quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Woody Allen: de Nova York para o Mundo.


Com 77 anos de idade, e às vésperas do lançamento de seu 46º filme como diretor, Woody Allen parece estar mais ativo do que nunca. Mais do que isso, demonstra não ter perdido nada da capacidade criativa que possui desde o início da carreira.

Allen em foto anual do
Liceu onde estudou.

Nascido em Nova York no dia 1° de Dezembro de 1935, Allan Stewart Königsberg (seu nome de batismo) cresceu nas ruas do Brooklyn, e sofreu com uma educação conservadora por conta da família de judeus ortodoxos. Como válvula de escape, desde novo já trabalhava no mundo do entretenimento, para poder ter sua própria renda. Com 15 anos, e já usando o nome pelo qual viria a ser conhecido, ele escrevia para colunas de jornais e programas de rádio, ao mesmo tempo em que estudava filosofia na Universidade de Nova York, não chegando a terminar após ter sido expulso. Autodidata, Allen estudou sozinho comunicação, cinema e escrita, chegando inclusive a dar aulas após um tempo.

Sua carreira no show business começou ainda na década de 50, quando passou a fazer shows e peças teatrais de comédia ao redor do país. Em 1964, ele já era um respeitável comediante, e chegou a ter um disco com gravações de shows indicado ao Grammy. Dali
Woody Allen na década de 60.
para o cinema foi um pulo, e no ano seguinte ele já fazia sua estreia no ramo cinematográfico como ator, no filme O Que é Que Há, Gatinha? (What's New Pussycat?) do diretor Clive Donner, que parodiava os filmes de James Bond.

Como diretor, Woody Allen estreou em 1966 com O Que Há, Tigresa? (What's Up, Tiger Lily?). A comédia era composta de cenas originais de um filme de espionagem japonês da época, mas com os diálogos trocados, mostrando uma busca incessante pela receita perfeita de salada de ovos. Em seguida veio Um Assaltante Bem Trapalhão (Take the Money and Run), comédia pastelão sobre um assaltante medíocre, que parodiava grandes bandidos conhecidos nos Estados Unidos como Jesse James, Butch Cassidy e Sundance Kid. Essa foi a primeira vez que Allen roteirizou, dirigiu e atuou em um filme seu, o que viria a ser uma das suas principais características.

A partir desse período, Allen obteve uma média invejável de quase um filme por ano, o que resulta numa das carreiras cinematográficas mais produtivas da história do cinema. Prosseguindo no gênero satírico, dirigiu em 1971 o filme Bananas (Bananas), uma comédia de humor negro que trazia no enredo uma forte crítica às ditaduras latino-americanas, à intervenção americana nos países subdesenvolvidos, e ao sensacionalismo por parte da imprensa.


Cena de Bananas (1971).

Na sequência, Woody Allen dirigiria Tudo Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo - Mas Tinha Medo de Perguntar (Everything You Always Wanted To Know About Sex - But are Afraid to Ask), O Dorminhoco (Sleeper) e A Última Noite de Bóris Grushenko (Love and Death), mais três comédias no velho estilo sarcástico do diretor, com destaque para o segundo, onde ele brinca com o gênero da ficção-científica.

Seu primeiro grande sucesso porém, veio somente em 1977 com Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall). O filme, que segue a vida de um casal cheio de neuras e crises, foi agraciado com quatro Óscar (filme, roteiro, atriz e direção) e até hoje é visto como seu melhor trabalho por grande parte dos admiradores e críticos. Foi também uma das suas primeiras parcerias com a atriz Diane Keaton, com quem viria ter um relacionamento amoroso também fora das telas, e depois uma amizade que dura até os dias de hoje.


Allen e Keaton em cena pelo cultuado Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.
Detalhe no cartaz atrás de um filme do Ingmar Bergman, uma das grandes influências de Allen.
O premiado longa serviu para abrir uma sequência de filmes introspectivos do diretor, com diálogos afiados e enredos complexos, que traziam muito da influência de Ingmar Bergmann em seu trabalho. O primeiro foi Interiores (Interiors), um drama bastante denso sobre uma família de Manhattan abalada após o pai decidir sair de casa para ir morar com outra mulher. 

Pôster de Manhattan,
sucesso de 1979.
No ano seguinte ele lançou Manhattan (Manhattan), a primeira grande homenagem de Allen à cidade onde nasceu e cresceu, que trazia a atriz Mery Streep no papel principal. Aliás, Nova York é o pano de fundo de grande parte dos seus filmes, sendo uma marca registrada do cineasta.

Outra marca é que, maioria absoluta de seus filmes, Allen costuma encarnar um judeu nova iorquino neurótico, com pinta de artista, e fracassado com as mulheres. Os temas, aparentemente repetitivos, se dividem entre otimistas e pessimistas, provavelmente refletindo o estado de espírito do diretor na hora de escrever o enredo.


Anos 80

Em 1980, foi lançado Memórias (Stardust Memories), talvez o filme mais reflexivo e emblemático de Woody Allen. A trama aborda a vida de um cineasta conhecido mundialmente por suas comédias, mas que está cansado de ser engraçado, e à beira de um ataque de nervos passa a rever seus filmes buscando um significado no trabalho e na vida. Qualquer semelhança com a vida pessoal do diretor não é mera coincidência, o que faz o filme ser talvez o mais biográfico da sua carreira.


Em cena pelo filme Memórias (1980).

Após essa pequena e expressiva fase dramática, Allen voltaria ao gênero da comédia com quatro filmes: Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão (A Mindsummer Night's Sex Comedy), Zelig (Zelig), Broadway Danny Rose e A Rosa Púrpura do Cairo (The Purple Rose of Cairo), esse último o melhor dentre eles.

No entanto, o final da década de 80 marcou um novo retorno do diretor ao drama, onde ele explorou seus temas preferidos como a cidade de Nova York, a religião Judaica, a Psicanálise e a burguesia intelectual. Hannah e Suas Irmãs (Hannah and Her Sisters)Setembro (September), A Era do Rádio (Radio Days) e A Outra (Another Woman) foram suas próximas obras, que abordavam de formas diferentes a relação conturbada de algumas famílias de classe média americana.


Em 1989, Woody Allen participou de um projeto em conjunto com os cineastas Francis Ford Coppola e Martin Scorsese. O filme Contos de Nova York (New York Stories) consistia em três pequenos curtas com a cidade de Nova York como tema central, e cada um dos diretores foi responsável pela direção de uma das histórias. No mesmo ano, ele dirigiu Crimes e Pecados (Crimes and Misdemeanors), um filme denso e ao mesmo tempo carismático, que abordava a infidelidade no casamento.

Anos 90


Woody Allen abriu a década de 90 com Simplesmente Alice (Alice), levemente inspirado em Julieta dos Espíritos, de Fellini. Aliás, a referência que ele faz ao cinema clássico de cineastas como Ingmar Bergman, Federico Fellini e Groucho Marx é uma das suas principais características, sobretudo com o uso insistente de um tom reflexivo e existencial em grande parte de seus enredos.

Em 1992, Allen lançou dois filmes em sequência: o suspense Neblina e Sombras (Shadows and Fog), uma homenagem declarada ao expressionismo alemão de Fritz Lang e F. W. Murnau, e Maridos e Esposas (Husband and Wives), comédia dramática abordando novamente a vida de um casal da classe média.

O meio da década de 90 marcou o retorno de Woody Allen ao gênero das paródias. Nos dois anos seguintes, ele lançaria comédias abordando temas policiais: Um Misterioso Assassinato em Manhattan (Manhattan Murdes Mistery), inspirado em uma série de televisão policial, e Tiros na Broadway (Bullets Over Broadway)Em 1995 lançou Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite), e no ano seguinte, se embrenhou no mundo dos musicais com Todos Dizem Eu Te Amo (Everyone Says I Love You).

De 1997 a 2002, Allen continuou na média de um filme por ano, mas sem lançar nenhum significativo, nessa que talvez tenha sido uma das suas piores fases criativas. Esse período chegou ao fim com Dirigindo no Escuro (Hollywood Ending), lançado em 2002, que trazia uma crítica singela ao mandos e desmandos dos estúdios durante um processo de criação, que às vezes chegam a recriar um filme inteiro de um diretor.


Anos 2000


Melinda e Melinda (Melinda and Melinda), lançado em 2004, pode ser considerado um divisor de águas na sua carreira. Foi a partir dele que os trabalhos do diretor passaram a ganhar maios maturidade e foi onde ele começou a trabalhar com atores mais conhecidos e diversos fora dos Estados Unidos. 

No ano seguinte ele lançaria Ponto Final (Match Point), um dos seus primeiros filmes gravados na Inglaterra, e também uma das suas primeiras parcerias com a  atriz Scarlett
Estátua de Woody em
Oviedo, na Espanha.
Johansson. E
le voltaria a trabalhar com Johansson em Scoop - O Grande Furo (Scoop), que ainda tinha Hugh Jackman no elenco. Em 2007, ele se aventurou novamente no mundo do suspense com O Sonho de Cassandra (Cassandra's Dream), com nomes como Ewan McGregor e Colin Farrel no elenco. 

O ano de 2008 ficou marcado como o início da aventura européia de Woody Allen, onde ele passou a filmar seus filmes em diferentes países do continente, como Vicky Cristina Barcelona (Espanha), Meia-Noite em Paris (França) e Para Roma com Amor (Itália). No meio deles, ele lançou o excelente Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works). Seu próximo filme em território europeu já tem nome e local: Magic in the Moonlight, que será filmado no sul da França.

Junto com a espanhola Penélope Cruz, uma das suas principais musas.

No entanto, antes disso, tem a estreia do esperado Blue Jasmine, com a atriz Cate Blanchett como protagonista. Elogiado nos principais festivais de cinema ao redor do mundo, a data prevista para o filme chegar ao brasil é 15 de novembro desse ano.


Woody Allen vs. Premiações
Sua única participação no Óscar, em 2002.

Já é conhecido o costume do diretor de não comparecer às premiações anuais, como Óscar, Globo de Ouro e outros, sempre deixando o anunciante do prêmio constrangido na hora de dizer seu nome. Allen já recebeu 4 Óscars ao longo da carreira, um de melhor diretor (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) e três de melhor roteiro original (Noivo Neurótico Noiva Nervosa, Hannah e Suas Irmãs e Meia-Noite em Paris), porém, sua única aparição na cerimônia foi em 2002, quando a academia fez uma homenagem à cidade de Nova York, um ano após os atentados às torres gêmeas.


Atrizes com quem mais trabalhou

É notável a preferência que Woody Allen sempre teve e ainda tem das personagens femininas. Por isso mesmo, foram as mulheres que sempre chamaram a atenção em seus enredos, e foi com quem consequentemente o diretor mais trabalhou. A atriz Mia Farrow foi sua principal parceira, e participou de todos os filmes enquanto os dois estavam casados. Confira abaixo em números algumas das atrizes que mais contracenaram em seus filmes.

Mia Farrow (13 filmes): Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão, Zelig, Broadway Danny Rose, A Rosa Púrpura do Cairo, Hannah e Suas Irmãs, A Era do Rádio, Setembro, A Outra, Crimes e Pecados, Contos de Nova York, Simplesmente Alice, Neblina e Sombras e Maridos e Esposas.

Diane Keaton (7 filmes): O Dorminhoco, A Última Noite de Bóris Grushenko, Noivo Neurótico Noiva Nervosa, Interiores, Manhattan, Um Misterioso Assassinato em Manhattan e A Era do Rádio.

Louise Lasser (5 filmes): O Que Há, Tigresa?, Um Assaltante Trabalhão, Bananas, Tudo Que Você Queria Saber Sobre Sexo (Mas Tinha Medo de Perguntar) e Memórias.



Scarlett Johansson (3 filmes): Match Point - Ponto Final, Scoop: O Grande Furo e Vicky Cristina Barcelona.



A Conturbada vida amorosa
Woody Allen e sua atual esposa, Soon-Yi.

A vida amorosa de Allen sempre deu o que falar à imprensa. Antes mesmo de atingir a fama, ele já havia passado por dois casamentos, e em consequência, por dois divórcios conturbados na justiça. Após a fama, namorou várias atrizes importantes, que acabavam ganhando o papel principal de seus filmes, até se firmar com Mia Farrow, com quem ficou casado 17 anos. O casamento terminou quando Allen iniciou um relacionamento com Soon Yi, filha adotiva de Mia, que tem 37 anos a menos que ele (na época tinha 17). Para surpresa de todos, o casamento dos dois dura até o momento.


Os Hobbies

Fora do cinema, Allen possui uma vida bem agitada. Ele não nega suas duas principais paixões: o basquete e o jazz. Ele declarou em uma entrevista que se tiver que escolher entre gravar um filme e ver um jogo do New York Knicks, ele opta pela segunda opção. A respeito do jazz, Allen é um exímio clarinetista, e toca constantemente em público desde os anos 60 com sua banda, a New Orleans Jazz Band.



Com um humor ácido e contagiante, a obra de Woody Allen é capaz de trazer uma enorme gama de sentimentos à respeito das relações humanas. Seja sendo um pessimista com esperanças, um comediante com ares de tristeza, um filósofo que odeia intelectuais, ou um tímido que se expõe em cena, Allen é certamente uma das figuras mais contraditórias do cinema. Seus personagens trazem, na maioria das vezes, seus medos e suas frustrações da vida real, tendo em cada um algo de auto-biográfico. O certo é que nós, espectadores do seu trabalho, muitas vezes nos identificamos com seus filmes, e é isso que ajuda a aproximá-los ainda mais de nós.

Por fim, é com grande prazer e carinho que escrevi esse artigo. Allen não é uma figura perfeita, e como todo ser-humano, possui seus defeitos. Mas a respeito de sua obra cinematográfica, não há o que contestar. Certamente um nome que já entrou pra história, e nunca será esquecido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário