quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Os 10 Melhores Filmes de Steven Spielberg

O diretor, roteirista e produtor Steven Allan Spielberg completa 67 anos nessa quarta-feira. Dono de uma das carreiras mais brilhantes da história do cinema, que já lhe rendeu três Óscars (dois de melhor filme e um de melhor diretor), Spielberg surgiu junto com a Nova Hollywood, movimento do final dos anos 60 que mostrou para o mundo nomes como Francis Ford Coppola, Brian de Palma, Martin Scorsese, entre outros.

Conhecido pela versatilidade, Spielberg já filmou em quase todos os gêneros existentes no mundo cinematográfico. Isso explica o fato do diretor ter o maior número de filmes na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos, feita pela American Film Institute.

Confira abaixo uma lista com aqueles que, para mim, são os 10 melhores trabalhos do diretor.

1. Amistad (1997)

Amistad conta a história real de um grupo de escravos negros que conseguiu se soltar das amarras e tomar conta do navio que os levava para os Estados Unidos. Após serem capturados pela polícia americana, eles passam a ter de lutar na justiça pelo direito de liberdade, contando com a ajuda de um competente advogado (Matthew McConaughey) e do ex-presidente dos Estados Unidos, John Quincy Adams (Anthony Hopkins). O longa choca pela veracidade das cenas de tortura, ao mostrar toda maldade que ocorria nesse período escravocrata.

2. A Lista de Schindler (1993)

A Lista de Schindler conta a história do empresário alemão Oskar Schindler, e de como ele conseguiu salvar a vida de mais de mil judeus durante o holocausto, empregando-os na sua fábrica de panelas. Baseado no livro de Thomas Keneally, o longa é considerado por muitos como o melhor trabalho já feito nos Estados Unidos. Arrebatador, é um filme triste mas que ainda assim carrega uma esperança no ser-humano. Foi responsável pelo primeiro Óscar de Spielberg como diretor, além de levar o prêmio de Melhor Filme.

3. A Cor Púrpura (1985)

Outro filme de Spielberg que aborda o período da escravidão, A Cor Púrpura talvez seja o mais triste retrato dessa época. Ele conta a história de Cellie, uma jovem de 14 anos que tem dois filhos após ser violentada pelo próprio pai. Tudo piora quando ela é separada dos filhos para viver como escrava, e sua única comunicação com o mundo exterior passa a seras cartas que ela escreve para sua irmã Nettie, uma missionária na África.

4. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Tido como um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos, ele é ambientado durante a batalha da Normandia, ocorrida na Segunda Guerra Mundial. O capitão John H. Miller (Tom Hanks) e mais sete homens são designados para salvar o único sobrevivente dos quatro irmão Ryan, após um ataque na Praia de Omaha. O filme rendeu o segundo Óscar de Melhor Diretor para Spielberg.

5. E.T - O Extraterrestre (1982)

Um dos filmes mais emblemáticos e agradáveis do cinema, E.T -O Extraterrestre lotou as salas dos cinemas no começo dos anos 80, sendo até hoje uma das maiores bilheterias da história. Primeira aventura de Spielberg no mundo da ficção científica, nele acompanhamos um garoto que faz de tudo para salvar um extraterrestre que caiu na terra das mãos do serviço secreto americano.

6. Tubarão (1975)

Quando um tubarão aparece numa praia aterrorizando os banhistas, a equipe de policiais da região começa uma busca para matar o perigoso animal. Apesar do tubarão assassino só aparecer inteiro no final do filme, o clima de tensão é presente durante todo o filme, que é considerado o primeiro grande sucesso de Spielberg, e um dos mais marcantes da história do cinema.


7. A.I - Inteligência Artificial (2001)

Herança de Stanley Kubrick, Spielberg já pegou o projeto quase pronto, só faltava filmar. Baseado em um conto de Brian Aldiss, o filme aborda a possibilidade de criação de máquinas com sentimentos, robôs quase humanos, e trata-se de um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. 

8. Prenda-me Se For Capaz (2002)

O filme conta a história do famoso falsário Frank Abagnale Jr., que nos anos 60 conseguiu ganhar milhões de dólares se passando por médico, advogado e até mesmo piloto de aeronaves. Seu principal crime era a falsificação de cheques, e ele era tão bom nisso, que o FBI passou a procurar sua ajuda para prender outros falsificadores.

9. Cavalo de Guerra (2012)

Ted Narracot é um ex-herói de guerra, que junto da esposa e do filho, batalha para sobreviver numa fazenda alugada, propriedade de um milionário sem escrúpulos. Cansado da arrogância do senhorio, decide enfrentá-lo em um leilão e compra um cavalo, que se mostra sem aptidão nenhuma para os serviços de aragem da terra. Seu filho, porém, estabelece uma conexão com o cavalo, e consegue com muito treino, que ele se torne um cavalo útil para o trabalho. No entanto, com o advento da guerra, ele é obrigado a se alistar, e acaba reencontrando o cavalo muito tempo depois, numa situação inesperada.

10. Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Com uma das ideias mais originais já vistas no cinema, Jurassic Park foi um dos primeiros filmes americanos a dispor de grandiosos efeitos, que foram responsáveis pela recriação perfeita dos dinossauros. O longa, que mostra a criação de um parque onde humanos podem conviver com dinossauros criados em laboratório, foi vencedor de 3 óscares, todos em categorias técnicas, e é um marco do cinema moderno americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário