quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Crítica: The Teachers' Lounge (2023)


Escolhido para representar a Alemanha no Oscar de melhor filme internacional em 2024, e considerado inclusive um dos principais nomes na corrida, The Teachers' Lounge, do diretor Ilker Çatak, é um thriller angustiante que se passa dentro de um ambiente escolar, cuja busca pela verdade vai se tornando mais sufocante a cada minuto.


Carla Nowak (Leonie Benesch) é professora de matemática do ensino fundamental em uma escola da Alemanha. Quando uma série de pequenos furtos começam a acontecer nas salas de aula e na sala dos professores, a diretora e os colegas de Carla passam a suspeitar de um aluno. A suspeita claramente tem um viés preconceituoso, por conta da origem da família do menino, e isso inflama Carla a tentar descobrir a todo custo o verdadeiro culpado afim de defender o seu aluno. Ela decide então deixar o seu notebook filmando, e com isso descobre quem é o verdadeiro culpado: uma funcionária da escola, que é também mãe de um aluno. O que ela não esperava, no entanto, é que o ato fosse desencadear uma sucessão de conflitos.

As imagens gravadas não são exatamente conclusivas, mas o principal problema surge quando todos passam a ficar contra a própria Carla, por ela ter invadido a privacidade de uma sala dos professores e, de acordo com eles, agido de forma antiética. O caos instaurado por esta pequena ação ganha um tamanho desproporcional, invadindo até mesmo a sala de aula e consequentemente as crianças.


O grande destaque do filme é a atuação segura de Leonie Benesch, na pele de uma personagem muito humana e ética, que coloca a segurança e o bem estar de seus alunos acima de tudo. Mesmo em meio ao caos, ela jamais os deixa de lado. O principal argumento do filme é mostrar as relações interpessoais dentro deste ambiente escolar, focando sobretudo nos professores e nas suas hipocrisias. Há espaço também para discussões mais profundas como xenofobia e preconceito religioso, mas em síntese, o filme fala verdadeiramente sobre as dificuldades que os educadores enfrentam diariamente numa sala de aula, o que exige uma série de malabarismos dos mesmos. Um suspense diferente e ousado, com um final arrebatador. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário