sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Os 5 melhores filmes de Alan Parker.

O diretor Alan Parker é um dos mais competentes cineastas de Hollywood, mas ainda é muito pouco conhecido. Apesar de ser britânico, boa parte de seus filmes foi filmada nos Estados Unidos, onde ele trabalhou com diversos nomes conhecidos.

Seu primeiro sucesso foi o longa O Expresso da Meia-Noite (Midnight Express), mas seu filme mais popular pode ser considerado o musical da banda Pink Floyd, The Wall, que agradou e ainda agrada os fãs da banda até hoje. No entanto, em termos de qualidade, nenhum supera Mississipi em Chamas (Mississipi Burning), considerado um verdadeiro tratado contra a segregação racial, e que até hoje ainda choca ao trazer todos os horrores que eram cometidos contra os negros em pleno século XX nos Estados Unidos.

Enfim, confira uma lista abaixo com 5 filmes imperdíveis do diretor, para homenageá-lo no seu aniversário de 70 anos.

1. Mississipi em Chamas (1988)

Uma verdadeira obra-prima sobre a segregação racial, Mississipi em Chamas (Mississipi Burning) é um filme que choca, principalmente pela veracidade dos fatos. A trama se passa nos anos 60, quando dois agentes do FBI vão até o Mississipi investigar a morte de três militantes dos Direitos Civis, numa época complicada onde negros e brancos foram divididos, e a violência contra os primeiros era uma constante.


2. Asas da Liberdade (1984)

Nesse filme, Parker conseguiu uma façanha: fazer Nicolas Cage interpretar bem, nessa que provavelmente é sua melhor atuação nos cinemas. Maldade à parte, o filme é belíssimo, e mostra a história de amizade que se cria entre dois jovens que se conhecem na escola e vão para o Vietnã juntos. Ao retornar, um deles, apaixonado por pássaros, acaba numa clínica psiquiátrica achando ser um, e o outro faz de tudo para ajudá-lo a recuperar a sanidade.


3. As Cinzas de Ângela (1999)

As Cinzas de Ângela (Angela's Ashes) é um filme pesado e triste sobre a infância vivida em meio a pobreza. Nos anos 30, era comum que famílias irlandesas imigrassem para os Estados Unidos, mas após a morte de uma das filhas pequenas, uma família pobre faz o caminho inverso, indo de Nova York para o país europeu. O lugar onde vão morar é absurdamente precário, onde é comum pessoas morrerem de fome, e eles precisam lidar com tudo isso enquanto lutam pela sobrevivência.

4. O Expresso da Meia-Noite (1978)

O longa conta a história de um jovem americano que, ao visitar a Turquia, decide contrabandear Haxixe por debaixo da roupa. O plano porém não dá certo, e ele acaba sendo jogado numa prisão imunda, onde é brutalmente espancado. Longe de casa, e sem nenhum auxílio, ele acaba tendo sua pena aumentada, e o medo de apodrecer na prisão o afeta de forma cruel.


5. Coração Satânico (1987)

A trama de Coração Satânico (Angel Heart) conta a história de Harry Angel (Mickey Rourke), um conceituado detetive particular que é contratado por Louis Cyphre (Robert De Niro) para descobrir o paradeiro de um misterioso cantor. Porém, quanto mais Harry investiga, mais ele fica longe de descobrir a verdade, e se vê obrigado a lidar com uma série de situações bizarras no meio do caminho que põe seu próprio psicológico à prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário