quarta-feira, 20 de novembro de 2013

5 filmes para refletir nesse Dia da Consciência Negra

A escravidão foi (e em alguns lugares ainda continua sendo, infelizmente) um dos piores crimes que a humanidade já cometeu contra seus semelhantes. Essa prática já existia desde a antiguidade, mas se proliferou a partir do século 15, onde os países mais ricos precisaram de mãe de obra barata para suas colônias recém conquistadas. Seja com índios, negros ou pessoas miseráveis, a escravidão dizimou famílias inteiras e limitou a liberdade dos envolvidos de forma desumana. E o pior, com aceitação de grande parte da população e da igreja católica.

A escravidão dos negros e as consequências que isso trouxe para os dias de hoje já foi abordado de diversas formas no cinema, principalmente como tratado contra a violenta segregação racial. Nesse dia da consciência negra, o Cinema Arte traz para vocês cinco bons filmes para refletir sobre o tema. Confira abaixo.

1. Amistad - Steven Spielberg (1997)


O navio negreiro La Amistad parte em direção aos Estados Unidos carregando um grupo de escravos vindos da África. No meio do caminho, dezenas desses escravos se libertam das correntes, e acabam iniciando um motim para tentar retornar ao local de onde partiram. No entanto, eles acabam sendo capturados por um navio americano, e após serem presos, são levados à julgamento. Do lado deles está o advogado Roger Baldwin (Mattew McConaughay), que junto com o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), faz de tudo para libertá-los. O filme é uma obra-prima, e mostra com veracidade todos os horrores que esses pobres homens sofreram, desde a captura na localidade natal até o transporte desumano feito via oceano.

2. A Cor Púrpura - Steven Spielberg (1986)

Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem de 14 anos violentada pelo pai, acaba se tornando mãe de duas meninas. Após o nascimento das crianças, ela é separada das duas para ser escrava de uma mulher (Danny Glover). Cada vez mais só e desamparada, ela começa a compartilhar sua tristeza através de cartas, primeiramente direcionadas à Deus, e depois à sua irmã Nettie (Akosua Busia). O filme choca pela realidade com que são mostradas as cenas brutais de violência contra escravos, não só física como mental.


3. Mississipi em Chamas - Alan Parker (1988)


Drama dirigido pelo experiente Alan Parker, o filme mostra a investigação que dois agentes do FBI, Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe), fazem a respeito da misteriosa morte de três militantes dos direitos civis. Ao chegar no local do crime, eles percebem que a cidade é dividida entre brancos e negros, num ambiente em que a segregação racial é levada até o mais alto nível de violência.


4. Histórias Cruzadas - Tate Taylor (2011)


Skeeter é uma jovem branca que possui o sonho de se tornar uma escritora de sucesso. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da sua cidade, que deixaram suas vidas próprias para trabalhar cuidando da casa de pessoas de elite. As entrevistas desagradam a população em geral, principalmente por muitas vezes escancararem as atrocidades cometidas por essas pessoas. Porém, mesmo com medo, aos poucos a adesão das escravas ao livro vai crescendo.

5. Django Livre

De forma humorada, mas não menos chocante, o diretor Quentin Tarantino nos traz em Django Livre (Django Unchained) a estória de Django (Jamie Foxx), um escravo liberto que parte em busca de vingança e, principalmente, de capturar sua esposa Broomhilda, que ainda permanece escrava do inescrupuloso Calvin Candie (Leonardo DiCaprio). As cenas de violência com escravos são super realistas, e apesar da atmosfera divertida que envolve o enredo, é um longa que dói como um soco no estômago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário