como camelôs, enquanto agencia alguns chineses no ramo da construção Civil. Confrontado com um câncer, Uxbal resolve então mudar de vida.

Como todo filme do Iñarritu, há uma forte crítica social envolvida, com um enredo cru e realista. O grande destaque certamente fica por conta da atuação firme e centrada de Bardem, que novamente dispensa comentários.


4 - Vicky Cristina Barcelona (Vicky Cristina Barcelona) - 2008



O filme conta a história de duas jovens americanas, Vicky e Cristina, que viajam a Barcelona para passar as férias e acabam se envolvendo com um artista extravagante e sua insana ex-esposa. 

Com a boa direção de Woody Allen e a participação das atrizes Scarlett Johansson e Penélope Cruz, o filme pode ser considerado um colírio para os nossos olhos. Mas o destaque fica por conta da atuação de Bardem como o artista, e sua divertida excentricidade.


5 - Carne Trêmula (Carne Trémula) - 1997



Dirigido pelo espanhol Pedro Almodóvar, Carne Trêmula mostra a mudança que ocorre na vida de muitas pessoas após um tiro ser disparado. Culpa, arrependimento e redenção são fortes sentimentos impostos pelo filme, em uma trama nada previsível.

Mesmo não dando vida ao personagem principal, é o filme que impulsiona a carreira do ator fora da Espanha, devido a sua excelente participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário