quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

20 Filmes Inesquecíveis da Sessão da Tarde

Se você nasceu nos anos 90, certamente deve lembrar de algumas tardes jogado no sofá assistindo filmes na televisão, assim como eu. Alguns desses filmes ficaram na memória e me trazem uma certa nostalgia quando leio sobre eles. Por isso resolvi fazer uma lista dos vinte filmes que mais me marcaram em tardes que infelizmente não voltam nunca mais.

1 - Os Batutinhas (The Little Rascals) - 1994


Se tem um filme que me dá saudades desse tempo de Sessão da tarde, é esse. Os Batutinhas gira em torno de um grupo de meninos que resolve criar o "clube dos homens" e passam a odiar as meninas. Até que um deles, Alfafa, se apaixona por uma garotinha, e acaba arrumando confusão com os amigos. O filme, que tem a clássica cena do "Meninos bléh - Meninas bléh", é com certeza um dos mais queridos dos anos 90.

2 - Meu Primeiro Amor (My Girl) - 1991

Uma estória belíssima, e ao mesmo tempo extremamente triste. Meu Primeiro Amor mostra a percepção do que é o amor aos olhos de duas crianças de 11 anos, Vada e Thomas, até que uma tragédia acaba os separando. Foi, literalmente, meu primeiro amor por um filme.

3 - Um Tira no Jardim de Infância (Kindergaten Cop) - 1990


O filme conta a estória de um policial que é confundido com um professor do jardim de infância e acaba tendo de lidar com uma turma cheio de crianças. Estrelado por Arnold Schwarzenegger, o filme é divertidíssimo e é marcado pela famosa frase do menininho "Meninos tem pênis, meninas tem vagina".

4 - Um Herói de Brinquedo (Jingle All The Way) - 1996


Mais um filme de comédia infantil estrelada por Schwarzenegger, Um Herói de Brinquedo mostra a corrida de um pai nas vésperas de natal em busca do presente que o filho pediu, um boneco do "Turbo Man". Porém, além de não encontrar em estoque, ele ainda tem de lutar contra um outro pai, que também quer comprar pro seu filho o mesmo boneco. Um filme engraçado, que apesar de ser meio bobinho, acaba passando uma mensagem bem bacana no final.

5 - Esqueceram de Mim (Home Alone) - 1990


A trilogia de Esqueceram de Mim certamente é uma das mais lembradas quando se fala em Sessão da Tarde, principalmente na época do natal, e o primeiro filme da série é o melhor deles. A confusão começa quando uma família resolve viajar no natal e esquece um dos filhos de 8 anos em casa. O garoto (Macaulyn Culkin) tem de se virar sozinho e ainda defender a casa de dois ladrões que tentam invadi-la.

6 - Babe: O Porquinho Atrapalhado (Babe) - 1995


É claro que esse filme não poderia ficar fora da lista. Um dos filmes mais doces da minha infância, Babe mostra a vida na fazenda do Sr. Hoggett até que nasce um porquinho que pensa ser um cachorro. Talvez seja o melhor (e único bom) da linha de "filmes de animais falantes", já que o porquinho é uma graça e cativa a todos com sua inocência.


7 - A Cura (The Cure) - 1995


Certamente um dos mais belos filmes que já tive a experiência de assistir. Conta a estória de um garoto isolado, que sofre todos os tipos de preconceito por parte dos colegas, e acaba fazendo amizade com um vizinho de 11 anos, que tem AIDS. Os dois meninos tentam de tudo para chegar a um médico, que eles acreditam que tem a cura para a doença. Um filme tocante, e um dos primeiros que me fez chorar em frente a televisão.


8 - Querida, Encolhi as Crianças (I Shrunk the Kids Honey) - 1989


Clássico absoluto, assim como as sequências "Querida, Encolhi a Gente" e "Querida, Estiquei o bebê", esse filme é outro que passava constantemente no SBT. Ao testar uma máquina de encolher objetos, o cientista maluco que a inventou acaba encolhendo os filhos, por engano, e após descobrir o ocorrido, tenta de tudo para reverter o efeito. A clássica cena das crianças na grama, na companhia de uma formiga, marcou minha infância.

9 - Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off) - 1986

Impossível falar de sessão da tarde na globo e não lembrar de Curtindo a Vida Adoidado. Mais impossível ainda é esquecer a cena em que a cidade toda dança Twist and Shout, dos Beatles. O filme acompanha um estudante que sente um desejo incontrolável de matar a aula e planeja um programa com a namorada e seu melhor amigo, a bordo da Ferrari do pai.

10 - Edward - Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands) - 1991

Um filme lindo e ao mesmo trágico. Um dos primeiros sucessos dirigidos por Tim Burton e um dos filmes mais "traumáticos" da minha infância, Edward Mãos de Tesoura já nasceu um clássico. A estória acompanha Edward, um jovem criado com mãos de tesoura e que vive isolado em uma castelo. Um dia ele é descoberto por uma mulher que o leva para a cidade, e lá Edward descobre o amor ao mesmo tempo que descobre toda maldade que o ser-humano é capaz. Uma linda metáfora sobre o preconceito que a sociedade tem daquilo que vê como diferente.

11 - A Família Addams (The Addams Family) - 1991

Outro filme de aspecto sombrio que logo virou um sucesso foi A Família Addams, de Barry Sonnenfeld. Recentemente a história ganhou uma nova adaptação, mas nada supera o clássico de 1991, com Anjelica Huston, Raul Julia, Christopher Lloyd e Christina Ricci. Como o nome já diz, o filme acompanha a macabra família Addams, que tem personalidades e atitudes bem peculiares.

12 - Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubfire) - 1993

Estrelado por Robin Williams, o filme acompanha um homem que é impedido de passar mais tempo com os filhos após um divórcio e tem uma ideia inusitada: vestir-se de mulher para tentar o emprego de babá das crianças. É o humor no melhor estilo do ator, e se tornou um clássico por abordar a relação pais e filhos com muita sensibilidade.

13 - Jumanji (Jumanji) - 1995

Outro clássico protagonizado pelo Robin Williams é Jumanji. O filme é sobre um jogo de tabuleiro realista, em que as consequências de cada jogada são extremamente perigosas e vão desde animais selvagens soltos por aí até um caçador de pessoas. Para o ano que foi lançado, os efeitos impressionam, e é muito divertido acompanhar cada ação determinada pelo tabuleiro.


14 - Enchente, Quem Salvará Nossos Filhos? (The Flood - Who Will Save Our Children?) - 1993


Geralmente passava no "Cinema em Casa" do SBT, mas vale a lembrança no post porque realmente é um filme que marcou demais minha infância. Na volta de um acampamento, após uma forte tempestade, um ônibus lotado de crianças acaba ficando preso numa correnteza e muitos deles acabam sendo levados por ela. O filme mostra, além da luta pela sobrevivência, toda a dor e angústia dos pais das crianças.


15 - A Lagoa Azul (The Blue Lagoon) - 1980

Esse é provavelmente o título mais antigo da lista e passou insistentemente durante anos nas tardes da Globo, o que até hoje impressiona por ele possuir cenas de nudez. O filme acompanha duas crianças, sobreviventes de um naufrágio, que crescem em uma ilha vivendo apenas do que a natureza oferece.

16 - Mudança de Hábito (Sister Act) - 1992

Não poderia faltar na lista uma comédia com a atriz Woopi Goldberg, e eu escolhi a melhor delas. Mudança de Hábito acompanha uma jovem cantora que precisa ser protegida pelo programa de proteção de testemunhas após presenciar um assassinato. Ela acaba se passando por uma freira em um convento, mas seu modo peculiar de levar a vida acaba deixando as madres superiores de cabelo em pé.

17 - Corra que a Polícia Vem Aí (The Naked Gun: From the Files of Police Squad) - 1988

Outro que não poderia faltar nessa lista é o ator Leslie Nielsen, que fez uma centena de filmes de comédia na carreira. Uma das mais famosas é Corra que a Polícia Vem Aí, clássico absoluto da sessão da tarde. No melhor estilo comédia pastelão, Nielsen dá vida a um detetive trapalhão que precisa deter um plano de assassinato.

18 - K-9: Um Policial Bom Pra Cachorro (K-9) - 1989

Outra comédia policial de sucesso nas tardes da tv foi K-9: Um Policial Bom Pra Cachorro. Era divertido acompanhar a relação "conflitante" de um policial com um Pastor Alemão treinado para encontrar drogas, e que virou seu principal parceiro contra o crime.

19 - Beethoven: O Magnífico (Beethoven) - 1992

Por falar em filmes com cachorros, não poderia encerrar a lista sem antes falar de Beethoven, o mais famoso deles. O filme ganhou tanta notoriedade que até hoje é difícil não olhar para um cachorro da raça São Bernardo e não lembrar do nome.

20 - Ace Ventura: Um Detetive Diferente (Ace Ventura: Pet Detective) - 1994

Ace Ventura ficou marcado como o primeiro trabalho de sucesso de Jim Carrey na carreira cinematográfica. Com um humor escrachado e seguindo o esteriótipo do "detetive paspalhão", o filme marcou uma geração.

3 comentários:

  1. Já assistir quase todos menos esse A CURA,mas vou tentar baixar pra assistir.

    ResponderExcluir
  2. estou assistindo A cura agora e só de assistir o começo já gostei

    ResponderExcluir
  3. Bastante filmes dos anos 90. Sou fã. Até incluiria mais uns dez desta época. Como Jumanji, Edward mãos de tesoura, Meu meste minha vida, Jurassik Park entre outros.

    ResponderExcluir