terça-feira, 22 de abril de 2014

Os 5 melhores filmes com Jack Nicholson.

Nascido no dia 22 de abril de 1937, o ator norte-americano Jack Nicholson é considerado um dos maiores nomes da história do cinema mundial. Dono de uma vida particular polêmica e conturbada, ele iniciou na carreira trabalhando com Roger Corman, onde apareceu pela primeira vez na telona em 1958, no filme The Cry Baby Killer.

O primeiro sucesso de Nicholson veio com Sem Destino (Easy Rider), de Dennis Hooper, que virou um dos principais nomes da chamada "Nova Hollywood". Depois vieram outros clássicos como Cada um Vive como Quer, Chinatown e Um Estranho no Ninho, pelo qual recebeu o primeiro Óscar de melhor ator em 1976. Em 1980, estrelou o terror O Iluminado, de Stanley Kubrick, que até hoje é considerado por muitos como sua melhor participação nas telas. Nessa época, chegou até a se aventurar como diretor, no "meia-boca" Com a Corda no Pescoço.

Depois de mais alguns bons filmes como Laços de Ternura e Reds, Nicholson voltou aos holofotes em 1989 com seu papel de Curinga no filme Batman, de Tim Burton. Em 1997, ganhou seu segundo Óscar de melhor ator pelo filme Melhor é Impossível. De lá para cá, tem feito uma série de filmes simples mas bons, como As Confissões de Schmidt, Tratamento de Choque, Os Infiltrados e Antes de Partir.

Abaixo, vocês conferem uma lista com aqueles que para mim são os cinco melhores filmes do ator. E aí, você concorda? Acrescentaria mais algum? Comente.


O Iluminado (1980)

Alguns personagem são icônicos, e mesmo passadas décadas ainda seguem no imaginário popular, sendo insubstituíveis. Um exemplo disso é Jack Torrance, vivido por Nicholson no clássico de Stanley Kubrick. Contratado para ficar como vigia de um hotel abandonado durante o inverno, Torrance acaba sendo afetado pelo isolamento claustrofóbico, e aos poucos vai alterando sua personalidade, se transformando num psicopata agressivo e violento contra a própria família. O ator se entregou tanto ao personagem que nunca mais conseguiu se livrar de alguns dos trejeitos que ele adquiriu durante as filmagem, e que até hoje fazem dele um personagem dentre os mais lembrados de todos os tempos.

Um Estranho no Ninho (1975)

Dirigido por Milos Forman, Um Estranho no Ninho mostra de forma cruel os "bastidores" de um hospital psiquiátrico, e o quanto esse tipo de instituição pode ser nocivo às pessoas que ali vivem. Na trama, Nicholson é Randle McMurphy, um detento que simula insanidade para poder se livrar da cadeia, e acaba internado em uma clínica para doentes mentais. Aos poucos, ele começa a incentivar os outros internos a se rebelarem contra o sistema de regras desumanas do local, mas a "revolta" acaba fazendo com que McMurphy pague um preço pelo qual ele não esperava. É talvez a melhor atuação da carreira de Nicholson, e seu Óscar de melhor ator foi a prova disso.


Chinatown (1974)

Em Chinatown, Nicholson tem uma de suas melhores atuações ao dar vida ao detetive J. J. Gittes, especializado em casos matrimoniais. Um dia, recebe em seu escritório a visita de uma misteriosa mulher, que está desconfiada que seu marido, um engenheiro-chefe da Companhia de Água e Energia de Los Angeles, a está traindo. O que de início era para ser apenas mais uma investigação sobre um caso extraconjugal, acaba levando a revelações bombásticas sobre fatos secretos, que envolvem desde desvios na Companhia até compras ilegais de terras devido por meio de um grande esquema de corrupção.


Laços de Ternura (1983)

No premiado filme de James L. Brooks, Nicholson não chega a ser o personagem principal, e aparece relativamente pouco em comparação aos outros filmes da lista. Porém, sua participação é tão memorável, que ele acaba roubando a cena nos poucos momentos em que aparece. Na trama ele é Garrett Breedlove, um homem já cinquentão, mas que vive desregradamente, sem ter perdido o espírito mulherengo e conquistador da juventude. Quando uma vizinha viúva se muda para a casa ao lado, ele passa a fazer de tudo para conquistá-la. Nicholson ganhou o Óscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação.


Melhor é Impossível (1997)

Foi com Melhor é Impossível que Jack Nicholson levou para casa o seu segundo Óscar de melhor ator para casa. E não é para menos, sua atuação é fantástica. Ele dá vida a Melvin Udall, um escritor de sucesso que é na verdade um homem repugnante, homofóbico, racista e anti-semita. Além disso, vive isolado em seu apartamento, e evita qualquer tipo de relacionamento com as pessoas ao redor. Porém, quando o vizinho gay acaba indo para o hospital após um assalto em seu apartamento, Melvin acaba tendo que cuidar de seu cachorro, um animal que ele sempre odiou. Com o tempo, ele vai criando uma relação de amizade com o animal, que acaba servindo também para aproximá-lo de uma vizinha garçonete pelo qual ele sempre se sentiu atraído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário