domingo, 30 de junho de 2013

Recomendação de Filme #23

A Outra História Americana (Tony Kaye) - 1998

Considerado um dos melhores filmes dos anos 90, A Outra História Americana (American History X) é o típico filme obrigatório na estante de qualquer amante do cinema. Tenso, impactante, e extremamente real, o filme aborda de forma crua o pensamento racista (principalmente o ideal nazista), que até hoje infelizmente se faz presente na mente de algumas pessoas.


Derek Vinyard (Edward Norton) é membro de uma família abalada pela perda precoce do pai, um bombeiro, que é baleado por marginais ao tentar apagar um incêndio em um bairro negro. O episódio só ajudou a incitar o seu ódio por negros e pelas minorias.

Ele acaba juntando amigos e se tornando líder de um grupo de Skinheads violentos, que prega de forma radical a disceminação racial e o preconceito contra imigrantes, humilhando-os verbal e fisicamente. Derek acaba virando referência para outros jovens brancos, que o idolatram e seguem seus ideais.


Em uma noite, Derek é avisado pelo irmão de que seu carro está sendo assaltado. Ao partir em disparada ele chega ao local e acaba matando o assaltante, que por coincidência é negro. O que ele não esperava, porém, era a chegada da polícia, que o carrega para a prisão, acusando-o de crime racial.

Ao adentrar no presídio, ele se aproxima de um grupo de brancos, mas se afasta ao constatar que eles traficam drogas, atitude na qual sempre foi contra. Porém, ao começar a trabalhar na lavanderia da prisão, Derek acaba fazendo amizade com um negro, e acaba descobrindo que ele tem na verdade, mais caráter do que grande parte dos seus conhecidos. Revoltados com a "traição", os antigos companheiros na prisão acabam dando "uma lição" em Derek.


Três anos depois Derek é liberado. Percebe-se claramente que o tempo na cadeia acabou mudando completamente seu pensamento. Todos os ideais que ele seguia caíram abaixo, e Derek tenta mostrar isso ao irmão mais novo. O que ele não esperava era a mudança no irmão, Danny, enquanto ele estava afastado. Danny acabou alimentando o mesmo ódio que Derek tinha anteriormente, trilhando seus caminhos na gangue local. O resultado de tudo isso é trágico, mesmo com Derek tentando reverter a situação.

O filme é estrelado brilhantemente por Edward Norton, na melhor fase da sua carreira (um ano após o sucesso Clube da Luta). Norton simplesmente rouba a cena, e é dono de uma das melhores atuações de todos os tempos. Aliás, o elenco inteiro é impecável, inclusive o jovem Edward Furling, que dá vida ao irmão de Derek.


A forma como o diretor nos coloca na mente de um neo-nazista, e a maneira que ele usa para disceminar sua ídéias, é de fato elogiável. O final é surpreendente, e choca por mostrar uma realidade muito distante do típico "final feliz".

Por fim, A Outra História Americana é um filme exemplar sobre o comportamento humano em defesa de suas ideologias, e principalmente sobre o forte impacto e poder que alguém pode possuir sobre os outros. Obra-prima.

Um comentário:

  1. Olá Rafael,

    apenas para informar nosso novo link:

    http://sonatapremieres.blogspot.com/

    Abraços da Equipe Sonata Première

    ResponderExcluir