domingo, 26 de maio de 2013

Crítica: Chamada de Emergência (2013)



"911, qual sua emergência?". Ao falar essa frase, o profissional do serviço de emergência dos Estados Unidos deve estar preparado para ouvir de tudo, desde o sumiço de um cachorrinho de estimação até o mais cruel dos crimes, e essa pressão não deve ser nada fácil de suportar.



Em Chamada de Emergência (The Call), Jordan (Halle Berry) é uma dessas operadoras de chamadas. Em um dos seus atendimentos rotineiros, ela acaba recebendo a ligação de uma garota desesperada dizendo que sua casa foi invadida. Jordan a auxilia, mas por conta de um pequeno erro tudo acaba dando errado, e ela fica com isso na cabeça por anos.

Seis meses depois do ocorrido, Jordan está novamente na central de chamadas dando um treinamento aos novos atendentes e acaba tendo que pegar uma ligação por acaso. Do outro lado da linha está uma jovem apavorada, que diz estar presa no porta-malas de um carro depois de ter sido raptada num shopping local.



A partir daí, Jordan passa a reunir toda a equipe de policiais locais e a medir o máximo de esforços, na tentativa de rastrear o carro e prender o sequestrador. O ritmo do filme é frenético, o espectador mal tem tempo de respirar ou olhar pro lado. Tudo acontece rápido, mas não de forma atropelada. 

Infelizmente, o final deixa a desejar e acaba debilitando todo o trabalho inicial. Se pararmos para analisar tecnicamente, nos últimos 30 minutos percebemos uma avalanche de clichês que até então não haviam surgido na estória, com direito a um quase surreal e absurdo desfecho.




Chamada de Emergência é o típico filme que começa promissor, cambaleia no meio, e desanda ladeira abaixo no fim. Não é uma perda de tempo, mas também não é uma obra que eu veria uma segunda vez. Faltou originalidade.

2 comentários:

  1. nesse filme existem vários fatores que só são percebidos na segunda vez em que é assistido, como na foto do sequestrador com sua irmã em frente a antiga casa. Do lado da casa que fica o barulhento mastro com a bandeira dos estados unidos, significando que o porão ficava dentro da casa. Também tem um erro de português na sua publicação: se escreve história, e não estória

    ResponderExcluir
  2. Admiro filmes que tem essa perspectiva de trazer coisas novas numa segunda vista, se olhar de novo prestarei atenção. Sobre o "erro" de português, quando se trata de ficção, se escreve estória mesmo, pode procurar.

    ResponderExcluir