domingo, 13 de janeiro de 2013

Os vencedores do Globo de Ouro 2013

Foi realizada na noite desse domingo (dia 13) a 70ª edição do Globo de Ouro, no Hotel Beverly Hilton em Los Angeles. A premiação que ocorre todo ano, foi apresentada pelas atrizes de comédia Tina Fey e Amy Poehler.

Ao longo de três horas de cerimônia, foram distribuídos 25 prêmios, divididos entre as categorias cinema e televisão. Confira abaixo a lista dos principais ganhadores, escolhidos pelos membros da "Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood", criadora do evento.


Melhor filme de Drama: Argo, de Ben Aflleck.
Produzido, dirigido e estrelado por Ben Aflleck, Argo foi o grande vencedor da noite, com os prêmios de melhor diretor e de melhor filme de drama.



Melhor filme de comédia/musical: Os Miseráveis, de Tom Hooper.
Dirigido pelo britânico Tom Hooper (premiado diretor de O Discurso do Rei), a adaptação do livro homônimo de Victor Hugo ganhou o segundo prêmio mais importante da noite.



Melhor ator de Drama: Daniel Day-Lewis, por Lincoln.
É unânime entre os críticos de cinema mundo afora, que Daniel Day-Lewis merece todos os prêmios deste ano pela sua atuação em Lincoln. E esse seu segundo Globo de Ouro da carreira (o primeiro havia sido por Sangue Negro, em 2008) talvez tenha sido o prêmio mais "previsível" da noite.




Melhor atriz de Drama: Jessica Chastain, por A Hora Mais Escura.
A atriz norte-americana ganhou seu primeiro grande prêmio da carreira ao interpretar Maya, em mais um filme polêmico da diretora Kathryn Bigelow.



Melhor ator de Comédia/Musical: Hugh Jackman, por Os Miseráveis.
O ator Australiano Hugh Jackman, mais conhecido por interpretar o personagem Wolverine nos filmes da saga X-men, ganhou enfim o seu prêmio mais importante da carreira até então pela sua atuação em Os Miseráveis, de Tom Hooper.


Melhor atriz de Comédia/Musical: Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida.
A atriz Jennifer Lawrence, de apenas 22 anos, ganhou seu primeiro Globo de Ouro por O Lado Bom da Vida, de David O. Russell. A atriz já havia concorrido em 2011 por Inverno da Alma, mas acabou não levando.



Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz, por Django Livre.
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir Django Livre, mas pelo que conheço da carreira de Waltz, eu já esperava sua vitória nessa categoria. Merecido? Só saberei dizer a partir do dia 18, quando o filme finalmente estreia no Brasil. Mas enquanto isso, fico feliz em ver esse brilhante ator levantando seu segundo Globo de Ouro (o primeiro havia sido em 2010 por Bastardos Inglórios).



Melhor atriz coadjuvante: Anne Hathaway, por Os Miseráveis.
Anne Hathaway era, talvez, a grande favorita a levar o seu primeiro Globo de Ouro da carreira para casa, e a previsão se cumpriu.


Melhor diretor: Ben Aflleck, por Argo.
Uma das grandes surpresas da noite, se não a maior delas, foi a vitória de Ben Aflleck como melhor diretor pelo filme "Argo", desbancando nomes conhecidos como Steven Spielberg, Ang Lee e Quentin Tarantino.


Melhor roteiro: Quentin Tarantino, por Django Livre.
Conhecido por seus roteiros engenhosos, o cineasta americano levou pra casa seu segundo Globo de Ouro de melhor roteiro (o primeiro havia sido em 1995 por Pulp Fiction).



Melhor filme de língua estrangeira: Amour, de Michael Haneke (Áustria).
Não poderia ser diferente. Amour, do Austríaco Michael Haneke merecia mais do qualquer outro levar esse prêmio, pela sua genialidade, simplicidade e beleza!



Melhor filme de animação: Valente.
Mais um filme delicioso dos estúdios Pixar. É impossível não se deixar cativar pela personagem principal, Merida, e seus brilhantes cachos ruivos. Merecida premiação.



Melhor trilha sonora: As Aventuras de Pi, de Ang Lee.
Talvez o único prêmio da noite que eu me vi obrigado a não concordar. Mas tudo bem, talvez seja mesmo a única coisa que esse filme do diretor Ang Lee conseguirá mesmo ganhar esse ano.


Melhor canção original: "Skyfall" de Adele, do filme 007 - Operação Skyfall
A cantora Adele levou o prêmio de melhor canção original pela trilha do novo filme do agente 007. Confere abaixo o videoclipe oficial da canção:





Os prêmios para a televisão

Além dos filmes premiados, os destaques da televisão foram a série "Homeland", eleita a melhor série de Drama com prêmios para seus dois protagonistas, e a série "Girls", eleita a melhor série de Comédia e com prêmio pela atuação de Lena Dunham, responsável ainda pela criação do seriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário