segunda-feira, 8 de junho de 2015

Crítica: Um Momento Pode Mudar Tudo (2015)


Você certamente já assistiu um filme de superação que envolve uma doença, certo? Apesar do cinema já estar saturado de filmes assim, ainda há diretores que insistem em trazer o tema à tona tentando dar uma nova cara, e o novo filme de George C. Wolfe, Um Momento Pode Mudar Tudo (You're Not You), segue exatamente essa linha. Isso, no entanto, não significa que ele seja ruim, pelo contrário.



Kate (Hilary Swank) era uma exímia pianista até ser diagnosticada com esclerose, que faz com que ela aos poucos vá perdendo parte dos movimentos do corpo. Além de não poder mais tocar, o que era sua paixão, ela não consegue mais fazer quase nada sozinha precisando de uma ajudante, já que seu marido passa o dia fora trabalhando.

É então que surge a figura de Rebecca (Emmy Rossum), uma jovem excêntrica e rebelde que está literalmente perdida na vida, e passa os dias saindo com homens diferentes enquanto mantém um caso com um professor casado. Apesar de tudo, algo nela acaba agradando Kate, que decide contratá-la como sua ajudante.



Essa escolha por Rebecca pode ser explicada pelo fato da garota não demonstrar um sentimento de pena pela situação de Kate, o que a grande maioria sente e a deixa incomodada. A amizade entre as duas vai crescendo a cada dia, e no final, pode-se dizer que ambas são pessoas diferentes do que eram quando se conheceram.

O enredo é bem construído mas incomoda um pouco ao utilizar elementos que já são manjados em filmes do gênero. Chega a ser até previsível e clichê para falar a verdade, mas isso não chega a comprometer. As atuações de Hilary Swank e Emmy Rossum são excelentes, e isso ajuda e muito para o bom andamento até o final.



Apesar de seus deslizes, Um Momento Pode Mudar Tudo consegue misturar muito bem drama com humor, podendo ser considerado até mesmo como uma "versão feminina" de Intocáveis, sucesso francês de 2011. Como um passatempo despretensioso, dá para se dizer que vale a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário