domingo, 28 de novembro de 2021

Crítica: tick, tick... BOOM! (2021)


Se tem um gênero que está em alta no mundo cinematográfico é o dos musicais, e os fãs estão sorrindo à toa com tantos lançamentos expressivos nos últimos meses, seja no cinema ou nos serviços de streaming. Entre tantos exemplos de sucesso, dois envolvem o nome de Lin-Manuel Miranda, que adaptou recentemente duas de suas peças da Broadway: Em Um Bairro de Nova York, da HBO Max, e o fenômeno Hamilton, da Disney+. Agora, chegou a vez de Miranda assumir a direção de um longa metragem pela primeira vez, e para isso ele resolveu contar a história de um dos homens que mais influenciaram sua carreira no teatro: Jonathan Larson.


"Tick, Tick… Boom!" é uma adaptação do musical autobiográfico escrito por Larson, que é interpretado brilhantemente por Andrew Garfield. O filme foca no período em que Jonathan ainda era um aspirante e estava buscando inspiração para escrever o roteiro da peça, ao mesmo tempo em que lutava para conseguir pagar suas contas e sobreviver. Prestes a completar 30 anos, ele entra em crise ao se sentir frustrado por ainda não ter conseguido realizar o que queria.

Seu maior medo é ter que repetir o que fez seu melhor amigo, Michael (Robin de Jesús), que abandonou a carreira de ator para trabalhar numa empresa de publicidade, cumprindo horários e vivendo "preso" dentro de um escritório. O nome do filme, aliás, é uma clara alusão a uma contagem regressiva, já que Jonathan precisa lutar contra o tempo para conseguir realizar seu sonho. Inclusive o roteiro parece sempre ter esse clima de urgência, reflexo da correria do dia a dia que a vida adulta impõe, onde tudo parece estar prestes a "explodir".
 

Fiquei muito feliz com a atuação de Andrew Garfield neste filme, e não me surpreenderia de vê-lo em premiações no início do ano que vem. Jonathan é um personagem cheio de imperfeições mas também cheio de vida, e isso transparece no olhar do ator em cada cena. Gostei também de algumas músicas que trazem o rock n roll para um gênero que não costuma utilizar o estilo. Mais do que uma homenagem, Tick, Tick… Boom! é um filme sobre querer encontrar seu lugar no mundo em uma fase da vida cheia de dúvidas e inseguranças.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário