sábado, 8 de fevereiro de 2020

As apostas e os favoritos ao Óscar 2020

Neste domingo (09) acontece em Hollywood a 92ª edição do maior prêmio do cinema mundial, o Óscar, e assim como faço em todos os anos vou usar esse espaço para fazer as minhas apostas e indicar os meus favoritos em todas as categorias da premiação. Confira:

MELHOR FILME

Nove filmes concorrem na categoria principal este ano, e de acordo com as premiações que servem de termômetro para o Óscar um deles se destaca como provável favorito. É o drama de guerra 1917, dirigido por Sam Mendes, que venceu o Globo de Ouro, o BAFTA, e também os prêmios dos sindicatos dos produtores e dos diretores. Logo atrás na corrida vem Era Uma Vez em... Hollywood, de Quentin Tarantino, que mostra os bastidores do cinema e de Hollywood (algo que os votantes do Óscar adoram). O Irlandês, de Martin Scorsese, chegou a constar como um dos favoritos, mas perdeu força nas últimas semanas, talvez pelo fato da Netflix ainda não ser vista com bons olhos por alguns membros da Academia. Não podemos deixar de lembrar também de Coringa, que é o recordista de indicações este ano e pode surpreender (para isso precisa vencer também o preconceito dos votantes com filmes de HQ). Coringa, aliás, é o meu favorito dentre todos, mesmo que talvez eu admita que estou escolhendo mais com a emoção do que com a razão. Há ainda quem aposte que o sul-coreano Parasita irá fazer história ao se tornar o primeiro filme em língua estrangeira a vencer o prêmio principal.

Quem deve vencer: 1917
Quem também tem boas chances: Era Uma Vez em... Hollywood
Quem pode surpreender: Parasita ou Coringa
MINHA TORCIDA: Coringa e 1917

MELHOR DIREÇÃO

Uma das categorias mais fortes este ano é a de melhor direção. Com exceção de Todd Philips e do sul-coreano Bong Joon-ho, que estão estreando no Oscar, os outros três nomes na lista são velhos conhecidos da premiação: Martin Scorsese (vencedor em 2007), Quentin Tarantino (vencedor em 2005 e 2013) e Sam Mendes (vencedor em 2000). Destes, o único que ainda não ganhou como melhor diretor foi Tarantino, que tem dois prêmios em casa mas de melhor roteiro original. Porém, mesmo com estes nomes conhecidos, há uma enorme possibilidade de Bong Joon-ho surpreender, visto que já ganhou alguns prêmios no ano.

Quem deve vencer: Sam Mendes
Quem também tem boas chances: Bong Joon-ho
Quem pode surpreender: Quentin Tarantino
MINHA TORCIDA: Sam Mendes

MELHOR ATOR

O favoritismo na categoria de melhor ator este ano é evidente e só uma zebra histórica poderia tirar a estatueta das mãos de Joaquin Phoenix. Sua atuação em Coringa é uma aula de interpretação, e nesta edição não há nenhum outro que possa concorrer de igual para igual. O que mais se aproxima talvez seja Leonardo DiCaprio, que também tem uma atuação de gala em Era Uma Vez em... Hollywood. Adam Driver corre por fora com História de um Casamento, mas mesmo que sua atuação tenha sido elogiável, dessa vez sua chance é praticamente nula.

Quem deve ganhar: Joaquin Phoenix
Quem também tem boas chances: Leonardo DiCaprio
Quem pode surpreender: Adam Driver
MINHA TORCIDA: Joaquin Phoenix

MELHOR ATRIZ

Assim como na categoria de melhor ator, aqui o favoritismo também é gritante para um nome: Renéé Zellweger, que tem a atuação mais impressionante da sua carreira em Judy - Além do Arco-Íris e venceu todos os prêmios do ano da categoria até então. A única que poderia ter alguma chance de vencê-la seria Scarlett Johansson, por História de um Casamento, mas acho muito difícil. Tem quem ainda aposte em Saoirse Ronan, que está concorrendo ao Óscar pela 3ª vez em menos de 4 anos.

Quem deve ganhar: Renéé Zellweger
Quem também tem boas chances: Scarlett Johansson
Quem pode surpreender: Saoirse Ronan
MINHA TORCIDA: Renéé Zellweger


MELHOR ATOR COADJUVANTE

Esta é provavelmente a categoria mais pesada deste Óscar, devido aos nomes envolvidos: Tom Hanks (2 Óscars), Anthony Hopkins (1 Óscar), Al Pacino (1 Óscar), Joe Pesci (1 Óscar) e Brad Pitt. O último é o único que ainda não tem nenhum óscar de atuação (ele já tem um como produtor por 12 Anos de Escravidão) mas tudo indica que ele deve conquistar o prêmio pela primeira vez. Eu sinceramente prefiro Al Pacino, ou até mesmo Joe Pesci, que estão sensacionais em O Irlandês, porém é inegável o favoritismo de Pitt.

Quem deve ganhar: Brad Pitt
Quem também tem boas chances: Al Pacino
Quem pode surpreender: Joe Pesci
MINHA TORCIDA: Al Pacino


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

O favoritismo no prêmio de melhor atriz coadjuvante este ano é de Laura Dern por seu papel em História de um Casamento. É quase certo que ela deve levar a estatueta pela primeira vez na carreira, e das demais indicadas eu apostaria apenas em Scarlett Johansson (olha ela aí de novo) com alguma chance de reverter isto. Mas como já falei, [e muito difícil.

Quem deve ganhar: Laura Dern
Quem também tem boas chances: Scarlett Johansson
Quem pode surpreender: Florence Pugh
MINHA TORCIDA: Laura Dern


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
A categoria de melhor roteiro original é uma das mais imprevisíveis este ano, e é disputada diretamente por dois filmes: Era Uma Vez em... Hollywood e Parasita. O primeiro é de Quentin Tarantino, que já levou nada mais nada menos do que 2 Óscars nessa mesma categoria e vem de vitória no Globo de Ouro e no Critic's Choice. O segundo, de Bong Joon-ho, é o grande queridinho de todos no momento, e vem de vitória no BAFTA e no WGA. É com certeza a aposta mais difícil este ano, mas eu acredito que dê Parasita.

Quem deve ganhar: Parasita
Quem também tem boas chances: Era Uma Vez em... Hollywood
Quem pode surpreender: Entre Facas e Segredos
MINHA TORCIDA: Parasita


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Assim como na categoria de melhor roteiro original, a categoria de melhor roteiro adaptado também ficou em aberto depois das premiações nos últimos meses. O BAFTA e o WGA escolheram Jojo Rabbit e o Critic's Choice escolheu Adoráveis Mulheres, e tem ainda quem aposte em O Irlandês, do Scorsese. Minha aposta e meu favorito para ganhar é Jojo Rabbit, que para mim é um dos melhores filmes do ano.

Quem deve ganhar: Jojo Rabbit
Quem também tem boas chances: Adoráveis Mulheres
Quem pode surpreender: O Irlandês
MEU FAVORITO: Jojo Rabbit


MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Essa é uma das categorias que eu mais dou importância em todas as edições do Óscar, já que dá visibilidade a filmes dos mais diversos países do mundo, muitos dos quais nem chegam aos nossos cinemas. Pela lógica, este ano o prêmio vai para Parasita, por estar concorrendo em outras diversas categorias e ser o grande nome desta edição. É praticamente impossível pensar em outro vencedor, e o único que talvez pudesse ter alguma chance seria Dor e Glória, de Pedro Almodóvar.

Quem deve ganhar: Parasita (Coréia do Sul)
Quem também tem boas chances: Dor e Glória (Espanha)
Quem pode surpreender: Honeyland (Macedônia)
MINHA TORCIDA: Parasita (Coréia do Sul)

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Este ano a categoria de melhor filme de animação está muito dividida. Nem as premiações que antecedem o Óscar ajudaram nas apostas, visto que o Globo de Ouro premiou Link Perdido, o Critic's Choice premiou Toy Story 4 e Klaus venceu o BAFTA. Sim, cada um venceu uma premiação, e é impossível apontar um favorito. Porém, vou apostar em Klaus, apesar de ser de longe o que menos gostei da lista. Minha torcida este ano vai para Link Perdido, que não tem tanta probabilidade de levar o prêmio quanto os outros mas foi o que mais me conquistou.

Quem deve ganhar: Klaus
Quem também tem boas chances: Toy Story 4
Quem pode surpreender: Link Perdido ou Perdi meu Corpo
MINHA TORCIDA: Link Perdido

MELHOR DOCUMENTÁRIO
A categoria de melhor documentário também está super dividida este ano. O favorito era Indústria Americana, da Netflix, porém nas últimas semanas vem crescendo os nomes de Honeyland (também candidato a melhor filme estrangeiro), do brasileiro Democracia em Vertigem e do britânico For Sama (que venceu o BAFTA na semana passada). É difícil escolher um favorito pois todos são muito bons, mas mesmo admitindo que seria incrível ver o Brasil ganhar, minha torcida no final vai para For Sama por todo o misto de sentimentos que tive ao assisti-lo.

Quem deve ganhar: For Sama
Quem também tem boas chances: Indústria Americana
Quem pode surpreender: Democracia em Vertigem
MINHA TORCIDA: For Sama


MELHOR CURTA METRAGEM
Essa é uma categoria que deveria ser muito mais valorizada no Óscar, porém isso é muito difícil por conta da falta de distribuição dos filmes envolvidos. É uma verdadeira odisseia encontra-los pela internet, mas eu tive sorte de conseguir assistir todos os indicados dessa vez. Pra minha surpresa gostei muito de quase todos, com exceção de Brotherhood, que não me pegou. Minha aposta vai para Saria, pelo tema pesadíssimo e seu final que me deixou de coração apertado, mas gostaria muito de ver Nefta Football Club levar o prêmio por mostrar a inocência das crianças com um enredo engraçado e muito original.

Quem deve ganhar: Saria
Quem também tem boas chances: A Sister
Quem pode surpreender: Nefta Football Club
MINHA TORCIDA: Nefta Football Club


MELHOR CURTA METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Assim como a categoria anterior, também acho que esta deveria ter muito mais visibilidade. Gostei muito de Hair Love, que mostra a relação de uma menina negra com seu cabelo, e que é o favorito a ganhar o prêmio este ano, mas meu coração pesou mais para o lado de Kitbull por abordar o tema da rinha de cães e a amizade de um cão com um gato de rua. Sister também é uma boa história sobre as crianças que não nasceram na China por conta da política de só poder ter 1 filho por casal, assim como Memoráble, que fala sobre o mal de Alzheimer.

Quem deve ganhar: Hair Love
Quem também tem boas chances: Kitbull
Quem pode surpreender: Memoráble
MINHA TORCIDA: Kitbull


Demais categorias:
MELHOR FOTOGRAFIA
Quem deve ganhar: 1917
Quem pode surpreender: Era Uma Vez em... Hollywood
MINHA TORCIDA: 1917

MELHOR TRILHA SONORA
Quem deve ganhar: Coringa
Quem pode surpreender: 1917
MINHA TORCIDA: Coringa

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Quem deve ganhar: Era Uma Vez em... Hollywood
Quem pode surpreender: Jojo Rabbit
MINHA TORCIDA: Era Uma Vez em... Hollywood

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Quem deve ganhar: 1917
Quem pode surpreender: Vingadores: Ultimato
MINHA TORCIDA: 1917

MELHOR FIGURINO
Quem deve ganhar: Adoráveis Mulheres
Quem pode surpreender: Jojo Rabbit
MINHA TORCIDA: Jojo Rabbit

MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
Quem deve ganhar: O Escândalo
Quem pode surpreender: Judy
MINHA TORCIDA: 1917

MELHOR MONTAGEM
Quem deve ganhar: Parasita
Quem pode surpreender: Jojo Rabbit
MINHA TORCIDA: O Irlandês

MELHOR SOM
Quem deve ganhar: 1917
Quem pode surpreender: Ford vs. Ferrari
MINHA TORCIDA: 1917

MELHOR MIXAGEM DE SOM
Quem deve ganhar: 1917
Quem pode surpreender: Ford vs. Ferrari
MINHA TORCIDA: Ford vs. Ferrari

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Quem deve ganhar: I'm Gonna Love me Again (Rocketman)
Quem pode surpreender: Into the Unknown (Frozen II)
MINHA TORCIDA: I'm Gonna Love me Again (Rocketman)

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
Quem deve ganhar: Learning to Skateboard in a War Zone
Quem pode surpreender: In the Absence
MINHA TORCIDA: In the Absence

Nenhum comentário:

Postar um comentário