sexta-feira, 23 de maio de 2014

Crítica: 7 Caixas (2014)


Maior bilheteria da história do cinema Paraguaio e vencedor de diversos prêmios internacionais, 7 Caixas (7 Cajas), do diretor Juan Carlos Maneglia, é o exemplo mais recente de que o cinema latino-americano vem numa crescente de qualidade como nunca visto antes, mesmo utilizando poucos recursos.


A trama acompanha Victor (Celso Franco), um jovem que trabalha carregando compras dos clientes no seu carrinho em um grande mercado público na cidade de Assunção. O local é conhecido por ter diariamente uma grande concentração de pessoas, misturando feira livre com camelódromo, e ocupa vários quarteirões da cidade.

Apesar da pobreza, Victor não deixa de ser um sonhador. Numa televisão do local ele assiste a filmes americanos de ação e se imagina aparecendo um dia na telinha. Quando sua irmã mostra a ele um novo celular com câmera filmadora embutida (em 2005 isso era uma grande novidade tecnológica) seus olhos brilham, e ele deseja ter um para poder gravar seus próprios vídeos.


Durante um dia normal de trabalho, Victor recebe uma proposta inusitada: carregar sete caixas sem saber do conteúdo que existe dentro delas. As caixas estavam no fundo de um açougue, e a sua missão é dar uma volta com elas até que a polícia desocupe o local, que está sendo investigado. Em troca, lhe é prometida uma nota de 100 dólares. O que ele não esperava é que a partir de então sua vida iria se transformar num verdadeiro filme policial, assim com aqueles que ele adorava assistir.

Assim como o protagonista, nós espectadores também não sabemos o que há nas tais caixas, e quando descobrimos, percebemos junto com ele que o caso é muito mais sério do que se poderia imaginar. Por causa dessas caixas, ele e sua amiga Liz passam a correr perigo, sendo perseguidos por três grupos diferentes: pela polícia, que suspeita do conteúdo da caixa, por um grupo de carreteiros rivais, que acreditam que dentro delas há uma enorme quantia em dinheiro, e pelos contratantes do transporte (o dono e os funcionários do açougue), que as querem de volta pelo conteúdo real.


Mesmo sendo um filme duro e inquietante, ele tem espaço para o bom humor, utilizado em algumas cenas de forma inteligente. A posição da câmera e a trilha sonora frenética faz o filme ter um ritmo alucinante, criando um clima de tensão que sobrevive até o minuto final. O enredo por si é muito bem construído, dando espaço para as excelentes atuações vindas principalmente de atores semi-profissionais e amadores.

Ao meu ver, a única coisa que não se encaixou foi a história das mulheres que trabalham quase como escravas em um restaurante de orientais. A intenção do diretor talvez tenha sido mostrar o quanto as pessoas são capazes de se submeter em troca de dinheiro para o sustento, mas achei meio deslocado, mesmo tendo algumas cenas aproveitáveis.



Apesar de possuir clichês americanos, não dá para dizer que não se trata de um filme inovador. Podemos enxergar essas semelhanças com o cinema do norte como uma espécie de sátira aos filmes feitos por lá, mas com toques regionais e uma ironia própria. Com tamanha originalidade, ainda há quem ouse dizer que do Paraguai só saem coisas falsificadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário