quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Crítica: Ernest & Céléstine (2013)


Pré-indicado para concorrer ao prêmio de melhor filme de animação na próxima cerimônia do Óscar, Ernest & Celestine (Ernest et Célestine), dos diretores Benjamin Renner, Stéphane Aubier e Vincent Patar, é uma das animações mais graciosas e simples que já tive a oportunidade de assistir.


Celestine é uma ratinha que vive num orfanato e se sente incompreendida no mundo subterrâneo dos ratos. Ela cresceu na instituição ouvindo terríveis histórias sobre a crueldade dos ursos, que vivem no mundo superior, e é sempre deixada de lado pelos outros membros do orfanato, vivendo solitária na companhia do seu caderno de desenho.

Certo dia, ao subir para explorar o mundo lá de cima, ela acaba conhecendo o rabugento Érnest, um urso que adora música e ganha a vida como artista de rua. O começo não á nada amigável, já que Érnest a encontra numa lata de lixo e tenta comê-la viva. No entanto, com o passar do tempo, os dois acabam formando uma forte e singela amizade.



A relação dos dois gera confusão entre o lado de cima e o lado de baixo da terra. Ratos não aceitam que outros ratos sejam amigos de ursos, e vice-versa. Apesar da sensibilidade do enredo, ele traz algumas críticas subentendidas, como por exemplo, o preconceito existente entre classes sociais, já que os ursos que estão acima ignoram o quanto podem a presença dos ratos. Isso fica evidente quando Celestine vai dormir em sua casa, e ele a faz ir para o porão para ficar um nível abaixo.

A fotografia traz aquarelas belíssimas e muito bem desenhadas a mão, o que é de fato louvável nos dias de hoje. Os diretores buscaram trazer a estória, tirada de uma série de livros infantis, quase como um conto de fadas. É uma animação na mais pura forma artística, e com requintes de poesia.



Por fim, num mundo onde os filmes de animação estão com efeitos e gráficos cada vez mais milionários, é gratificante descobrir animações como essa, feitas de forma simples e com sensibilidade acima de tudo. Ernest & Célestine vem chamando atenção nos festivais e realmente é um dos favoritos para chegar entre os finalistas do Óscar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário