terça-feira, 31 de dezembro de 2013

As 10 maiores decepções cinematográficas de 2013.

Assim como 2013 foi um ano cheio de bons filmes, também foi um ano de muitas decepções. Muitos filmes que eu esperava com ansiedade, se mostraram bem abaixo do que prometia após serem lançados.

O campeão do ano é certamente o novo filme do espanhol Pedro Almodóvar, o tão aguardado Os Amantes Passageiros. O filme é muito ruim, de verdade. E a decepção é maior ainda por ser de Almodóvar, um dos principais diretores de cinema da história. Em seguida tem o brasileiro Colegas, que surpreendentemente venceu o prêmio principal do Festival de Gramado do ano passado, numa tentativa de mostrar jovens com Síndrome de Down em um "road movie" que acabou em fracasso, sendo bastante caricato e imbecil.

Já o restante da lista, vocês conferem logo abaixo.

1. Os Amantes Passageiros - Pedro Almodóvar

A espera pelo novo filme do espanhol Pedro Almodóvar foi tão grande quanto a decepção que ele trouxe ao ser lançado. Tido como um retorno do diretor aos seus filmes dos anos 80, Os Amantes Passageiros acaba sendo uma comédia que não faz rir, e um verdadeiro desastre em termos de direção e roteiro.

2. Colegas - Marcelo Galvão

Principal vencedor do Festival de Cinema de Gramado, Colegas chamou minha atenção e me fez ficar curioso para assistir. No entanto, bastaram poucos minutos para que essa curiosidade se transformasse em decepção. O longa, que mostra um grupo de jovens com Síndrome de Down em uma aventura de carro, é extremamente caricato e imbecil, e na tentativa de homenagear as pessoas "especiais", acaba sendo um tiro n'água.


3. O Grande Gatsby - Baz Luhrmann

O exagero estético de Baz Luhrmann faz com que essa versão do clássico literário de F. Scott Fitzgerald seja rico e exuberante, mas com um enredo extremamente vazio, que não convence. Nem a atuação firme de Leonardo DiCaprio consegue salvar o filme de seruma perda de tempo épica.

4. Kick-Ass 2 - Jeff Wadlow

Não sou um admirador de filmes com super-heróis, mas Kick-Ass me foi uma grata surpresa quando lançado em 2010. Os super-heróis da vida real cativaram um público ávido por histórias originais nos cinemas, e foram um grande sucessona época. Porém, sua sequência foge bastante do espírito do primeiro, e acaba sendo um filme bastante pobre de conteúdo.


5. Amorosa Soledad - Martín Carranza e Victoria Galardi

Surpreende que do excelente cinema argentino tenha saído uma obra tão rasa e sem sal. Inés Efron está um verdadeiro porre no papel de Soledad, uma moça que é abandonada pelo namorada e passa o resto do filme inteiro chorando e irritando quem tá assistindo.


6. Um Estranho no Lago - Alain Guiraudie

Depois de ser escolhido pela revista francesa "Cahiers du Cinéma" como o melhor filme de 2013, Um Estranho no Lago me despertou interesse. No entanto, apesar de ser descrito como um suspense policial, não passa de um pornô gay sem conteúdo. Muitos filmes sobre a temática gay foram lançados em 2013, alguns muito bons, mas esse brincou com nossa inteligência. Apelativo ao extremo, buscou agradar, através do corpo nu dos atores e das cenas de sexo explícito, um público muito específico.


7. Caça aos Gângsteres - Ruben Fleischer

Um ótimo exemplo de que um excelente elenco não faz um filme ser bom sozinho. Mesmo contando com Ryan Gosling, Sean Penn e Emma Thompson, o filme se perde em um enredo mal conduzido e atuações fracas (sim, até mesmo de Sean Penn), na tentativa de fazer um filme de máfia moderno.

8. Anna Karenina - Joe Wright

Nas questões técnicas, como cenários e figurino, o filme é impecável. No entanto, a  nova adaptação do romance de Tolstói não é nem um pouco envolvente, e chega a ser até mesmo difícil de engolir. O tipo de filme que é lindo, porém chato. Em poucas palavras, uma perda de tempo.

9. Universidade Monstros - Dan Scanlon

O filme não é ruim, mas poderia ser bem melhor. Monstros S.A., lançado em 2001, é até hoje uma das melhores animações criadas, mas como o cinema americano parece ter um TOC de lançar sequências desnecessárias, Universidade Monstros acaba deixando muito a desejar em relação ao primeiro. Por esse motivo, a expectativa inicial sobre ele acaba não sendo satisfeita.

10. Faroeste Caboclo - René Sampaio


Eu sempre ouvi a música de Renato Russo imaginando como seria se a história fosse contada nos cinemas. Para minha surpresa, em 2012 foi anunciado o início das gravações de Faroeste Caboclo, com o diretor René Sampaio. Primeiramente, o longa não é ruim. O que me decepcionou, no entanto, foram as escapadas que o enredo deu em relação a música, que deixou de lado principalmente a questão social que Renato Russo trazia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário