sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Crítica: Gloria (2013)


Escolhido pelo Chile para representar o país no Óscar de melhor filme estrangeiro deste ano, Gloria (Gloria), do diretor Sebástian Lelio, é um filme extremamente sensível, e uma verdadeira lição de que, por mais que a vida não lhe dê motivos para sorrir, ela ainda vale a pena ser vivida.


A personagem que dá nome ao filme, interpretada brilhantemente pela atriz Paulina Garcia, é divorciada, tem 58 anos de idade, e acompanha seus filhos adultos se afastarem cada dia mais ao irem viver naturalmente com seus filhos e maridos/esposas. Porém, ela não quer envelhecer em casa, sozinha, e por isso passa seus dias indo a bailes da terceira idade, buscando neles uma nova chance de ser feliz.

Numa dessas festinhas, sempre regadas a música brega e dançante, ela conhece Rodolfo (Sergio Hernández), um senhor recém separado, com quem cria um forte vínculo desde o começo. Após o primeiro encontro, os dois começam a se ver constantemente, de onde surge uma história de amor pueril e quase adolescente. Juntos, eles se divertem, conversam sobre diversos assuntos, recitam poemas, e criam planos para o futuro.


Achei bacana mostrar também, sem ser nem um pouco apelativo, o sexo entre os dois. É tudo filmado com muita naturalidade, mostrando que não é porque as pessoas envelhecem que elas perdem o desejo. Pelo contrário, inclusive.

Após um período de extrema felicidade onde parece que nada pode dar errado, as coisas começam a sair dos eixos. A crise tem início em uma festa da família de Gloria, onde seu ex-marido está presente. Por estar no meio dos familiares, Gloria acaba deixando Rodolfo de lado, e ele foge do local sem dar nenhuma explicação. 

Outro ponto que estraga a relação, é o fato dele ser ainda muito apegado à família, se preocupando mais do que deveria com a ex-mulher e a filha. Após uma briga, Rodolfo convida Gloria para uma viagem paradisíaca, numa tentativa de reatar as coisas. Porém, é justamente onde as coisas pioram.


O filme faz um apanhado dos sentimentos típicos dessa idade, onde as pessoas passam a analisar suas vidas com cautela, fazendo um levantamento do que foi bom e do que não foi. Aquela velha percepção de que o tempo passou rápido pelos olhos, deixando apenas lembranças boas, unida às mudanças e as reviravoltas que ocorrem na vida. No meio de tudo, porém, o amor ainda sobrevive, e pode ser tão forte quanto em qualquer outra idade.

O filme traz também uma inteligente crítica social sobre a situação do Chile. Uma discussão sociológica na mesa de jantar expõe todas as ideias do diretor, numa mensagem direta ao espectador. O enredo é brilhante, e tem espaço até para algumas cenas engraçadas. A trilha sonora também é fantástica, com direito a Tom Jobim cantado em Espanhol e Rita Lee.



Agora, que personagem maravilhosa essa Gloria. Poucas vezes simpatizei tanto com uma atriz em cena quanto com Paulina Garcia. Dá para dizer que o filme é dela! Ela ri, chora, se emociona, goza, se irrita, tudo apenas com o olhar, ou com pequenos gestos. Ela personifica com maestria essa personagem enigmática, chega de dúvidas, mas com disposição e vontade de viver. Seu prêmio de melhor atriz no último Festival de Berlim foi mais que merecido.

Por fim, mais uma vez o cinema latino mostrando sua força e sua qualidade, e foi realmente uma pena o fato do filme não ter ficado entre os finalistas do Óscar. Que a indicação tenha servido, pelo menos, para que ele seja mais conhecido do público, pois merece.


3 comentários:

  1. Oi! Adoro seu blog! Mas como vc encontra tantos filmes bons?? Preciso desta dica!! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, obrigado pelo elogio!! Escrevo sobre isso porque gosto demais, e é muito bom quando alguém reconhece.

    Em segundo lugar, posso te passar alguns dos sites que mais baixo esse tipo de filme. Pode pesquisar os nomes no google, que tu vai encontrar uma série de boas opções. Tem o "Laranja Psicodélica", o "Sonata Premiere", o "Cinema Cultura" e o "Consumindo Downloads". Para filmes mais "populares", tem o "O Melhor da Telona", com boas opções (principalmente agora em época de Óscar).

    Abraço, e seja sempre bem-vindo!

    ResponderExcluir
  3. É, frequentemente entro no melhor da telona! Acho tão bacana a proposta do site, filmes bons legendados e diria que, quase todos, com uma ótima qualidade! Os que baixo em avi assisto no home, e os que baixo em rmvb assisto no ipad msm! Seu blog me influencia com escolhas, após assistir aos filmes, leio sempre suas críticas. Parabéns pelo blog, já se encontra na minha lista de favoritos!

    ResponderExcluir