domingo, 20 de abril de 2014

Festival de Cannes anuncia os selecionados para a mostra competitiva de 2014.

Cartaz oficial do festival desse ano, com o ilustre Marcelo Mastroianni.
Foram anunciados nessa quinta-feira (17), entre 1700 pré-indicados, os 18 filmes que irão concorrer à Palma de Ouro do festival de Cannes desse ano.

Começo destacando a presença do veterano Jean-Luc Godard na lista, com seu mais novo trabalho Goodbye to Language. Com 83 anos de idade, Godard é considerado um dos cineastas mais importantes de toda a história do cinema francês, além de ter sido precursor do movimento Nouvelle Vague, que influenciou praticamente todo o cinema feito no país a partir da década de 60.

Outros veteranos que marcam presença são o americano David Cronenberg, com seu Maps to the Stars, e os britânicos Ken Loach e Mike Leigh, com Jimmy's Hall e Mr. Turner, respectivamente. Além disso, a listagem ainda traz nomes conhecidos que vem chamando a atenção da crítica nos últimos anos como Xavier Dolan, Michel Hazanavicius e os irmãos Dardenne. A grande surpresa talvez tenha sido The Homesman, dirigida pelo veterano ator Tommy Lee Jones, nessa que é apenas sua segunda investida como diretor. 

O Festival de Cannes inicia dia 14 de maio e termina no dia 25 do mesmo mês, e terá como presidente do júri a diretora neozelandesa Jane Campion (de O Piano). Grace de Mônaco, dirigido por Olivier Dahan e protagonizado com Nicole Kidman, será o filme de abertura. A lista completa dos indicados ao prêmio principal vocês conferem abaixo.

Clouds of Sils Maria, de Olivier Assayas
Foxcatcher, de Bennett Miller
Goodbye to Language, de Jean-Luc Godard
Jimmy's Hall, de Ken Loach
La Meraviglie, de Alice Rohrwacher
Leviathan, de Andrei Zvyagintsev
Maps to the Stars, de David Cronenberg
Mommy, de Xavier Dolan
Mr. Turner, de Mike Leigh
Saint Laurent, de Bertrand Bonello
Still the Water, de Naomi Kawase
The Captive, de Atom Egoyan
The Homesman, de Tommy Lee Jones
The Search, de Michel Hazanavicius
Timbuktu, de Abderrahmane Sissako
Two Days, One Night, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
Wild Tales, de Damian Szifron
Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan

Nenhum comentário:

Postar um comentário