sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Crítica: Os Suspeitos (2013)


Ao ler a sinopse, não me deu vontade alguma de ver esse filme, até porque não sou fã do gênero. Porém, bastou olhar o nome de Denis Villeneuve na direção para que eu logo mudasse de ideia. Seu último filme, Incêndios, é o tipo de obra que faz você querer ver qualquer trabalho posterior do cineasta, e por isso mesmo resolvi largar tudo para ver o quanto antes este que vem sendo um dos longas mais elogiados pela crítica este ano.


Os Suspeitos (Prisoners) entra para a lista dos filmes mais complexos e inteligentes que já tive a oportunidade de assistir, assim como seu trabalho anterior já havia sido, apesar das estórias serem completamente diferentes. O começo da trama no entanto é bem simples: um casal de amigos está comemorando o dia de ação de graças, e enquanto conversam na sala de estar suas duas filhas pequenas brincam no pátio de casa. Quando vão chamar as meninas para dentro eles reparam que as duas sumiram sem deixar qualquer sinal. O único suspeito? O motorista de um trailer que estava estacionado na frente da casa vizinha.

Keller Dove (Hugh Jackmann) e Franklin Birch (Terrence Howard), os pais das garotas, resolvem chamar a polícia para ajudá-los na busca. Liderados pelo detetive Loki (Jake Gyllenhaal), a equipe encontra o trailer e prende seu motorista, o jovem Alex Jones (Paul Dano), que logo passa a ser o suspeito número um do crime.


Porém, a falta de provas contra Alex acaba impedindo que ele continue sob custódia, principalmente quando fica evidente a todos que ele não é nem um pouco avançado intelectualmente, tendo uma mente de um menino de 10 anos. Sua soltura revolta os pais, principalmente Keller, que num ato impulsivo resolve sequestrar o garoto, mantendo-o como seu prisioneiro particular com direito a fortes requintes de crueldade e tortura.

Essa questão moral é abordada fortemente a partir de então. É certo fazer justiça com as próprias mãos? Ao mesmo tempo, a cada dia que passa, as pistas parecem ser mais escassas e o que antes era uma certeza passa a ser uma dúvida: será que Alex é mesmo o responsável pelo sumiço das crianças? A dúvida é enlouquecedora, e como é costume no seu estilo narrativo, Villeneuve vai preenchendo as lacunas aos poucos, com pequenos dados que prendem o espectador até o fim das suas duas horas e meia de duração.


O elenco simplesmente parece ter sido escolhido a dedo. Hugh Jackmann novamente provando que evoluiu e muito na carreira, em mais uma atuação que pode lhe render uma indicação ao Óscar. Jake Gyllenhaal é outro que traz, talvez, a melhor atuação da sua carreira. O único ponto negativo nessa questão é o fraco aproveitamento que o enredo faz das personagens femininas, vividas por Maria Bello e Viola Davis. Nas cenas em que apareceram, ambas foram impecáveis, mas infelizmente foram escassas.

Em uma espiral de sensações, Os Suspeitos talvez seja um dos melhores suspenses dos últimos anos. Não é perfeito, e possui seus defeitos gritantes, mas chama atenção principalmente pela fuga total de qualquer espécie de clichê, com uma trama original e imprevisível. O canadense Denis Villeneuve (gravem esse nome!) ainda promete muito daqui para a frente, e esse foi apenas o seu primeiro filme gravado em solo americano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário