domingo, 3 de fevereiro de 2013

Recomendação de Filme #02

                                             A Onda (Dennis Gansel) - 2008
                                                 


Minha segunda indicação de filme é esse verdadeiro êxito do cinema Alemão moderno. A Onda (Die Welle), do diretor Dennis Gansel, traz à tona algumas questões sociológicas e políticas, mostrando através de uma história verídica que a manipulação das massas não é algo assim tão complexo quanto se pensa.



Duas grandes perguntas que todos nós deveríamos fazer antes de assisti-lo é: "Como foi possível que uma ditadura como a de Hitler tenha obtido tamanha aceitação da população?" e "Seria possível acontecer isso novamente?". No filme, o professor Weiner Wenger (Jürgen Vogel) se vê obrigado a dar uma aula de autocracia para uma turma do Ensino Médio, mesmo que sua vontade fosse outra. Devido o desinteresse dos seus alunos pelo assunto, ele resolve iniciar um experimento que vai mudar para sempre a história de vida de cada um.

Weiner decide mostrar na prática o significado da autocracia e os ideais fascistas que tanto fizeram parte da história do país. Logo, ele propõe que a turma crie um grupo, onde ele seria líder, e os alunos seus subordinados. Os alunos criam um nome (A Onda), um uniforme e até mesmo um cumprimento exclusivo para esse grupo. Porém, aos poucos, essa prática acaba saindo do controle, e os alunos começam a usar a ideologia criada dentro da sala de aula nas ruas, descriminando quem não participa. Quando o professor descobre, acaba sendo tarde demais, resultando em um fato trágico.



O diretor Dennis Gansel fez um excelente trabalho, se pensarmos que o tema é um tanto delicado. A manipulação das massas, principalmente de jovens, é a grande questão do filme, que serve não só como um entretenimento cinematográfico, mas como uma crítica social. Além disso, ele ainda mostra a falta de sentido e de orientação de muitos do jovens e o quanto eles são capazes de fazer se escondendo atrás do "coletivo".

Um dos melhores filmes alemães da nova geração, A Onda deveria ser obrigatório, não só nas aulas de sociologia, mas também para qualquer um que ame a sétima arte. Uma verdadeira lição de cidadania e de como funciona a cabeça do ser-humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário