quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Crítica: A Parte dos Anjos (2012)


Produção recente do diretor Ken Loach, a comédia produzida no Reino Unido dá de dez nos filmes do mesmo gênero que temos visto ultimamente, com pitadas de humor pastelão, mas ao mesmo tempo com um roteiro inteligente.



Ambientado na Escócia, A Parte dos Anjos (The Angel's Share) brinca com os estereótipos locais (o sotaque, a paixão pelo álcool e até mesmo o tradicional Kilt) enquanto, ao mesmo tempo, apresenta problemas sociais com uma abordagem bastante sensível.


O protagonista da história é Robbie, muito bem interpretado pelo ator Paul Brannigan, que após se meter em uma série de delitos, é julgado e condenado a pagar horas de serviço comunitário na companhia de outros jovens delinquentes. Nesse ínterim, ele acaba conhecendo Harry, o supervisor do grupo, que tenta de alguma forma tirar esses jovens do buraco mostrando que a vida vai muito além daquilo que eles conhecem.



Harry é um apaixonado pela fabricação e destilação de uísque, e aos poucos, acaba introduzindo o grupo ao milionário mundo das bebidas e de seus degustadores e colecionadores famosos. O nome do filme é então explicado aos nossos olhos: A Parte dos Anjos é o que os Escoceses chamam a parte pequena que evapora dos barris antigos ao serem abertos. Seria o equivalente, no Brasil, a expressão "gole para o santo".


A partir de então, para sair do buraco em que suas vidas se encontram, o grupo planeja roubar uma pequena parte de um raro uísque que está sendo leiloado em um evento, para depois revendê-lo. O roteiro, apesar de bem construído, tem seus momentos não explicados, além de ser um tanto previsível. Porém, isso não o transforma em um filme ruim. Suas ótimas piadas e a sintonia entre os personagens ajudam a superar tais falhas técnicas.



Enfim, para quem gosta de uma comédia leve, não apelativa, e de enredo original com pitadas dramáticas, A Parte dos Anjos é uma ótima pedida. O filme deve estrear nos cinemas brasileiros nesse próximo dia 08 de março.


Nenhum comentário:

Postar um comentário