domingo, 2 de junho de 2013

Recomendação de Filme #19

Valentín (Alejandro Agresti) - 2003

Não é de hoje que o cinema argentino vem crescendo e surpreendendo com uma vasta lista de grandes obras. Seu jeito simples, divertido e verdadeiro de fazer cinema vem cada vez mais encantando e ganhando espaço no circuito mundial, prova disso é o Oscar de melhor filme estrangeiro no Oscar de 2010 para O Segredo de Seus Olhos.


Escolhido para representar a Argentina no Oscar de 2003, Valentín conta a história de um garoto de 8 anos que é criado pela avó, já que seu pai o visita pouco por estar sempre ocupado trabalhando e sua mãe não faz ideia de onde ele vive desde a separação do casal. Valentín é um garoto atípico. Estrábico e tímido, ele faz aulas de piano e sonha em ser astronauta, enquanto passa os dias ouvindo as histórias que sua avó tem para lhe contar.

É ele quem narra a história para o espectador, imprimindo a visão de mundo sob seu ponto de vista, o que deixa o filme mais leve e sensível. Seria difícil, fora da ficção, encontrar um menino com tamanha capacidade de observação e reflexão, além de interesse tão amplo por tantas coisas como Valentín. Ele se expressa mais pelo olhar do que pelas palavras.


Valentín dedica-se com fervor a '"paquerar" uma mãe (de preferência uma loura) para ocupar o lugar da sua, ausente e por quem se sente rejeitado. Seu grande sonho é que seu pai o leve para conhecer sua verdadeira mãe, mas o pai fica irritado só de ouvir menção a isso.

Quando seu pai começa a namorar uma jovem, ele se apega a ela e começa a trata-la como uma mãe. Mas a confusão na cabeça do menino surge quando os dois se separam e ele volta a se sentir solitário. O texto passeia entre drama e comédia, e é doce de acompanhar. O elenco é sensacional, incluindo o próprio valentín, personificado de forma impecável pelo ator Rodrigo Noya. Um filme para ver, rever, e mostrar para todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário