sábado, 12 de outubro de 2013

10 crianças adoráveis do cinema que você talvez não conheça.

O dia das crianças chegou, e para comemorar a data fiz uma lista com 10 pequenos que (talvez) vocês nunca tenham visto em cena, mas que deveriam. Simpáticos e adoráveis, essas crianças encheram a tela de graça e delicadeza, atuando melhor do que muitos adultos por aí. Enfim, confira.

1. Valentín (Rodrigo Noya), de Valentín (2003)
Valentín é um menino de nove anos que vive com a avó, já que o pai é bastante distante por conta do trabalho e a mãe foi embora sem nunca mais retornar. Ele passa os dias entre brincadeiras com a avó e o sonho eterno de ser astronauta, até que seu pai arruma uma nova namorada e ele enxerga nela uma nova mãe.


2. Nicolau (Maxime Godart), de O Pequeno Nicolau (2010)
Nicolau leva uma vida tranquila de criança, sendo amado por seus pais e com diversos amigos. Um dia ele se surpreende com uma conversa de seus pais, que faz com que acredite que sua mãe está grávida. O garoto entra em pânico, acreditando que com a vinda do novo bebê, ele deixará de ter a atenção dos pais e será abandonado.

3. Addie Loggins (Tatum O'Neal), de Lua de Papel (1973)
Em 1936, após a morte da mãe, Addie fica sobos cuidados de Moses Pray (Ryan O'Neal), um vendedor de bíblias que na verdade é um tremendo vigarista. Aos poucos Moses descobre que Addie é uma menina bem precoce e articulada para a idade, e os dois passam a organizar os golpes juntos.

4. Mirco (Luca Capriotti), de Vermelho Como o Céu (2006)
Mirco é um garoto de 10 anos apaixonado por cinema. Certo dia, por conta de um acidente doméstico, ele acaba perdendo a visão, e vai parar numa escola especializade para deficientes visuais. Lá, descobre um velho gravador, onde começa a gravar suas próprias histórias sonoras.

5. Ishaan Awashti (Darsheel Safary), de Como Estrelas na Terra (2007)
Ishaan é um garoto tímido de nove anos, que tem poucos amigos. Ao mesmo tempo, ele apresenta uma série de dificuldades na escola, tendo sido reprovado várias vezes. Os pais decidem colocá-lo num internato, e apesar de enfrentar regras rígidas e se sentir cada vez mais solitário, lá ele conhece o professor Nikumbh, que descobre que o garoto tem dislexia e acaba dando um novo rumo pra vida do menino.

6. Ludovic Fabre (Georges Du Fresnes), de Minha Vida Cor de Rosa (1997)
Ludovic é um menino que acredita que deveria ter nascido menina, e que desde pequeno veste roupas femininas, principalmente rosa. O filme foca no preconceito que ele sofre, principalmente dos adultos, que o vêem como uma aberração e tentam impedir os filhos de chegarem perto.

7. Jojo (Rick Lens), de Kauwboy (2012)
Jojo, de 10 anos, tem uma família complicada. Seu pai sofre com graves mudanças de humor, e sua mãe é ausente. Certo dia, o menino encontra um pequeno pássaro e leva o animal para casa, mesmo com o pai sendo contra. Aos poucos, a relação dele com o animal se torna especial, enquanto ele sonha com uma reaproximação com o pai.

8. Miguel (Roger Príncep), de Pássaros de Papel (2010)
É a história de um grupo de artistas de teatro que ficou sem nada depois da guerra. Entre eles está o garoto Miguel, que forma com osoutros uma família curiosa, que tenta viver cada dia do jeito que pode, com desgraas e alegrias, com o incentivo da música e de suas canções.

9. Stella (Léora Barbara), de Stella (2008)
Stella é uma jovem de 11 anos que vive com os pais no subúrbio operário de Paris, onde seus pais possuem um bistrô. A menina é matriculada em uma famosa escola da cidade, onde conhece Gladys, filha de intelectuais argentinos. Através dessa amizade, a menina conhece um mundo novo, diferente de tudo que conhecia até então. 

10. Anna de La Mesa (Nina Kervel-Bay), de A Culpa é do Fidel (2006)
Anna tem 9 anos, mora em Paris, e vive uma vida regrada etranquila. Em 1970, a prisão e amorte de um tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, os pais de Anna estão diferentes, e a vida familiar muda completamente com o engajamento político, e mudança para um apartamento menor, e a visita de amigos estranhos e barbudos. A menina, aos poucos, começa a ter uma nova compreensão do mundo que a rodeia.

Um comentário: