quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

10 Cinebiografias que valem a pena ser vistas.

O mundo do cinema está recheado de bons filmes biográficos. Desde músicos, escritores e diretores de cinema até militantes políticos, muitos já tiveram suas histórias contadas nas telas. Dentre todos que assisti, separei aqui os dez que mais me marcaram e que merecem ser assistidos por todos.


1. Amadeus (Milos Forman) - 1984


Dirigido pelo grande diretor Milos Forman, é uma das obras mais grandiosas que Hollywood já foi capaz de produzir sobre um artista. Vencedor do Oscar daquele ano, o filme conta a história do excêntrico Mozart, gênio da música clássica, e foca principalmente no seu "inimigo" número um, Salieri, que mesmo odiando Mozart e seu temperamento grosseiro, nutre uma enorme admiração pelo músico. Uma obra de encher os olhos do espectador com seus detalhes impecáveis, como a excelente caracterização dos personagens e, claro, com uma trilha sonora fantástica.

2. The Doors - Oliver Stone (1991)


Contando a história de uma das bandas mais influentes dos anos 60, mas focando principalmente em seu mentor Jim Morrison, The Doors é uma obra fascinante do diretor Oliver Stone. Além da trilha espetacular, outro ponto alto do filme é a atuação do Val Kilmer, que personifica Morrison de uma maneira tão perfeita, que as vezes até esquecemos de que se trata de um ator. Um filme para os amantes da música e principalmente da poesia de Morrison.


3. Milk - A Voz da Igualdade - Gus Van Sant (2009)


Dirigido por Gus Van Sant e estrelado pelo ator Sean Penn, Milk conta a história do político Harvey Milk, primeiro homossexual assumido a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos. O filme mostra toda sua trajetória, não deixando de lado o preconceito sofrido por Milk, incluindo ameaças de morte por conta de sua opção sexual. É um filme que, além de mostrar a vida do militante, mostra a luta por uma causa que até hoje é discutida.


4. Diários de Motocicleta - Walter Salles (2004)

O diretor brasileiro Walter Salles nos mostra em Diários de Motocicleta o lado humano (apesar de muitos contestarem a veracidade da história) do guerrilheiro Che Guevara (vivido brilhantemente por Gael García Bernal) durante sua viagem pela América do sul em cima de uma moto, na companhia do amigo Alberto Granado. Uma história que poucos conheciam, e que mostra o quanto essa viagem foi importante para que Che Guevara adquirisse seus ideais tão divulgados posteriormente.

5. Chaplin - Richard Attenborough (1992)


A vida de um dos maiores gênios do cinema é contada nesse filme de Richard Attenborourgh. A trama se passa desde a infância de Chaplin até a sua morte, mostrando suas várias aventuras amorosas e seus problemas com a justiça americana, que acabou expulsando-o do país. O ponto forte fica por conta, é claro, das cenas que mostram um Chaplin humano, criando, dirigindo e editando seus filmes. Robert Downey Jr. está impecável na caracterização do gênio, nessa que para mim, é a atuação da sua carreira.


6. Ed Wood - Tim Burton (1994)


Sem dúvida alguma se trata do melhor filme da parceria Johnny Depp - Tim Burton.  Conta a história de Ed Wood, diretor de cinema dos anos 50, que até hoje ostenta o título de "pior diretor do mundo" graças as suas excentricidades e falta de recusros. Numa atmosfera em Preto e Branco, para homenagear verdadeiramente os filmes do diretor, Tim Burton nos traz uma história envolvente e engraçada mostrando as dificuldades que Ed Wood tinha nas gravações e no trato com os atores.


7. Piaf - Um Hino ao Amor - Olivier Dahan (2007)


Contando a vida da cantora Edith Piaf, o filme é um retrato fiel da sua carreira e dos seus "excessos", que acabaram abalando sua vida pública. Marion Cotillard está perfeita na caracterização da cantora, e mereceu o Oscar de melhor atriz recebido da academia.



8 - Johnny e June - James Mangold (2005)



A história de Johnny Cash (vivido por Joaquin Phoenix), desde sua infância em uma fazenda até o início do seu sucesso é retratada fielmente nesse filme do diretor James Mangold. Sua juventude conturbada, em conjunto com sua personalidade forte, acaba fazendo com que Cash passe a ter uma vida de auto destruição até conhecer June (vivida pela Reese Whiterspoon), o grande amor da sua vida. 


9 - Frida (Frida) - 2002


Frida Kahlo foi um dos grandes nomes da arte no século 20. Conceituada como pintora, ela teve uma vida de excessos, principalmente de escândalos sexuais. O filme mostra os amores, as alegrias, as decepções e as dores de Frida (vivida pela atriz Salma Hayek), em um verdadeiro exemplo de superação e amor à vida.


10 - Cazuza - O Tempo Não Pára - 2004


Muita gente critica esse filme, mas eu sinceramente achei incrível. Mostrando toda trajetória do Cazuza, desde os tempos da adolescência transgressora, até seu começo no Barão Vermelho e por fim sua luta contra a Aids, o filme é um excelente retrato, não só do artista em questão, mas do comportamento da juventude brasileira dos anos 70 e 80. Daniel de Oliveira se caracteriza muito bem como Cazuza, e merece todos os elogios.



Então, tem algum filme do gênero que não está na lista e que você acha que merece destaque? Comente abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário