sexta-feira, 25 de abril de 2014

As 10 melhores atuações de Al Pacino.

Basta eu ver o nome de Al Pacino em qualquer produção para automaticamente setir vontade de assistir ao filme, mesmo sem ler nada sobre o mesmo. São muito poucos os atores que possuem essa característica, e esse é um dos motivos dele estar no topo da minha lista de melhores atores da história do cinema. 

Nascido em Nova York no dia 25 de abril de 1940, Alfredo James Pacino teve uma ascensão meteórica no começo da década de 70, onde deu vida a personagens memoráveis, que o transformaram em um dos maiores ícones da sétima arte. O primeiro sucesso do ator veio logo no sua segundo filme da carreira, e foi nada menos do que O Poderoso Chefão, dirigido por Francis Ford Coppola. Na mesma década, ele ainda protagonizaria clássicos como Serpico, Um dia de Cão, e Justiça Para todos, além da sequência do filme de Coppola.

Os anos 80 vieram apenas para firmar ele como um ator dinâmico e versátil. Foi nessa década que ele protagonizou o personagem que para muitos é o mais memorável da sua carreira (mais até do que Michael Corleone): Tony Montana, de Scarface. Já a década de 90 marcou por ser a que ele mais trabalhou (18 filmes ao todo), e também por ser onde ele recebeu seu primeiro e único Óscar de melhor ator, pelo filme Perfume de Mulher. Além deste, outros sucessos nesse período foram Advogado do Diabo, O Pagamento Final, Donnie Darko, O Informante e Fogo Contra Fogo.

Atualmente Al Pacino está sumido das telonas, dando mais atenção aos palcos dos teatros. Seus últimos dois sucessos vieram de filmes feitos exclusivamente para a televisão: Você Não Conhece Jack e o mais recente Phil Spector. Além disso, ele trabalhou fazendo a voz de um dos personagens de Meu Malvado Favorito 2, e fez rápidas aparições em alguns filmes de baixo orçamento. Em homenagem ao ator, criei uma lista com aquelas que para mim foram suas dez melhores atuações da carreira até então. Confira.

Trilogia "O Poderoso Chefão"


Para a grande maioria, Don Vito Corleone, vivido por Marlon Brando, é o personagem símbolo da trilogia O Poderoso Chefão. E é claro que eu não tiro a razão, o cara era mesmo um monstro. Porém, a alma dos três filmes para mim não é o patriarca da família Corleone, mas seu filho e herdeiro Michael Corleone, vivido por Al Pacino. A saga de um homem que não queria se envolver nos negócios da família, mas que acabou sendo levado pela mão do destino, encantou e ainda encanta milhões e milhões de cinéfilos do mundo todo, e virou o maior clássico do cinema mundial da segunda metade do século 20.

Scarface (1983)

Tony Montana é até hoje (e sempre será) um dos personagens mais memoráveis da história do cinema, e isso se deve a atuação visceral de Al Pacino. O imigrante cubano, que começou fazendo pequenos trabalhos para traficantes locais e acabou montando seu próprio império de drogas, virou quase um personagem folclórico no mundo do cinema, sendo referência para outros diversos filmes, além de séries e games.


Um dia de Cão (1975)


Um dia de Cão relata uma história real que aconteceu no Brooklyn em agosto de 1972. Durante uma tarde normal e rotineira, dois homens planejam assaltar um banco, mas o resultado acaba em desastre e o que era para durar apenas 10 minutos dura mais de 12 horas. Durante o processo, o fato chama a atenção do público e principalmente da imprensa, que se aproveita da situação para fazer sensacionalismo e ganhar audiência. Al Pacino dá um verdadeiro show no papel de Sonny, o que lhe rendeu uma indicação ao Óscar de melhor ator.

Serpico (1973)


Na trama de Serpico, filme dirigido por Sidney Lumet, Al Pacino é o policial Frank Serpico, que atua numa delegacia de Nova York. Jovem, idealista, e de uma índole respeitável, Serpico é o único policial que não aceita subornos por parte dos criminosos locais, e por causa disso, passa a ter que enfrentar a resistência dos colegas de trabalho. Decidido a lutar contra a corrupção, ele acaba sofrendo represálias violentas que colocam sua vida em risco, principalmente por estar sozinho na luta.

Perfume de Mulher (1992)

Em Perfume de Mulher, Al Pacino interpreta o tenente-coronel aposentado Frank Slade, que é cego e vive quase isolado em sua casa. Quando um jovem é contratado para ser seu ajudante particular, Frank resolve levá-lo a uma viagem até Nova York, com o intuito de ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Durante a viagem, ele se aproxima do jovem e passa a se preocupar com os problemas pessoais dele, ensinando coisas que somente sua experiência de vida poderiam ensinar.

Justiça Para Todos (1979)


Um dos filmes menos conhecidos do ator, é em compensação onde ele tem uma de suas melhores atuações. Na trama, ele dá vida a Arthur Kirkland, um advogado idealista que vive em pé de guerra com Fleming, um inflexível juiz. Para surpresa de Arthur, Fleming acaba preso, acusado de espancar e estuprar uma jovem garota, e mais, quer que ele o defenda da acusação perante o tribunal.


O Informante (1999)

Em O Informante, Al Pacino é Lowell Bergman, produtor do famoso programa 60 Minutes, que em 1995 convenceu um homem que trabalhou durante anos numa empresa tabagista a revelar segredos sobre a manipulação da nicotina nos cigarros. O que ele tinha para falar não era pouca coisa: durante anos, as empresas de cigarros usaram substâncias cancerígenas na fabricação dos mesmos, a fim de aumentar o vício nas pessoas, e consequentemente as vendas. É claro que as grandes indústrias tentaram impedir a entrevista, inclusive de forma violenta, mas Bergman enfrentou o mundo e batalhou até o fim para levar a história ao público.

O Pagamento Final (1993)

Em O Pagamento Final, Al Pacino é Carlitos, um homem que acabou de sair da prisão com a ajuda de um amigo advogado. Ele promete a todos, e a si mesmo, que irá largar a vida de traficante de cocaína para se tornar um "homem de bem", guardando dinheiro para ir morar nas Bahamas onde quer realizar o sonho de ter seu próprio negócio de forma honesta. Apesar da força de vontade, Carlitos se vê cercado por amigos e conhecidos perigosos, que fazem de tudo para que ele volte para a vida antiga. Essa situação paradoxal acaba fazendo com que seu personagem viva um conflito interno, mas o amor acaba fazendo com que ele decida seu lado no final.

Advogado do Diabo (1997)

John Milton, um dos personagens mais cínicos de Al Pacino, é dono da maior firma de advocacia de Nova York, "Milton, Chadwick e Waters", e possui uma personalidade no mínimo excêntrica. Afinal de contas, ele é o próprio diabo em pessoa, no corpo de um advogado. Nesse ínterim, o jovem Kevin Lomax, conhecido por nunca ter perdido uma causa, acaba sendo contratado para trabalhar na empresa, e se muda de sua pequena cidade interiorana para a grande metrópole. Aos poucos, porém, ele vai desconfiando das intenções de John em relação a ele, mas quando pensa em fugir, acaba sendo tarde demais.

Você Não Conhece Jack (2010)


Feito exclusivamente para a televisão, o filme conta a vida do Dr. Jack Kevorkian, que defendeu sua vida toda a ideia de que todo e qualquer ser-humano merece ter uma morte com dignidade. Nos anos 90, travou polêmicas batalhas contra o governo, a mídia e a população ortodoxa, depois de coordenar suicídios assistidos a pacientes em estado terminal, por meio de uma metodologia criada por ele mesmo. Ele chegou a ganhar a alcunha de Dr. Morte, e é até hoje considerado um dos principais militantes da liberação da Eutanásia nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário