sábado, 8 de fevereiro de 2014

10 atuações inesquecíveis de Philip Seymour Hoffman.

No último dia 2 de fevereiro, o mundo do cinema acordou de luto. O ator Philip Seymour Hoffman foi encontrado morto em seu apartamento, possivelmente vítima de uma overdose de heroína, deixando para trás uma elogiável e frutífera carreira.

Hoffman sempre foi conhecido por seu comportamento errático, principalmente a respeito de drogas. Mas segundo as pessoas que vivem nas redondezas de Greenwich Village, ele sempre foi um bom rapaz, carismático e prestativo. Nada recluso, ele era visto por todos os lugares da região, seja passeando com as filhas, seja indo ao mercado, ou simplesmente fumando cigarro na frente do seu prédio.

Apaixonado por sua profissão, Hoffman era conhecido por seu dinamismo, ao interpretar personagens totalmente distintos um do outro. Ele deixou dois filmes em fase de produção, um deles (a terceira parte de Jogos Vorazes) pela metade. Prolífero, ele trabalhou em muitas produções, principalmente como ator coadjuvante, onde muitas vezes roubava a cena. 

Em sua homenagem, fiz uma lista com 10 filmes onde Hoffman tem atuações inesquecíveis. Fica apenas a lembrança de um dos atores mais competentes dos últimos anos, e a tristeza de ver que mais uma vez a droga venceu. Enfim, confira a lista abaixo.

1. Capote (2005)

Capote foi o filme que deu o primeiro e único Óscar de melhor ator para Hoffman. No filme, ele dá vida ao escritor Truman Capote, no período em que ele investigou alguns assassinatos no Kansas, que serviu como base para seu grande sucesso "A Sangue Frio". O ator empregou com maestria a voz infantil e os trejeitos afeminados do escritor, além das roupas nada convencionais, que chocaram o público americano na década de 60.

2. Felicidade (1997)

Felicidade (Happiness) é um aglomerado de histórias paralelas, onde o sentimento que dá nome ao filme não é visto, mas desejado a todo momento. Ambientado em Nova Jersey, o filme gira em torno de três irmãs que buscam a felicidade em coisas simples e rotineiras, sem sucesso. No filme, Hoffman dá vida a Allen, um personagem repugnante que passa trotes e se masturba ao ouvir a voz das mulheres no telefone.

3. Dúvida (2008)

Ao lado de Meryl Streep, Hoffman dá vida ao carismático padre Flynn, que passa a ser o grande suspeito de abusar de uma criança da escola primária. Apesar da polêmica, o filme não diz no final se ele é ou não o culpado, e deixa para que o espectador crie sua própria teoria.

4. O Mestre (2012)

Confesso que não gostei de O Mestre (The Master), mas a atuação de Hoffman é espetacular, e rouba a cena. Ele dá vida a Lancaster Dodd, líder de uma organização religiosa chamada A Causa, que abriga o marinheiro Freddie Quell (Joaquim Phoenix) depois que ele retorna da Segunda Guerra Mundial.

5. Magnólia (1999)

Em Magnolia, Hoffman interpreta o enfermeiro particular Phil Parma, que auxilia Earl (Jason Robards) não só contra o câncer no cérebro e no pulmão, como para encontrar o filho Frank (Tom Cruise), na tentativa de fazer com que os dois voltem a se falar depois de anos.

6. Boogie Nights - Prazer Sem Limites (1997)

Hoffman faz uma pequena mas inesquecível participação nessa obra polêmica de Paul Thomas Anderson, um dos diretores com quem ele mais trabalhou, que abordava o mundo do pornô nos anos 70.

7. A Família Savage (2007)

Dois irmãos distanciados pelo tempo precisam se reunir para cuidar do pai já idoso, que está com uma doença. Partindo desse princípio, a relação que se cria entre Jon (Hoffman) e Wendy (Laura Linney) é uma das mais curiosas e bonitas relações familiares vistas no cinema.

8. Com Amor, Liza (2002)

Nessa produção pouco conhecida do público, Hoffman tem uma das suas melhores atuações. Ele intrepreta Wilson Joel, um homem que tem sua vida virada do avesso após o inexplicável suicídio cometido por sua mulher.

9. Sinédoque, Nova York (2008)

O filme é bastante complexo e difícil de compreender, e talvez por isso seja tão pouco conhecido do público. Na trama, Hoffman interpreta o diretor de teatro Caden Cotard, que luta para pôr sua peça em cena enquanto enfrenta graves problemas pessoais. Aos poucos a peça vai criando um paralelo entre a vida real e a ficção.

10. Jogos do Poder (2007)

Nessa comédia dramática baseada numa história real, Hoffman é o agente da CIA Gust Avrakotos, que junto com o deputado Charlie Wilson, lançou a Operação Cyclone, que visava ajudar financeiramente os soldados do Afeganistão contra a invasão soviética no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário