segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Os vencedores do Oscar 2013


Foram entregues na noite deste domingo, pela Academia de Artes Cinematográficas dos Estados Unidos, os 24 prêmios do Oscar de 2013. Grande parte dos premiados já eram esperados, um fato que vêm ocorrendo nos últimos anos devido às premiações que antecedem a festa, e que acabam servindo como prévia.

Argo, dirigido pelo ator e diretor Ben Aflleck, confirmou seu favoritismo e se consagrou como melhor filme do ano. Porém, em número de prêmios conquistados, o grande vencedor da noite foi As Aventuras de Pi. A super produção levou para casa 4 troféus, incluindo a de melhor diretor para o taiwanês Ang Lee, que já tinha duas estatuetas em casa (uma de direção por O Segredo de Brokeback Mountain e outra de filme estrangeiro por O Tigre e o Dragão). Logo atrás, com 3 estatuetas, ficaram o próprio Argo e o musical Os Miseráveis.


O diretor Ben Aflleck segurando o troféu de melhor filme do ano.

Já o filme Lincoln pode ser considerado o grande "perdedor" da noite. O longa do diretor Steven Spielberg, que concorria em 12 categorias, e para muitos críticos era apontado como favorito ao título de melhor filme, saiu da cerimônia com apenas dois troféus. Entretanto, entre os indicados a melhor filme, apenas Indomável Sonhadora saiu de mãos abanando.


Ang Lee emocionado ao receber seu segundo troféu de melhor diretor.

Na categoria de melhor ator, conforme já era esperado, Daniel Day-Lewis conquistou sua terceira estatueta da carreira por Lincoln, tornando-se o ator mais premiado da história da academia. Já na de melhor atriz, o troféu ficou com a favorita Jennifer Lawrence, por sua atuação em O Lado Bom da Vida. Aliás, Lawrence acabou proporcionando uma das imagens mais inusitadas da premiação, ao cair de joelhos enquanto subia a escada para receber o prêmio das mãos de Jean Dujardin.

Na categoria de melhor ator coadjuvante, Christoph Waltz confirmou o favoritismo e levou seu segundo troféu pela atuação em Django Livre, do diretor Quentin Tarantino. A atriz vencedora do prêmio coadjuvante foi Anne Hathaway, de Os Miseráveis, o que também já era bastante esperado.

Os 4 vencedores nas categorias de atores e atrizes.

Como melhor roteiro original, deu o favorito Quentin Tarantino, que levou seu segundo troféu da categoria pelo brilhante Django Livre. Já em roteiro adaptado, o troféu foi para as mãos de Chris Terrio, por seu excelente trabalho em Argo.


Tarantino e seu segundo prêmio de melhor roteiro da carreira.

Na categoria de melhor filme estrangeiro também não houve surpresa, e o austríaco Michael Haneke finalmente levou para casa sua primeira estatueta da carreira com o filme Amour.


Já no mundo das animações, Valente, dos estúdios Pixar, levou o prêmio de melhor longa animado do ano e Paperman, do diretor John Kahrs, levou para casa o prêmio de melhor curta metragem.


Haneke e seu Amour levando o prêmio de filme estrangeiro.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, sem dúvida alguma, foi quando o elenco de Os Miseráveis subiu ao palco interpretando a música tema do filme. Para quem, assim como eu, se apaixonou pelo filme ao assistir, foi um presente e tanto.

Nas categorias técnicas, os destaques ficaram por conta de As Aventuras de Pi e Os Miseráveis. E uma curiosidade inusitada ocorreu na premiação de edição de som: houve empate entre A Hora Mais Escura e 007 - Operação Skyfall. A última vez que um empate ocorreu na premiação havia sido em 1968, na categoria de melhor atriz.

Abaixo vocês conferem a lista completa dos vencedores:




Jennifer Lawrence,
melhor atriz do ano.

Melhor filme: Argo, de Ben Aflleck

Melhor diretor: Ang Lee, por As Aventuras de Pi.

Melhor ator: Daniel Day-Lewis, por Lincoln. 

Melhor atriz: Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida.

Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz, por Django Livre

Melhor atriz coadjuvante: Anne Hathaway, por Os Miseráveis.
Day-Lewis e sua 3ª
estatueta da carreira.

Melhor filme estrangeiro: Amour, de Michael Haneke.

Melhor filme de animação: Valente, da Píxar.

Melhor roteiro original: Quentin Tarantino, por Django Livre.

Melhor roteiro adaptado: Chris Terrio, por Argo.

Melhor direção de arte: Lincoln.

Melhor fotografia: As Aventuras de Pi.


      
 Waltz e seu Oscar
de ator coadjuvante
Melhor figurino: Anna Karenina.

Melhor maquiagem: Os Miseráveis.

Melhor efeitos visuais: As Aventuras de Pi.

Melhor montagem: Argo.

Melhor edição de som: empate entre A Hora Mais Escura e 007 - Operação Skyfall.

Melhor mixagem de som: Os Miseráveis.

Melhor trilha sonora: As Aventuras de Pi.
Hathaway e seu prêmio
de atriz coadjuvante.

Melhor canção original: Skyfall, da cantora Adele, por 007 - Operação Skyfall

Melhor documentário: Searching for the Sugar Man, de Malik Bendjelloul.

Melhor documentário de curta-metragem: Inocente, de Andrea Nix Fine eSean Fine.

Melhor curta-metragem: Curfew, de Shawn Christensen.

Melhor curta-metragem de animação: Paperman, de John Kahrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário