terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Os 20 melhores filmes lançados no Brasil em 2013.

O final do ano vai chegando, e começam a aparecer nos sites de cinema especializados as mais variadas listas de melhores do ano. Pode-se dizer que 2013 foi um ano incrivelmente produtivo ao cinema, e eu particularmente estou contente de ter presenciado tantos filmes bons sendo lançados.

No mundo dos filmes milionários, destaco o musical Os Miseráveis, de Tom Hooper, o faroeste Django Livre, de Quentin Tarantino, o drama Capitão Philips, de Paul Greengrass, e o excelente Gravidade, de Alfonso Cuarón. Os dois primeiros foram lançados já no início do ano, e chegaram a concorrer no Óscar de 2013. Já os dois últimos, são fortes concorrentes na próxima premiação, em março.

Em menor escala, teve os excelentes O Lugar onde Tudo Termina, com Ryan Gosling, e Rush - No Limite da Emoção, de Ron Howard, o drama O Mordomo da Casa Branca (The Butler), e até mesmo o surpreendente terror Invocação do Mal, de James Wan. Além disso, 2013 marcou o retorno de diretores conceituados, como o do controverso William Friedkin (de O Exorcista), com Killer Joe - Matador de Aluguel, de Dennis Villeneuve (de Incêndios), com Os Suspeitos, e de Steven Soderbergh com Terapia de Risco e Minha Vida com Liberace. O cinema independente americano no entanto foi pouco produtivo, mas ainda assim trouxe boas obras como Muito Barulho por Nada, Frances Ha, e Disconnect.

Já o cinema europeu poucas vezes foi tão produtivo como nessa temporada. Destaco primeiramente a volta de dois diretores consagrados, Giuseppe Tornatore com o luxuoso A Melhor Oferta e Costa-Gavras com O Capital. Outro destaque fica por conta do polêmico drama de Abdellatif Kechiche vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Azul é a Cor Mais Quente. Além desses, foram lançados outros filmes excelentes, como o dinamarquês A Caça, o espanhol Branca de Neve, o alemão A Garota das Nove Perucas, o italiano A Bela que Dorme e o inglês Trem Noturno Para Lisboa.

Para o Brasil, 2013 só veio a provar o crescimento do cinema feito no país. Não apenas com o recorde de bilheteria, mas como também na qualidade das obras. Alguns bons nomes foram lançados como o pernambucano O Som ao Redor, escolhido para nos representar no próximo Óscar, os dramas A Busca e Serra Pelada, o biográfico Somos Tão Jovens, sobre o cantor Renato Russo, e o documentário Elena. Destaco ainda O Tempo e o Vento, adaptação do clássico de Érico Veríssimo dirigido por Jayme Monjardim (de Olga), que fez sucesso principalmente na região sul do país.

O cinema latino, como sempre, também rendeu bons frutos nesse ano que passou. Entre os destaques ficaram os argentinos O Ultimo Élvis e Tese Sobre um Homicídio, o uruguaio Las Acácias, e o mexicano Depois de Lúcia. Fecho a lista destacando o sul-coreano Pieta, de Kim Ki-duk, que é um dos melhores filmes orientais que já tive a oportunidade de assistir. Enfim, entre todos os nomes citados acima, resolvi criar minha própria lista com os 20 melhores, em forma de retrospectiva. Confira abaixo, e comente.

20º Muito Barulho por Nada (Much Ado About Nothing) - Joss Whedon

O diretor de Os Vingadores, Joss Whedon, surpreendeu a todos com essa adaptação moderna do clássico de Shakespeare. Totalmente diferente do seu filme anterior, ele usou de simplicidade para contar a engraçada estória cheia de desencontros e mal-entendidos, usando os diálogos originais da peça. Filmado em apenas 12 dias na sua própria casa, e com amigos no elenco, o filme em preto e branco é realmente uma grata surpresa.

1 Branca de Neve (Blancanieves) - Pablo Berger

Adaptação contemporânea do clássico infantil, Branca de Neve aborda a vida de uma jovem que viveu a vida toda com uma madrasta e que, decidida a mudar de vida, resolve se aventurar pelo país como toureira. Tudo remete ao clássico, mas num cenário atual, como fato dela ser acolhida por sete anões toureiros que fazem apresentações para o público. Lançado no Brasil em julho, o filme é uma grata surpresa advinda do cinema espanhol.

18º Frances Ha (Frances Ha) - Noah Baumbach

Uma pérola do cinema independente americano, Frances Ha chama a atenção pela simplicidade do enredo, pela trilha sonora fantástica, e por flertar explicitamente com a já extinta Nouvelle Vague francesa. O filme aborda a vida de Frances, assistente de uma companhia de dança que sonha em ser uma dançarina de sucesso, mas não possui talento para tanto. Um verdadeiro retrato daquela fase da vida em que não sabemos bem o que queremos, mas vamos seguindo a vida, tentando de tudo.

1 Killer Joe - Matador de Aluguel (Killer Joe) - William Friedkin

O controverso diretor William Friedkin, conhecido principalmente pelos clássicos O Exorcista e Parceiros da Noite, voltou em grande estilo às telas de cinema, de onde estava afastado desde 2006. Killer Joe conta a história do detetive Joe (Matthew McConaughey), que também é um assassino de aluguel. Contratado por um jovem para matar sua mãe, que teria roubado sua droga, Joe aceita sob a condição de ter a irmã do garoto como "garantia sexual" até o dia do pagamento.

1 Pietá (Pieta) - Ki-duk Kim

O filme começa nos apresentando a Kang-Do, um homem inescrupuloso que ganha a vida cobrando clientes de agiotas, de forma desleal. Vivendo solitário, certo dia ele é surpreendido com a visita de uma mulher, que aparece dizendo ser sua mãe biológica. Ele não acredita e no início passa a maltratá-la fisica e psicologicamente. Tudo isso vai criando uma teia que leva o filme a um final chocante.

15º O Que Traz Boas Novas (Monsieur Lazhar) - Philippe Falardeau

Depois que uma professora do primário se suicida em plena sala de aula, enquanto os alunos brincam no intervalo, o clima é de pavor e desespero entre todos. Para substitui-la, a escola contrata o professor Bachir Lazhar, que além de lidar com o preconceito dos colegas por ser Argelino, tem a difícil tarefa de apaziguar os ânimos das crianças, que vivem o luto sem entenderem bem o que ocorreu.

14º A Melhor Oferta (La Migliore Offerta) - Giuseppe Tornatore

O consagrado diretor italiano Giuseppe Tornatore voltou em grande estilo aos cinemas. A Melhor Oferta traz uma fotografia luxuosa, e aborda a história de um amante por obras de arte que se envolve numa trama cheia de suspense após ir a uma casa para avaliar o inventário do local. Feito nos detalhes, é um primor, e mais um filme grandioso para a carreira do cineasta.

13º O Lugar onde Tudo Termina (The Place Beyond The Pines) - Derek Cianfrance

Nem todo blockbuster deve ser rejeitado, e esse filme é um exemplo. Estrelado por Ryan Gosling, o longa mostra a estória de um motociclista que trabalha fazendo manobras num globo da morte, e que ao descobrir ter um filho, resolve fazer de tudo para cuidar da criança. O problema é que ele não consegue segurar seu instinto violento, e acaba fazendo parte de alguns crimes que fazem a polícia passar persegui-lo. Apesar da ação constante, o filme tem momentos super delicados, e uma atuação espetacular de Gosling.

1 Capitão Philips (Captain Philips) - Paul Greengrass

Capitão Philips narra a história real do cargueiro americano Maersk Alabama, sequestrado por piratas somalis enquanto levava mantimentos rumo à costa africana. Com uma atuação marcante de Tom Hanks, digna de Óscar, o filme impressiona pela excelente narrativa, que vai deixando o clima tenso aos poucos até chegar a um final de tirar o fôlego.


1 O Capital (Le Capital) - Costa-Gavras

A trama central desse novo filme do polêmico Costa-Gavras gira em torno de Marc Tourneuil, um executivo que se torna presidente de um dos maiores bancos da Europa. Através dele, acompanhamos as diversas faces do cruel capitalismo, onde qualquer ação que traga lucro é bem-vinda, por mais desumana que possa parecer.

10º Disconnect (Disconnect) - Henry Alex Rubin

Disconnect é uma crítica cruel ao uso descontrolado das tecnologias, mesclando três histórias diferentes que mostram os efeitos perigosos que isso pode acarretar ao ser-humano. Na primeira, acompanhamos um casal que perde todo o dinheiro após um hacker roubar suas senhas bancárias. Na segunda, o mundo dos chats sexuais e o quanto isso é sujo. Na terceira e mais chocante, a divulgação da intimidade em rede pública, o que leva a um final trágico.

9º Depois de Lúcia (Después de Lucía) - Michel Franco

Lançado no Brasil em março, o mexicano Depois de Lúcia aborda temas bastante atuais: o bullyng na juventude e a exposição de intimidades na internet. Lucia é uma menina que vive sozinha com seu pai após a morte da mãe, e após trocar de escola, começa a ser abusada tanto física como psicologicamente pelos colegas. A situação piora quando ela transa com um "amigo" em uma festa, que grava tudo escondido e divulga o vídeo na internet. O final é trágico, e um verdadeiro soco no estômago.

8º Azul é a Cor Mais Quente (La vie d'Adèle) - Abdellatif Kechiche

Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes desse ano, o polêmico filme do diretor Abdellatif Kechiche mostra a relação de amor entre a jovem Adèle e a experiente Emma. O filme traz uma estória linda, sensível e universal de romance, amadurecimento e descoberta da sexualidade. Apaixonante, é sem dúvida o melhor filme desse segundo semestre.

7º Rush - No Limite da Emoção (Rush) - Ron Howard

O longa, dirigido pelo experiente Ron Howard, surpreende ao mostrar de forma humana, a histórica rivalidade entre James Hunt e Nick Lauda na época de ouro da Fórmula 1. As atuações, a recriação da época e a direção firme de Howard fazem dele um dos melhores e mais empolgantes filmes do ano.

O Mordomo da Casa Branca (The Butler) - Lee Daniels

No longa, temos a história da segregação racial nos Estados Unidos contada na visão de um único personagem, o mordomo Cecil Gaines, que trabalhou durante três décadas na Casa Branca e acompanhou de perto todas as decisões tomadas a respeito da questão. É um filme duro, triste, e um forte candidato para concorrer no próximo Óscar.

5º Gravidade (Gravity) - Alfonso Cuarón

Num mundo onde os efeitos visuais são cada vez mais impressionantes e desnecessários, Alfonso Cuarón nos prova que é possível usar isso de forma eficiente, original, e sem exageros. A visão que temos da terra vista do espaço já vale o ingresso em 3D, pode ter certeza. No entanto, não é só isso que chama a atenção. O enredo, por mais simples que seja, é envolvente, mesmo que para alguns (principalmente aqueles que precisam de ação a cada minuto para se sentirem satisfeitos) tenham achado o mesmo parado. Trata-se de um dos fortes concorrentes ao Óscar de 2014.

4º A Garota das Nove Perucas (Heute Bin Ich Blond) - Marc Rothemund

Abordando de forma leve e até mesmo engraçada o câncer, esse filme alemão mostra a história real de Sophie Ritter (Lisa Tomaschewsky), que aos vinte e um anos é diagnosticada com a doença. Para esconder a falta de cabelo decorrente da quimioterapia, ela passa a usar perucas de diversas cores, dando um nome e até mesmo uma personalidade diferente para cada uma.

3º A Caça (Jagten)- Thomas Vinterberg

O novo filme do conceituado diretor Thomas Vintenberg estreou no Brasil em Março, e mostra com simplicidade um assunto bastante delicado. Quando uma criança se apaixona inocentemente pelo seu professor e sente que não será correspondida, resolve inventar que foi abusada pelo mesmo, sem ter a mínima ideia do turbilhão de problemas que isso acarretaria. Forte candidato da Dinamarca ao próximo Óscar de Filme Estrangeiro, é o melhor filme europeu da temporada.

2º Django Livre (Django Unchained) - Quentin Tarantino

Django Livre não fica muito atrás do primeiro colocado. Depois do excelente Bastardos Inglórios, era grande a expectativa para o novo filme de Quentin Tarantino, e ele conseguiu se superar. O faroeste bem humorado, e ao mesmo tempo visceral, repaginou de forma brilhante o gênero que há tanto tinha sido esquecido. Destaque, mais uma vez, para a atuação de Christoph Waltz, o maior achado da vida de Tarantino.
1º Os Miseráveis (Les Misérables)- Tom Hooper

Obra-prima! Faltam até palavras para descrever o que foi essa nova versão do clássico de Victor Hugo para o cinema. Tom Hooper conseguiu transferir para as telas tudo aquilo que o escritor tentou passar com o livro, de forma impecável. Sinto pena de quem não teve paciência para aguentar até o final, por se tratar de um musical, pois o resultado é impressionante. Com certeza, o melhor filme lançado esse ano no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário