sexta-feira, 30 de maio de 2014

Crítica: Vivir es fácil con los ojos cerrados (2013)


A vida pode ser complicada, difícil, e por vezes desgastante, mas isso jamais deve ser motivo para desanimar. A luta por algum sentido na vida e a realização dos sonhos são, superficialmente, o que move o enredo desse novo filme do diretor David Trueba, cujo nome se refere a uma famosa frase cantada por John Lennon.



Estamos na Espanha, em plena ditadura de Franco. Nesse contexto vive Antônio (Javier Cámara), um simpático professor de inglês que dá aulas para as crianças usando uma influência peculiar: as canções dos Beatles, de quem ele é um fã incondicional. Mais do que a simples apreciação das músicas do grupo, Antônio possui uma paixão incomensurável por John Lennon, o compositor e intérprete de boa parte delas.

Ao descobrir que o cantor irá gravar um filme na cidade de Almería, relativamente perto de onde ele mora, Antônio resolve pegar o carro e partir rumo ao local para finalmente ver de perto o seu grande ídolo. No caminho ele acaba encontrando Belén (Natalia de Molina) e Juanjo (Francesc Colomer), dois jovens que estão fugindo de suas vidas frustantes.



Belén, de 21 anos, está fugindo de uma instituição católica, onde foi internada pelos pais após ter ficado grávida. O jovem Juanjo está fugindo de casa e da sua família conservadora, depois de ter se cansado das repressões do pai que implicava com seu comportamento e seu cabelo comprido. A personalidade de ambos se contrasta com a de Antônio, que com seu modo quase infantil e uma pureza única no coração, é de fato encantador. Para ele a vida é como as músicas dos Beatles, as vezes alegre, as vezes melancólica, e é com essa disparidade de sentimentoe qele vai levando a vida, tentando sempre manter o sorriso no rosto. 

Javier Cámara, que é conhecido principalmente por seus papéis cômicos em filmes de Almodóvar, traz um personagem sério e tem aqui uma de suas melhores atuações. Os jovens também mostram qualidade, sendo boas surpresas. O enredo é diferente, original, e fica ainda mais interessante quando descobrimos se tratar de uma história real. Na conversa que teve com Lennon, Antônio teria reclamado que os discos não vinham mais com as letras das músicas impressas, e a partir daquele ano, todos os discos dos Beatles vieram com essa característica. Verdade ou mito? Cabe a nós acreditar ou não.


Vencedor de 13 prêmios Goya, incluindo melhor filme e melhor direção, o "road movie" espanhol chama a atenção principalmente pela simplicidade. Com boas paisagens, bons diálogos e boas atuações, é certamente um dos filmes mais bacanas dos últimos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário